fio para telefone
fio para telefone
ola a todos,
queria trazer o telefone de casa da minha sogra para a minha mas nao sei que tipo de fio usar, são cerca de 30mt, vao ficar +- 5mt ao ar livre o restante vai passar dentro de um tubo (isogris acho que é isto) que passa debaixo da terra.
agradeço desde ja ajuda.
queria trazer o telefone de casa da minha sogra para a minha mas nao sei que tipo de fio usar, são cerca de 30mt, vao ficar +- 5mt ao ar livre o restante vai passar dentro de um tubo (isogris acho que é isto) que passa debaixo da terra.
agradeço desde ja ajuda.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 16 mai 2007, 12:11
Cabo telefónico
Esse é, sem margens para dúvidas, o melhor cabo que podes usar, no entanto, na falta disso podes também usar cabo de rede UTP Cat5 (por vezes temos alguns metros em casa). Deves utilizar só o par "azul/azul e branco" e não deves destransar mais de 3 cm!
Se conseguires um único cabo de ponta a ponta melhor, caso contrário deves soldar bem as ligações e tentar manter o transado.
Já agora, para a ligação no exterior... Epa, as calhar ou tubos canelados são baratos, investe nisso.
Para o telefone não faz grande diferença, mas o ADSL sim é bastante sensível!
Repara nos valores que consegui obter com esta ligação.
SNR Margin (dB): Down 30.2, Up 21.8
Attenuation (dB): Down 8.5, Up 1.9
Output Power (dBm): Down 0.0, Up 12.4
Attainable Rate (Kbps): Down 25500 Up 1048
Um abraço,
Fernando Afonso
Se conseguires um único cabo de ponta a ponta melhor, caso contrário deves soldar bem as ligações e tentar manter o transado.
Já agora, para a ligação no exterior... Epa, as calhar ou tubos canelados são baratos, investe nisso.

Para o telefone não faz grande diferença, mas o ADSL sim é bastante sensível!
Repara nos valores que consegui obter com esta ligação.
SNR Margin (dB): Down 30.2, Up 21.8
Attenuation (dB): Down 8.5, Up 1.9
Output Power (dBm): Down 0.0, Up 12.4
Attainable Rate (Kbps): Down 25500 Up 1048
Um abraço,
Fernando Afonso
Sera que podias desenvolver mais a parte do so e importante se for ADSL, etc.alarmixii Escreveu:boas
o cabo UTP só é importante (se for adsl ou para redes ethernet) para ligações apos o spliter ou modem ou routers etc......................se for antes disso podes colocar o TVHv sem prob.
Abraço
E porque razao e que colega fernandoafonso diz que deve utilizar so o par azul/azul e branco e não outro par qualquer.
Um abraço
Re: fio para telefone
Amigos
UTP é cabo para interiores
TVD é cabo para interiores
TVHV é cabo para interiores
O cabos correcto é o TE1HE que tens com 3Pares
UTP é cabo para interiores
TVD é cabo para interiores
TVHV é cabo para interiores
O cabos correcto é o TE1HE que tens com 3Pares
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Re:
Boas, o cabo de cat.5E ou superior não é importante no adsl porque a linha de telefone desde a central ja traz adsl em cabo de cat3, portanto o cabo de cat.5E ou superior só é necessário para ligação entre equipamentos activos de ethernet ex. modem ---> switch ---> pc , por defeito o par branco azul/azul é para telefone, mas se colocares os outros também funciona na mesma, em relação ao cabo podes colocar TE1HE, mas mais caro que o TVHV, mas o legal será o TE1HE, mas falando em legalidade também não se pode fazer partilha de telefone ou outro para fracções autónomas diferentes!!!credo Escreveu:Sera que podias desenvolver mais a parte do so e importante se for ADSL, etc.alarmixii Escreveu:boas
o cabo UTP só é importante (se for adsl ou para redes ethernet) para ligações apos o spliter ou modem ou routers etc......................se for antes disso podes colocar o TVHv sem prob.
Abraço
E porque razao e que colega fernandoafonso diz que deve utilizar so o par azul/azul e branco e não outro par qualquer.
Um abraço

Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Velha Guarda
- Registado: 05 fev 2010, 01:10
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 1 time
Olá a todos.
Encontrei este fórum precisamente por causa do tema deste tópico.
Sei que a data da última resposta já vai longe no tempo, mas gostaria de pedir a vossa ajuda.
Tenho um router/modem ADSL na minha sala. Embora o meu apartamento seja recente (é de 2003), incompreensivelmente não tem tomada de telefone na sala (e ITED nem pensar). Como tal, tive que improvisar uma extensão até à sala.
