influência de linha de média tensão
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 21 fev 2010, 00:06
influência de linha de média tensão
Poderá uma linha de média tensão que passa sobre um telhado que possui uma microgeração causar correntes induzidas nos paineis e consequentemente no sistema?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Re: influência de linha de média tensão
Acho que é altamente improvável essa situação até porque existem distâncias mínimas que têm de ser garantidas das linhas para qualquer infra-estrutura que se atravesse no seu "caminho" (nesse caso a habitação).luismara Escreveu:Poderá uma linha de média tensão que passa sobre um telhado que possui uma microgeração causar correntes induzidas nos paineis e consequentemente no sistema?
-
Desde já o meu muito obrigado pela opinião.
No entanto, parece-me que será mesmo influência da linha, pois não encontro outra explicação para que os diodos dos paineis sofram de aquecimento e mesmo rotura sem que haja qualquer tipo de sombreamento, numa instalação perfeitamente normal.
cumprimentos
Luis
No entanto, parece-me que será mesmo influência da linha, pois não encontro outra explicação para que os diodos dos paineis sofram de aquecimento e mesmo rotura sem que haja qualquer tipo de sombreamento, numa instalação perfeitamente normal.
cumprimentos
Luis
-
- Curioso
- Registado: 16 jan 2010, 02:21
Boa noite,
Não me parece que seja da linha de média, pois a influência não iria induzir correntes suficientemente elevadas danificar os díodos. Já pensaste na qualidade dos painéis???
Cpts
Não me parece que seja da linha de média, pois a influência não iria induzir correntes suficientemente elevadas danificar os díodos. Já pensaste na qualidade dos painéis???
Cpts
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Sim, as correntes em jogo são baixas. Se fossem altas, não me importava que passassem linhas por cima da minha casa. Fazia uma bobine em cima do telhado e captava a indução dos cabos de alta, para obter energia para a minha casa...<
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
nelmindo Escreveu:Sim, as correntes em jogo são baixas. Se fossem altas, não me importava que passassem linhas por cima da minha casa. Fazia uma bobine em cima do telhado e captava a indução dos cabos de alta, para obter energia para a minha casa...<

-
Pois bem
A qualidade dos paineis não está em causa, ja tenho muitas provas dadas.
Será mesmo esse o caso, uma bobine que sofre indução capaz de produzir energia, para a casa, como aqui disseram.
Digo que será da linha pois os paineis produzem acima do esperado. Penso que a solução será retirar os diodos de baypass para acabar com a espira em curtocircuito. A falta do doido não trará problema pois não existe sombreamento.
A qualidade dos paineis não está em causa, ja tenho muitas provas dadas.
Será mesmo esse o caso, uma bobine que sofre indução capaz de produzir energia, para a casa, como aqui disseram.
Digo que será da linha pois os paineis produzem acima do esperado. Penso que a solução será retirar os diodos de baypass para acabar com a espira em curtocircuito. A falta do doido não trará problema pois não existe sombreamento.
- Bruno Amendoeira
- Curioso
- Registado: 04 dez 2009, 01:21
- Contacto:
boas, se me é permitida a observação, eu recomendo que consulte o fabricante dos paineis afim de se informar se já ocorreram semelhantes problemas com outros módulos do mesmo lote caso não, você poderia fazer um teste:
.desligar o módulo que se encontre mais proximo da linha e no sitio medir a voltagem em aberto, tirar o modulo de perto da linha e medir novamente a voltagem respeitando os vectores inclinação e orientação.
Talvez tenhamos uma situação interessante para estudar
Bruno Amendoeira
.desligar o módulo que se encontre mais proximo da linha e no sitio medir a voltagem em aberto, tirar o modulo de perto da linha e medir novamente a voltagem respeitando os vectores inclinação e orientação.
Talvez tenhamos uma situação interessante para estudar

Bruno Amendoeira
O conhecimento é como as prendas de Natal, há que dar e receber.