Olá, Bom dia a todos, estou a utiltzar pela primeira vez este espaço o qual espero de futuro vir a utilizar para colaborar com os restantes que coloquem questões neste espaço, desde que as mesmas estejam dentro dos meus conhecimentos. Que está ligada á segurança Electrónica.
Neste momento estou um pouco desactualizado em relação ás novas regras e pergunto se é autorizado colocar um quadro eléctrico principal de uma Moradia unifamiliar dentro de um Armário em madeira encastrado na parede, ou seja em vez de colocar um quadro de encastrar chumbo na respectiva parede uma caixa em madeira e depois coloco (fixo)o respectivo quadro (neste caso de exterior)dentro da dita caixa com todos os tubos a entrar devidamente dentro do mesmo.
E já agora agradeço que me informem, se alguém tiver conhecimento, se também é autorizado colocar ao lado do QE dentro do mesmo armário (feito em madeira)a caixa de distribuição do ITED.
Com os meus cumprimentos.
Afixação de Quadro Electrico em Moradia Unifamiliar
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 25 mar 2010, 17:38
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Re: Afixação de Quadro Electrico em Moradia Unifamiliar
Boas.
Se for utilizado um quadro eléctrico de instalação saliente e os índices de protecção do quadro respeitarem a classificação quanto às influências externas do local não vejo qualquer problema, desde que o quadro seja devidamente fixo. Quanto à entrada dos tubos como vai ser feita?
Em relação ao ATI na mesma caixa é que acho que não é muito aconselhável visto que os tubos de energia e de telecomunicações devem estar distanciados de pelo menos 20cm (considerando tubos não metálicos e cabos não blindados).
P.S.: Faça a sua apresentação!
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Se for utilizado um quadro eléctrico de instalação saliente e os índices de protecção do quadro respeitarem a classificação quanto às influências externas do local não vejo qualquer problema, desde que o quadro seja devidamente fixo. Quanto à entrada dos tubos como vai ser feita?
Em relação ao ATI na mesma caixa é que acho que não é muito aconselhável visto que os tubos de energia e de telecomunicações devem estar distanciados de pelo menos 20cm (considerando tubos não metálicos e cabos não blindados).
P.S.: Faça a sua apresentação!
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 25 mar 2010, 17:38
A entrada dos tubos Jgris será feita na parte superior e inferior do Quadro através de buquilha.
A caixa do ITED ficando ao lado do QE a tubagem respectiva corre enbebida em Parede de alvenaria a uma distancia de aproximadamente 40cm, e aqui será também instalada uma caixa para exterior.
Cumprimentos.
A caixa do ITED ficando ao lado do QE a tubagem respectiva corre enbebida em Parede de alvenaria a uma distancia de aproximadamente 40cm, e aqui será também instalada uma caixa para exterior.
Cumprimentos.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Nesse caso então penso não haver qualquer problema. Só mais uma questão os tubos vão embebidos ao à vista? É que se forem à vista o ideal será utilizar-se bucins para a ligação dos tubos ao quadro.dejesusferraz Escreveu:A entrada dos tubos Jgris será feita na parte superior e inferior do Quadro através de buquilha.
Cumprimentos.
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
bom dia
não esquecer que o armário terá que possuir sinalização a indicar que existe um QE nesse armário.
não esquecer que o armário terá que possuir sinalização a indicar que existe um QE nesse armário.
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
no ati os cabos nao devem ficar a vista é aconselhavel faze-los entrar com calha tecnica no ati em instalaçoes salientes