Quadro Electrico faz zumbido ...
-
- Curioso
- Registado: 19 out 2008, 19:54
Re: Quadro Electrico faz zumbido ...
Ok é o que vou fazer.
De qualquer forma se alguém me puder dizer como faço para medir o consumo com precisão no Contador da EDP eu agradeço !
De qualquer forma se alguém me puder dizer como faço para medir o consumo com precisão no Contador da EDP eu agradeço !
-
- Curioso

OK faço a pergunta de outra forma,
quando o contador da EDP dá uma volta isso equivale a quanto ???
posso deixar aqui as características do meu contador:
220 V - 50Hz
20 (60) A
360 rot/kWh
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
São 360 rot/Kwh logo cada 1 rotação 1/360 Kwh= 0,002777 KWh
Outra maneia é contar os segundos de tempo de funcionamente para saber a potência
Outra maneia é contar os segundos de tempo de funcionamente para saber a potência
-
- Curioso
Ok Obrigado!Duzia12 Escreveu:São 360 rot/Kwh logo cada 1 rotação 1/360 Kwh= 0,002777 KWh
só que eu não tinha era a certeza se 360rot era 360 rotações, ou se era outra medida qualquer que eu desconhecia.
Mas Obrigado, assim já me desenrasco !

Já agora deixo aqui outra pergunta de mera curiosidade, no contador da EDP está escrito - 20 (60) A
Isto quer dizer que tem um fusível de 20 A ? 60 A? ou quer dizer outra coisa qquer ?
Boas, penso que o problema deverá ser mau aperto ou então algum disjuntor com avaria o que provoca os curto circuitos nos aparelhos que arderam. Sugiro que chame um electricista para verificar e medir a terra da instalação.
JDRRC
JDRRC
Boas pessoal
mr. Anderson já tentou desligar todos os disjuntores, e depois ir ligando um a um até identificar qual faz o zumbido ??
para medir o consumo a contar voltas com um relógio não é muito boa ideia
normalmente utiliza-se uma pinça destas, (hoje em dia até são baratinhas)

mas se não é electricista, devia pedir ajuda real e não virtual...
Se você morar na Moita (margem sul) eu até lhe posso ajudar...

mr. Anderson já tentou desligar todos os disjuntores, e depois ir ligando um a um até identificar qual faz o zumbido ??
para medir o consumo a contar voltas com um relógio não é muito boa ideia

-
- Curioso
Viva!Ribatejo Escreveu:Boas pessoal
para medir o consumo a contar voltas com um relógio não é muito boa ideia![]()
![]()
Ainda não fiz esse teste, mas também o zumbido só aparece quando ligamos vários equipamentos e começa a consumir um pouco mais, de qualquer forma posso tentar fazer esse teste a ver o que dá.
Quanto à ajuda real pode ter a certeza que vou pedir, estou no entanto aqui no forum apenas para ver se me ajudam a identificar o problema, porque do meu ponto de vista, se conseguir identificar o problema, quando chamar a "ajuda real" posso poupar trabalho apontado logo aquilo que penso ser a causa do problema em questão. Além disso aqui no forum sempre se vai aprendendo umas coisas.
...não moro na Moita

Boas
eu na casa dos meus país tenho um pequeno transformador para a campainha da porta, no quadro eléctrico, que faz um zumbido permanente...
mas se tal não for o caso, visto que diz só acontecer quando o consumo é mais elevado,
se for um disjuntor, será um das tomadas, ou seja 16Amperes
os de 10 são da iluminação (ou deveriam de ser
)
Boa sorte ou bom trabalho
eu na casa dos meus país tenho um pequeno transformador para a campainha da porta, no quadro eléctrico, que faz um zumbido permanente...
mas se tal não for o caso, visto que diz só acontecer quando o consumo é mais elevado,
se for um disjuntor, será um das tomadas, ou seja 16Amperes
os de 10 são da iluminação (ou deveriam de ser

