carlos fernandes Escreveu:Boa tarde, só uma pergunta. É verdade que ja foi aprovado o tal decreto de lei, disseram me que isso aconteceu no dia 29 de Março, e que são 180 dias para entrar em vigor. Alguem que saiba que me responda se sera verdade. Obrigado.
O único que "sabe tudo" é o próprio Decreto-Lei !!!
E vem lá escrito preto no branco, no nº 1 do Artigo 8º do DL 26/2010, que este entra em vigor 90 dias após a sua publicação!
boas, caros colegas. pois é ...
la ficamos sem saber com sera?? diz se 90 dias mas tambem se afirma 180 dias, talvez seja mais certeza os 90 dias, digo eu?????
é isto k diz no diario da republica
"Pelos novos n.ºs 8, 9 e 10 do Art. 13.º., relativo a consulta a entidades externas, passa a prever-se uma excepção para os projectos que sejam acompanhados por termo de responsabilidade subscrito por técnico autor de projecto legalmente habilitado. "
Oi colegas
É só para vos avisar que as camaras e a EDP já estão a aceitar só o termo de responsabilidade, segundo eles dizem que os 90 dias é o tempo de adaptação para estas alterações.
Eu fui á EDP com o propritario de uma instalação que eu andei a executar...e o facto foi que fizeram-lhe o contrato sem o certificado da Certiel, apenas apresentei a licença de utilização(também isenta de Certiel) por causa da nova lei e o termo de responsabilidade.
Por isso aos interessados...façam como eu ...levem uma fotocópia do regulamento ás camaras e ás EDP`S das vossas localidades e tratem dos vosso assuntos sem o certificado da Certiel...se o funcionário se recusar...apresente as fotocópias do regulamento...
Onde foi que lhe fizeram isso? fui à câmara de Aveiro e à EDP para tentar saber de alguma coisa e na câmara disseram-me que só entrava em vigor nos finais de junho e na EDP disseram que tinha que apresentar o certificado da CERTIEL na mesma, ainda não tinham ordens para efectuar contrato sem o certificado.
É por estas e por outras que irá ser prejudicial o fim da CERTIEL.
Ainda nem a Lei entrou em vigor (muito menos a clarificação do seu conteudo), e já alguns técnicos conseguem ligar as instalações sem certificados.....
ferralhas Escreveu:É por estas e por outras que irá ser prejudicial o fim da CERTIEL.
Ainda nem a Lei entrou em vigor (muito menos a clarificação do seu conteudo), e já alguns técnicos conseguem ligar as instalações sem certificados.....
G'anda cunha........
Voltamos a 1999... ou pior....
Abraço.....
meu caro amigo....
se voçê já é certificado e pode assinar um termo de utilização, assumindo a responsabIlidade por aquilo que assina....
não entendo a sua atitude a não ser que não seja bom profissional ou andava a ganhar dinheiro á custa das aberrações MADE IN CERTIEL?????????
bom dia, caros colegas.
Ó caro colega H100, então não vai dizer onde foi o posto da EDP e a Camara que lhe fizeram isso??? Isto da EDP é sempre a mesma coisa, uns pedem umas coisas outros pedem outras é a anarquia total nesta empresa. mas diga la onde foi isso????
bom dia, caros colegas.
Ó caro colega H100, então não vai dizer onde foi o posto da EDP e a Camara que lhe fizeram isso??? Isto da EDP é sempre a mesma coisa, uns pedem umas coisas outros pedem outras é a anarquia total nesta empresa. mas diga la onde foi isso????
O motivo pelo que sou a favor da CERTIEL é porque é uma instituição que veio impor algum rigor e qualidade nas instalações.
Lembre-se que à 15 anos atrás muitas instalações nem protecção diferencial possuiam, pois os técnicos que as executavam eram tudo menos electricistas.
A CERIEL veio, como já foi dito por alguém, separar o trigo do joio.
Aqueles que, por esse motivo deixaram de executar instalações, pois só faziam asneiras, vão agora voltar a executá-las, e, se nem o RSIUEE/RSICEE eles sabiam, acha que irão aplicar as RTIEBT?
Existem técnicos que dão orçamentos de 1000€ para moradias, aos quais os empreiteiros entregam as obras, e depois vem pedir para resolver os problemas....
VAi acontecer o mesmo que no ITED, que será muito mau.....
Já vi, desde moradias sem ATI até, no pior que já vi, moradias sem instalação ITED......
É a consequência da liberalização.......
É por estas e por outras que sou a favor da CERTIEL, isto vai ser uma selva, ou vale tudo, e os proprietários, o que vão fazer? entregar a quem mais barato fizer.....óbvio....
Falei com um funcionário de uma AO da EDP e perguntei como estavam a lidar com as supostas alterações introduzidas. Responderam-me que não têm instruções vindas "de cima" e, dessa forma, continuam a lidar com os projectos (neste caso um bloco de apartamentos superior a 50 kVA) da mesma forma. A EDP recebe o projecto, viabiliza a potência e envia para ser certificado.
Vejam no site da CERTIEL "inicio" os discursos das jornadas da Certiel do Presidente e do Director Geral, aonde se vergam ao seu fim 90 dias após publicação do Dec. Lei nº 26/2010