Ajuda com osciloscopio
Ajuda com osciloscopio
Boas Pessoal, após vários problemas com ruídos eléctricos decidi comprar um osciloscópio, mas eu sou apenas um hobista sem qualquer tipo de formação, tudo que tenho aprendido é com a pratica, mas pelo que tenho pesquisado a forma mais fácil detectar um ruído é com um osciloscópio, como esse tipo de aparelho é bastante caro tenho procurado algo mais barato, por isso deixo aqui dois links, gostava que dessem uma vista de olhos, como não é para usar em bancada tem que ser algo portátil.
Owon HDS2062M-N ( 629€ já com iva)
http://www.progshop.com/shop/oscillosco ... 2062m.html
ou
Velleman HPS40 ( 400€ já com iva)
http://www.velleman.eu/distributor/prod ... ?id=342656
Será que a diferença justifica?
Como este aparelho é um bocado caro a ideia era usar também como multímetro, e normalmente tenho que medir tenções 400v ac ,
Posso utilizar os dois como multímetro??
Desde já o meu obrigado.
Owon HDS2062M-N ( 629€ já com iva)
http://www.progshop.com/shop/oscillosco ... 2062m.html
ou
Velleman HPS40 ( 400€ já com iva)
http://www.velleman.eu/distributor/prod ... ?id=342656
Será que a diferença justifica?
Como este aparelho é um bocado caro a ideia era usar também como multímetro, e normalmente tenho que medir tenções 400v ac ,
Posso utilizar os dois como multímetro??
Desde já o meu obrigado.
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Re: Ajuda com osciloscopio
Boas.
Em termos de osciloscópio, o do site da velleman parece mais capaz.
Em questão de usar como multímetro, nenhum deles permite fazer medições de 400v na rede eléctrica(embora o do site batronix diga que suporta 400v, são de pico, e na rede facilmente se encontram 430 volt ou mais)
O osciloscópio da velleman, não permite mais de cerca de 200 volt(20volt/div * 12 divisões)
Conseguem-se encontrar multimetros baratos que chegam bem para muitos trabalhos. Apenas uso um fluke quando preciso medir correntes ou cenas mais criticas. Fora isso, o aparelho de mala é um pequenino tipo dos dos chineses, que custam 2.5€ e vai chegando para as coisas básicas do dia a dia.
Abraço
Em termos de osciloscópio, o do site da velleman parece mais capaz.
Em questão de usar como multímetro, nenhum deles permite fazer medições de 400v na rede eléctrica(embora o do site batronix diga que suporta 400v, são de pico, e na rede facilmente se encontram 430 volt ou mais)
O osciloscópio da velleman, não permite mais de cerca de 200 volt(20volt/div * 12 divisões)
Conseguem-se encontrar multimetros baratos que chegam bem para muitos trabalhos. Apenas uso um fluke quando preciso medir correntes ou cenas mais criticas. Fora isso, o aparelho de mala é um pequenino tipo dos dos chineses, que custam 2.5€ e vai chegando para as coisas básicas do dia a dia.
Abraço
Última edição por patinhofeio em 18 abr 2010, 02:45, editado 1 vez no total.
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Patinhofeio, porque é que diz que o velleman é mais capaz?
O velleman é de 40mhz e não consegue medir alem de 200v,o o outro é de 60mhz e já consigo medir pelo menos 220v.
Bom para falar verdade a intenção é apenas usar como osciloscópio, como voçê disse para uso regular um multimetro
barato chega.
Para ter uma ideia, eu estou a pensar em usar o osciloscópio para verificar os sinais de inpulsos de motores de passo e verificar sinais analogicos -10v/+10v, assim como verificar se tenho tensões estabilizadas, 5V 10V 24V.
Se tiver outra solução melhor por favor disponha, todas as opiniões são bem vindas.
O velleman é de 40mhz e não consegue medir alem de 200v,o o outro é de 60mhz e já consigo medir pelo menos 220v.
Bom para falar verdade a intenção é apenas usar como osciloscópio, como voçê disse para uso regular um multimetro
barato chega.
Para ter uma ideia, eu estou a pensar em usar o osciloscópio para verificar os sinais de inpulsos de motores de passo e verificar sinais analogicos -10v/+10v, assim como verificar se tenho tensões estabilizadas, 5V 10V 24V.
Se tiver outra solução melhor por favor disponha, todas as opiniões são bem vindas.