Boa sorte ou bom trabalho

-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 17 abr 2010, 17:12
Mr_Anderson Escreveu:de qualquer forma sempre usei aquecimento e nunca ouvi o QE fazer aquele zumbido .
Posso ainda dizer que só tenho um aquecimento em minha casa.
Outra situacao que noto, é o facto de o Diferencial disparar com relativa facilidade, quero dizer com isto que se ligar microondas + uma TV e + uma ou outra lampada o diferencial dispara. Sei no entanto que o microondas consome bastante...
Outra situacao que me esta a intrigar e o facto de ter uma UPS "queimada" recentemete. Não tenho no entanto a certeza se teve algo directamente a ver com o QE ou com as ligações da minha casa. Mas posso dizer que ultimamente (no espaço de um ano) já houve outros aparelhos na minha casa que "arderam", o aquecimento a óleo foi um deles.
Será coincidência ?
Posso ainda dizer que acerca de 2/3 anos mandei instalar Terra para o meu quarto onde tenho computador para usar com a UPS. O Electricista que fez essa intervenção era supostamente certificado e fez os testes necessários na altura.
Esta situação do zumbido no QE só a comecei a notar acerca de 1/2 meses para cá.
Na minha casa só estava instalado Terra de origem na cozinha por esse motivo mandei colocar Terra também no meu quarto.
boas tardes, bem para começar se os disjuntores fazem esse zumbido é mesmo normal pk kando há um excesso de consumo 'tirado' desse mesmo disjuntor tudo tende a ke esse disjuntor faça um 'esforço' para alimentar esse circuito de tomadas(1 disjuntor de 16A para várias tomadas).
2º Esta instalaçao pelo ke dixes tb não é recente isto é casa antiga!!Será assim como digo?Pk nao tendo terra nos quartos e so na cozinha,podemos dixer ke antes de termos as normas de fiscalizaçao agr exegidas pela DGE não era obrigatorio ter fio de terra tanto na iluminaçao como em tomadas(isto com as devidas medidas;1.5mm iluminaçao e 2.5mm em tomadas de uso geral); Mas agr a DGE obriga mesmo e na fiscalizaçao abrir tomadas,verificaçao do Quadro,entre outras situaçoes para aprovaçao,claro.
3ºTu tens o contador energético e o limitador são propriedade da EDP isto com um selo com um referido numero para ke a EDP identifike a kem pertence, logo a segir passamos a um conjunto de disjuntores desses klaro vai para varias divisoes da tua casa, de tomadas a iluminaçao.
4ºE alem dum diferencial da EDP ke tem uma referida potencia rekerida por ti ha entidade de energia, tens tb um disjuntor de 300mA ou 25A ou de outra dita Amperagem em ke por sua causa se reparte dai para os disjuntores seguintes.
5º Se este diferencial da EDP 'salta' isto significa ke teras de pedir um aumento desse diferencial;
O barulho podes fikar descansado ke é normal!!
se tiveres + alguma duvida coloca aki no forum...ptt mal
-
- Curioso
Boas,
em relação ao zumbido e como disse anteriormente, ultimamente está a fazer bastante mais zumbido do que o habitual (sei no entanto que é normal haver algum zumbido).
As características do Diferencial posso deixa-las aqui por curiosidade:
Ir: 15-45 A
IΔn: 500 mA
Nº Polos = 2
Polo Protegido = 1
Vn = 250 V - 50 Hz
IP = 403
...e já agora alguém me pode confirmar se o valor que a EDP cobra por cada kWh é de 0.1285 € ??
Obrigado !
em relação ao zumbido e como disse anteriormente, ultimamente está a fazer bastante mais zumbido do que o habitual (sei no entanto que é normal haver algum zumbido).
As características do Diferencial posso deixa-las aqui por curiosidade:
Ir: 15-45 A
IΔn: 500 mA
Nº Polos = 2
Polo Protegido = 1
Vn = 250 V - 50 Hz
IP = 403
...e já agora alguém me pode confirmar se o valor que a EDP cobra por cada kWh é de 0.1285 € ??
Obrigado !
vi todas a respostas e ideias . chegei a uma resposta a unica viavel.
chamar um eletricista ( é para isso somos eletricistas ) e trocar o difrencial de proteçao , os dijuntores sejam quais forem ( 10a 16a ou 20a no caso de fornos ou micro-ondas.
