Curto-circuito no quadro eléctrico

Responder
kosmycus69
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 14 abr 2010, 21:07

Curto-circuito no quadro eléctrico

Mensagem por kosmycus69 »

Boa Noite e bem hajam a todos que frequentam o fórum..!

Este é o meu primeiro post e até preferia que não o fosse, visto que a situação que me traz ao vosso fórum é algo grave, no meu entender. Passo a explicar: ontem estava a passar roupa (ferro de 2000w), com o computador ligado (fonte de 600w) e com o frigorífico a funcionar (120w), quando fiquei sem luz nas tomadas. Fui ao quadro ver o que se passava e foi quando notei que um dos fios estava com faíscas e todo preto. Desliguei logo o disjuntor das tomadas e quando voltei a tentar ligar, novamente as faíscas. Resolvi não arriscar, chamei a assistência do seguro da casa e veio cá um técnico, que me disse logo não ser o técnico electricista, mas sim o chefe, pois o electricista não estava a atender o telemóvel e dada a urgência da situação, veio cá ele ver o que se passava. Conclusão, cortou parte daquele fio e ligou noutra parte dum quadro em metal, testou tudo e ficou a funcionar, no entanto ressalvou logo que o quadro eléctrico é antigo e que deveria ser totalmente substituído, dado que os disjuntores são os originais e o fio em questão entrou em sobrecarga e quando isso acontece deve ser totalmente substituído para evitar risco de incêndio. Aconselhou a não ligar nada com muita voltagem nas tomadas principais e ficou de me enviar um orçamento, que neste momento está nos 363€+IVA (quadro+8 disjuntores de 16A e substituição de cablagem obsoleta).

Gostaria de ter a vossa opinião sobre o valor do orçamento e sobre a situação em si, se os disjuntores são adequados, o que fariam de diferente,...

Posso dizer-vos que o apartamento tem 39m2, é um T0 e os disjuntores estão distribuídos da seguinte forma:

1 - Cilindro
1 - Fogão
1 - Maquina Lavar Roupa
1 - Tomada casa banho
1 - Luz
1 - Exaustor
1 - 5 tomadas (onde está ligado frigorífico (1tomada), TV, computador, modem, box (estes todos noutra tomada), e as outras 3 tomadas são usadas aleatoriamente para carregar telemóveis, aspirador, desumidificador,...)

Posso também dizer que os fios são directos do quadro para as tomadas, sem existirem caixas de ligação.

Se precisarem de mais informações, não hesitem.

Obrigada pela vossa ajuda!
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Curto-circuito no quadro eléctrico

Mensagem por nelmindo »

Sendo a primeira opinião sobre o assunto, posso dizer que assim à distância e sem ver o trabalho, acho que a probabilidade de ser um orçamento aceitavel, é alta.

Esperemos por mais opiniões.
kosmycus69
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Bom Dia!

Agradeço a sua opinião e aguardo também por mais opiniões..! Relativamente ao orçamento, quando falei telefonicamente com o técnico percebi os tais 363+Iva, mas hoje foi-me enviado o orçamento por mail e afinal percebi mal, o valor é 264.50€+Iva.

Cumprimentos.
filipepaula
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 25 ago 2008, 14:18

Mensagem por filipepaula »

Olá, bom dia, pelo que li no seu post verifiquei que existem 7 circuitos a ser alimentados, e no orçamento refere 8 dijuntores de 16A, pelo que deduzo deveriam ser 7 disjuntores de 10A ou 16A se for iluminação ou tomadas de uso geral e devia levar um diferencial ou dijuntor diferencial de preferência de 30mA para se salvaguardar, deveria esclarecer isto com o instalador, ao dispor.

Filipe Paula
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Bom dia.

Vou partir do princípio que a instalação será monofásica. Assumindo isto, a estimativa de custo ficaria algo como: 230€ (quadro) + 8x10€ (disjuntores) + 25€ (electrificação) = 335€.
Considerando os descontos que qualquer electricista consegue obter nos distribuidores, ficaria por volta dos 220€, se bem que não sei exactamente que equipamento é que o técnico pensa utilizar, nem tão pouco quais serão os descontos correctos. No entanto, considerando também a mão de obra, o preço subiria. E diria que 50 a 100€ de mão de obra será um valor aceitável. Dito isto, o valor total ficaria entre 270€ e 320€.
Queria alertar para o facto de não ter sido mencionada a protecção diferencial, que será indispensável, podendo esta também ter sido considerada no orçamento.
Resumindo, não me parece um valor exagerado. Poderá sempre, em alternativa, solicitar outro orçamento.
apb
Curioso
Curioso
Registado: 12 set 2008, 22:41

Mensagem por apb »

Boas, fiquei com uma duvida, se esse sr que se deslocou a sua casa lhe disse que não era tecnico, como é que este conseguio avaliar a instalação e propor-lhe um orçamento credivel?