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
ha uns osciloscopios USB prai de 20MHz, em que compras so a plaquinha, instalas software e fazes tudo a partir do PC, ficam prai em 120€.. nao sei se te interessa...
edit: estive um pco a procura e encontrei um modelo relativamente superior:
http://www.partsforhdtv.com/pcbased-usb ... p-246.html
se quiseres uma coisa mesmo barata (ms n deve dar pro que queres) ha uns softwares pra fazer da placa de som um osciloscopio... mas como tem condensadores em serie para retirar DC, nao consegues medir DC. em linux ha o xoscope, por exemplo..
http://xoscope.sourceforge.net/
edit: estive um pco a procura e encontrei um modelo relativamente superior:
http://www.partsforhdtv.com/pcbased-usb ... p-246.html
se quiseres uma coisa mesmo barata (ms n deve dar pro que queres) ha uns softwares pra fazer da placa de som um osciloscopio... mas como tem condensadores em serie para retirar DC, nao consegues medir DC. em linux ha o xoscope, por exemplo..
http://xoscope.sourceforge.net/
Eng. de electrónica e telecomunicações
Obrigado Carlos, eu agradeço a ideia mas eu estou á procura algo portátil e rápido de usar, se fosse para utilizar em bancada essa seria uma
solução a pensar.
Pelo que tenho procurado a informação que tenho tido anda á volta destes preço que descrevi acima, seria bom que
comprasse algo mais ou menos.
solução a pensar.
Pelo que tenho procurado a informação que tenho tido anda á volta destes preço que descrevi acima, seria bom que
comprasse algo mais ou menos.
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
mesmo assim, se é so para um uso exporádico, um pc portatil e a placa, fica resolvido. se é pra andar varias vezes no terreno para uso profissional, já é melhor um aparelho mais vocacionado.
ja mexi num fluke mas os preços sao bem superiores a esses, e para o que é, os mais baratinhos servem(da ordem dos poucos KHz).
estamos a falar de que potencias nesse motores?
ja mexi num fluke mas os preços sao bem superiores a esses, e para o que é, os mais baratinhos servem(da ordem dos poucos KHz).
estamos a falar de que potencias nesse motores?
Eng. de electrónica e telecomunicações
Olá,
Tenho um Owon HDS3102M-N comprei em Espanha (Madrid)
Maravilhosa peça.
Não comprem brinquedos ...este modelo é uma máquina....
Bacalhau
Multimetro:
HDS3102M-NVoltages (DC)100µV to 1000V (±1% ± 2 Digit)Voltages (AC)1mV to 750V (±1% ± 2 Digit)Currents (DC)10µA to 10A (±1.5% ± 1 Digit to ±3% ± 3 Digits)Currents (AC)10µA to 10A (±1.5% ± 3 Digit to ±5% ± 3 Digits)Resistance0,1Ω to 40MΩ (±1% ± 1 Digit to ±1% ± 3 Digits)Capacitances10pF to 100µF (±3% ± 3 Digits)Diode testForward voltage 0 to 1,5 V
Tenho um Owon HDS3102M-N comprei em Espanha (Madrid)
Maravilhosa peça.
Não comprem brinquedos ...este modelo é uma máquina....
Bacalhau
Multimetro:
HDS3102M-NVoltages (DC)100µV to 1000V (±1% ± 2 Digit)Voltages (AC)1mV to 750V (±1% ± 2 Digit)Currents (DC)10µA to 10A (±1.5% ± 1 Digit to ±3% ± 3 Digits)Currents (AC)10µA to 10A (±1.5% ± 3 Digit to ±5% ± 3 Digits)Resistance0,1Ω to 40MΩ (±1% ± 1 Digit to ±1% ± 3 Digits)Capacitances10pF to 100µF (±3% ± 3 Digits)Diode testForward voltage 0 to 1,5 V
A potencia dos motores é bastante relativa, neste momento estou a trabalhar com motores de passo tamanho nema 34 6.8Nm 7.1A por fase,
é claro que o uso será alegórico, para o que for preciso.
Bacalhau, compraste o teu directamente na loja ou online?
Esse é o modelo açima, já agora qual foi o preço??
Obrigado
Obrigado
Olá,ricmatrix Escreveu:A potencia dos motores é bastante relativa, neste momento estou a trabalhar com motores de passo tamanho nema 34 6.8Nm 7.1A por fase,
Obrigado
Comprei na Feira em Madrid e custou 750,00€
Vale a pena é um brinquedo muito bom, depois de o utilizares já não vais querer
usar mais nehum multimetro.
Compra que vale a pena desde que tenhas aonde utilizar.
Um abraço
Penso que existe algum erro nas especificações que descriminaste acima, se deres uma vista de olhos
no site da owon o multímetro desse osciloscópio só vai ao máximo de 400v ac, a não ser que me
esteja a falhar qualquer coisa.
no site da owon o multímetro desse osciloscópio só vai ao máximo de 400v ac, a não ser que me
ricmatrix Escreveu:Penso que existe algum erro nas especificações que descriminaste acima, se deres uma vista de olhos