Eu estou a usar um cabo de telefone que não é o típico cabo achatado (tem um perfil circular). Provavelmente é um cabo semelhante ao que referiram (o cabo tem as seguintes inscrições "alcobre TVHV 1x2x0.5 1005655/06 pt/comunicações"). Contudo, pela extensão do mesmo (creio ter uns 15 metros), gostaria de saber se há alguma solução melhor que minimize as perdas de sinal.
Já tinha pensado se esta opção de usar cabo UTP valia a pena e se haveria ganhos reais.
Será que, para o comprimento de cabo que referi, há alguma vantagem em utilizar cabo UTP? E haverá soluções ainda melhores que esta ou que o tal cabo TVHV que tenho por aqui?
Encontrei este fórum precisamente por causa do tema deste tópico.
Sei que a data da última resposta já vai longe no tempo, mas gostaria de pedir a vossa ajuda.
Tenho um router/modem ADSL na minha sala. Embora o meu apartamento seja recente (é de 2003), incompreensivelmente não tem tomada de telefone na sala (e ITED nem pensar). Como tal, tive que improvisar uma extensão até à sala.
Eu estou a usar um cabo de telefone que não é o típico cabo achatado (tem um perfil circular). Provavelmente é um cabo semelhante ao que referiram (o cabo tem as seguintes inscrições "alcobre TVHV 1x2x0.5 1005655/06 pt/comunicações"). Contudo, pela extensão do mesmo (creio ter uns 15 metros), gostaria de saber se há alguma solução melhor que minimize as perdas de sinal.
Já tinha pensado se esta opção de usar cabo UTP valia a pena e se haveria ganhos reais.
Será que, para o comprimento de cabo que referi, há alguma vantagem em utilizar cabo UTP? E haverá soluções ainda melhores que esta ou que o tal cabo TVHV que tenho por aqui?
-
- Aprendiz
- Registado: 11 nov 2008, 11:26
- Contacto:
@nfh
Tens sempre a hipótese de colocar internet wireless na casa.
Os ISPs por vezes trocam o equipamento por uma versão wireless a custo zero.
Não sei se é o caso, mas experimenta.
- LinceS@T
- Velha Guarda
- Registado: 21 jan 2008, 22:54
- Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação
Só que por cabo temos maior velocidade e melhor qualidade do que por wireless.uterrorista Escreveu:@nfh
Eu tenho essa experiência em casa tenho por cabo e wireless e existe grande diferênça.
cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
-
- Velha Guarda
- Registado: 05 fev 2010, 01:10
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 1 time
Era uma hipótese, mas como já referiram há pouco, uma rede interna por cabo tem sempre um desempenho bastante superior a uma rede wireless, pelo que para já coloco essa hipótese fora das opções possíveis.uterrorista Escreveu:@nfh
Já comprei o cabo UTP. Devo usar só o par azul/azul+branco para cravar as fichar RJ11 (para ligar o modem à tomada de parede), ou poderei beneficiar de maior qualidade de sinal se usar mais pares?
não tem rigorosamente nada a ver usares o par azul-azul claro/branco ou outro par qualquer....
usa-se por norma esse par por defenição e por ser convençionado...nada mais..
usares um cabo com mais pares, em nada te melhora a qualidade da linha em relação ao sinal adsl ou telefone....
basta o usual cabo de três pares sendo que apenas dois fios serão usados...os outros pares destinam-se a linhas Rdis ou do genero...
preocupa-te em que as ligações fiquem feitas com qualidade para evitar ruidos na inha destrutivos de sinal adsl...fora isso
tudo ok
usa-se por norma esse par por defenição e por ser convençionado...nada mais..
usares um cabo com mais pares, em nada te melhora a qualidade da linha em relação ao sinal adsl ou telefone....
basta o usual cabo de três pares sendo que apenas dois fios serão usados...os outros pares destinam-se a linhas Rdis ou do genero...
preocupa-te em que as ligações fiquem feitas com qualidade para evitar ruidos na inha destrutivos de sinal adsl...fora isso
tudo ok
nao tem nada a ver...nfh Escreveu:Eu estava na dúvida se ao utilizar mais terminais poderia gozar de uma menor resistência, mas se calhar não tem nada a ver.
como referi os cabos novos de 3 pares são unicamente para posterior ligação de segunda linha tipo Rdis ...
dois fios paralelos funcionam bem em adsl até 1mbps mas para veloçidades de Adsl+2 os cabos trancados são essenciais bem como ligações muito bem executadas para deminuair ao maximo as percas do sinal assimetrico...
o factor ruido na linha ou intreferençias electromagneticas, deminuem em muito a qualidade do sinal..
já agora
em caso nenhum deves passar o cabo de telefone/adsl paralelamente a um cabo de corrente nem dentro do mesmo tubo onde passe corrente eletrica...