nao tem a ver com o limitador da edp : o limitador nao serve como proteçao .ou nao devia servir
é preferivel chamar um eletricista com o multimetro e com (chaves) para vereficar os apertos.
de preferencia tecnico responsavel para poder retirar o selo da edp.
pk tambem ha a possibilade do neutro ( terra de serviço) estar com anomalia.
é o que eu penso
chamar um eletricista ( é para isso somos eletricistas ) e trocar o difrencial de proteçao , os dijuntores sejam quais forem ( 10a 16a ou 20a no caso de fornos ou micro-ondas.
nao tem a ver com o limitador da edp : o limitador nao serve como proteçao .ou nao devia servir
é preferivel chamar um eletricista com o multimetro e com (chaves) para vereficar os apertos.
de preferencia tecnico responsavel para poder retirar o selo da edp.
pk tambem ha a possibilade do neutro ( terra de serviço) estar com anomalia.
é o que eu penso
- Kykoo
- Velha Guarda
- Registado: 21 mar 2010, 11:50
- Has thanked: 7 times
- Been thanked: 4 times
Caros colegas,
Este tópico já devia ter sido encerrado (já dura há duas semanas). Não vamos para aqui estar a tentar adivinhar qual o "sexo dos anjos" pois isso de nada resolve o problema, pois mesmo que se chegue a um consenso vai resultar numa só coisa: um técnico ter de se deslocar lá!
A mim parece-me que isto já se alongou demais, e é por demais evidente qual a atitude lógica, sensata e responsável a tomar.
End of discussion!
Este tópico já devia ter sido encerrado (já dura há duas semanas). Não vamos para aqui estar a tentar adivinhar qual o "sexo dos anjos" pois isso de nada resolve o problema, pois mesmo que se chegue a um consenso vai resultar numa só coisa: um técnico ter de se deslocar lá!
A mim parece-me que isto já se alongou demais, e é por demais evidente qual a atitude lógica, sensata e responsável a tomar.
End of discussion!
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
Esse problema é normal quando os equipamentos já têm alguma idade (já foi dito aqui anteriormente) o melhor é tentar perceber qual o disjuntor que faz isso ou o diferencial e substituir.
Ao contrário do que se possa pensar, os disjuntores têm tempo de vida útil. Os contactos começam a ficar defeituosos e isso provoca sobre-aquecimento dos mesmos. Quando existe um aquecimento fora do normal, existe o disparo do mesmo. O diferencial funciona de modo idêntico.
Assim o problema fica resolvido.
Cumprimentos a todos! Por mim podem fechar!
Ao contrário do que se possa pensar, os disjuntores têm tempo de vida útil. Os contactos começam a ficar defeituosos e isso provoca sobre-aquecimento dos mesmos. Quando existe um aquecimento fora do normal, existe o disparo do mesmo. O diferencial funciona de modo idêntico.
Assim o problema fica resolvido.
Cumprimentos a todos! Por mim podem fechar!
- Intercomunicadores
- Curioso
- Registado: 24 jun 2010, 11:47
- Contacto:
Perfeitamente de acordo sobre um mau aperto muito especialmente acontece mais no condutor neutro e até provocar risco de incêndio e derreter o borne mal apertado, barramento, disjuntor.Kykoo Escreveu:Viva,
Efectivamente o contador energético e o limitador são propriedade da EDP, mas a jusante disso não. Aquilo que você chama caixa dos disjuntores (quadro eléctrico) é da responsabilidade do cliente. Por isso quando ligou para a EDP e pediu para vistoriar o quadro eléctrico é normal que se cobrem disso!
Pode ser uma avaria do equipamento ou uma ligação defeituosa nos terminais, o que provoca um arco eléctrico (talvez a razão do zumbido), que por sua vez provoca um aquecimento anormal, que deve ser encarado como um potencial risco de incêndio.O zumbido vem do QE onde está o diferencial da EDP e os disjuntores.
Aparentemente o zumbido será nos disjuntores mesmo.
Reitero novamente: chame um electricista!!
Cumpts,
Já resolvi situações dessas.
Caso para um electricista resolver