Faço este reparo pois como já foi referido não foi mensionada a protecção diferencial.

Cumprimentos
kosmycus69
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Boa noite!

Peço desculpa por anteriormente não o mencionar, mas actualmente o quadro tem um diferencial de 25A. O orçamento não me foi dado pelo técnico que cá veio, mas sim posteriormente pela empresa para o qual trabalha, após estudo da situação. De referir que a empresa é a que o meu seguro tem acordo de assistência ao lar, logo traz-me alguma confiança. Quem virá efectuar a reparação não será o mesmo que cá veio fazer a reparação provisória mas sim o técnico electricista.

Mais uma vez, agradeço as vossas opiniões.

:D
opss
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 15 abr 2010, 22:51

Mensagem por opss »

Boa noite,
Pelo que li no seu Post e pelo que me apercebi o seu problema no quadro Electrico e bem mais simples de ser resolvido e bem mais barato que 200 e tal euros.
Se for da zona do porto posso ajudar pois executo trabalhos de electricidade, pode contactar jaguarporto@hotmail.com
telmo34
Curioso
Curioso
Registado: 16 abr 2010, 19:51

Mensagem por telmo34 »

pelo que vi é um bom orçamento até bem barato por sinal.

voçe tem um quadro antigo no qual tem uma instalaçao com defeito na cabelagem.

em todo o caso confirme os valores com um profissional mas perto da sua residencia.

pois os valores que apresenta parace ser só de material sem mao de obra..

a meu ver para ficar com tudo em condiçoes iria presizar de :

uma protecçao difencial de 40a 0.03 dois polos

1 dijuntores 20a

5 dijuntores 16a

1 dijuntor de 10a

um pente monofazico

um quadro 18 modulos

100 a 150 metros de fio v 3 cores ou seja 300 a 450 metros de fio v , seja de 1, 5 ou 2,5 ou 4 mm. conforme a potencia e etc

-----------------------------------------------------------------

UMA DAS COISAS QUE LHE POSSO ACONSELHAR.

NAO DEIXE A SUA INSTALÇAO ELETRICA NA MAO DE CURIOSOS .

ps. por isso estou a achar bem barato
telmo34
Curioso
Curioso
Registado: 16 abr 2010, 19:51

Mensagem por telmo34 »

telmo34 Escreveu:pelo que vi é um bom orçamento até bem barato por sinal.

voçe tem um quadro antigo no qual tem uma instalaçao com defeito na cabelagem.

em todo o caso confirme os valores com um profissional mas perto da sua residencia.

pois os valores que apresenta parace ser só de material sem mao de obra..

a meu ver para ficar com tudo em condiçoes iria presizar de :

uma protecçao difencial de 40a 0.03 dois polos

1 dijuntores 20a

5 dijuntores 16a

1 dijuntor de 10a

um pente monofazico

um quadro 18 modulos

100 a 150 metros de fio v 3 cores ou seja 300 a 450 metros de fio v , seja de 1, 5 ou 2,5 ou 4 mm. conforme a potencia e etc

-----------------------------------------------------------------

UMA DAS COISAS QUE LHE POSSO ACONSELHAR.

NAO DEIXE A SUA INSTALÇAO ELETRICA NA MAO DE CURIOSOS .

ps. por isso estou a achar bem barato

só agora vi a sua ultima post..

se é uma empresa de prestaçao de serviços de condominio e agregada a uma seguradora AINDA PIOR

tente chegar a acordo com eles de forma a voçe chamar um profissional. e depois apresentar factura pk nessas empresas é mesmo só curiosos
amontenegro@sapo.pt
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 abr 2010, 21:10

Mensagem por amontenegro@sapo.pt »

Fico sem perceber. O orçamento engloba asubstituição só do quadro (está caro) ou da instalação eléctrica da casa inteira (está barato)?
Outra coisa que não percebi, tem seguro da casa e quem paga a reparação é a senhora? Bela companhia.
Já agora aproveitava para aumentar as tomadas por calha técnica.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”