Boa tarde colegas,
Foi me pedido que elabora-se uma declaração de conformidade ITED de uma moradia já existente, de 1950, para que o proprietário entrega-se esta declaração ao Banco, onde pediu o empréstimo.
Como nunca me pediram isto, gostaria de saber se alguém já passou este tipo de declaração, e onde me posso basear em termos legais para fazer esta declaração.
Esta moradia não tem projecto, porque também na altura não era necessário.
Cps
RC
Duvida Termo de Responsabilidade
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Registado: 08 out 2007, 19:16
- Been thanked: 1 time
- Contacto:
Re: Duvida Termo de Responsabilidade
E o banco está lhe a pedir isso? A instalação da moradia ainda é RITA certo? Julgo que a pessoa não tem de entregar nada disso num banco para pedir um empréstimo. Normalmente o que eles pedem é as plantas da casa e não as especialidades.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
É o banco que está a pedir. Ainda esta executado pelo Rita. Pelo que o proprietário me diz, a casa sofreu alterações que não estão no projecto inicial da casa, e o banco para lhe emprestar toda a quantidade de "money", necessita de todas as declarações de todas as especialidades se não só lhe empresta uma parte do total.
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
1950.... essa moradia ainda é anterior ao RITA, como tal nem certificado tem!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 19 fev 2010, 15:09
Boas, penso que o que estão a pedir é um termo de execução atestando a conformidade da instalação com o projecto e com o regulamento ITED ou Rita.
Talvez o procedimento correcto seja, caso não exista qualquer infra-estrutura de telecomunicações na casa, executar o RITA (BPA + 1 Tomada). Depois arranjar 1 planta limpa da casa, e desenhar a rede instalada. Depois disto devemos testar a rede e medir o valor de terra pra ver se está tudo conforme. Junta-se as ditas plantas com um documento camarário que ateste a idade da casa e faz-se o dito termo de execução com a opção RITA. (Ver anexo)
Talvez o procedimento correcto seja, caso não exista qualquer infra-estrutura de telecomunicações na casa, executar o RITA (BPA + 1 Tomada). Depois arranjar 1 planta limpa da casa, e desenhar a rede instalada. Depois disto devemos testar a rede e medir o valor de terra pra ver se está tudo conforme. Junta-se as ditas plantas com um documento camarário que ateste a idade da casa e faz-se o dito termo de execução com a opção RITA. (Ver anexo)
- Anexos
-
- Termo_ited_execucao.doc
- (50 KiB) Transferido 163 vezes
Caros,
se a casa é 1950 e já está mais que pronta, neste momento o propreatário já teria o crédito todo liquidado e não a pedir agora.
Aparte do comentário acima, parece-me bastar a licença de utilização (vulgo licença de habitabilidade) para justificar toda a conformidade da Moradia.
se a casa é 1950 e já está mais que pronta, neste momento o propreatário já teria o crédito todo liquidado e não a pedir agora.
Aparte do comentário acima, parece-me bastar a licença de utilização (vulgo licença de habitabilidade) para justificar toda a conformidade da Moradia.
Cumprimentos,
Xmassas
Já dizia um vizinho meu há uns bons anos atrás:
" Aí, ó menino olha que a electricidade é tramada, morde sem nós a vermos"

Xmassas
Já dizia um vizinho meu há uns bons anos atrás:
" Aí, ó menino olha que a electricidade é tramada, morde sem nós a vermos"

Boas,
em virtude da casa estar a ser adquirida por outra pessoa, e uma parte da casa não está licenciada, é que o banco está a pedir de todas as especialidades, das instalações eléctricas o caso está resolvido, o proprietário está a remodular tudo, em relação ao ITED, vou seguir o concelho do colega pmdferreira, que desde já agradeço a informação e também aos colegas que têm dado a sua opinião. Enviei também um email á anacom, a pedir esclarecimentos sobre esta situação, que aguardo a resposta.
em virtude da casa estar a ser adquirida por outra pessoa, e uma parte da casa não está licenciada, é que o banco está a pedir de todas as especialidades, das instalações eléctricas o caso está resolvido, o proprietário está a remodular tudo, em relação ao ITED, vou seguir o concelho do colega pmdferreira, que desde já agradeço a informação e também aos colegas que têm dado a sua opinião. Enviei também um email á anacom, a pedir esclarecimentos sobre esta situação, que aguardo a resposta.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Creio que o banco quer é a licença de "habitação" porque sem ela não fazem escritura. Dado que o imovel é anterior a 1960 "creio que foi o ano da alteração" têm que mencionar que não existe licença de habitação.
Os bancos para se precaverem (não fazem "nem podem fazer" escritura sem licença de habitação) o que representa que têm que pedir na câmara a licença de habitação e esta "em algumas zonas" quer tudo como se fosse habitação nova "ited, electricidade, aguas, esgotos, termica, acustica, e ainda podem pedir de estabilidade.
Cump.
Mário
Creio que o banco quer é a licença de "habitação" porque sem ela não fazem escritura. Dado que o imovel é anterior a 1960 "creio que foi o ano da alteração" têm que mencionar que não existe licença de habitação.
Os bancos para se precaverem (não fazem "nem podem fazer" escritura sem licença de habitação) o que representa que têm que pedir na câmara a licença de habitação e esta "em algumas zonas" quer tudo como se fosse habitação nova "ited, electricidade, aguas, esgotos, termica, acustica, e ainda podem pedir de estabilidade.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."