IED - Moradia
IED - Moradia
Olá!
Estou a reconstruir uma casa e daqui a alguns anos deve chegar a fibra óptica à aldeia, mas decidi uma vez que estou a fazer algumas obras inserir uma caixa ATI para as telecomunicações, mas tenho umas dúvidas:
1- a ligação do ATI à rua é feita com um e apenas um tubo de 40?
2- a ligação à ZAP é efectuada com apenas um tubo de 25 ou 32 onde seguem os cabos todos certo?
3- todas as saídas saem do ATI independentemente do local para onde forem.
CUmps
Pids
Estou a reconstruir uma casa e daqui a alguns anos deve chegar a fibra óptica à aldeia, mas decidi uma vez que estou a fazer algumas obras inserir uma caixa ATI para as telecomunicações, mas tenho umas dúvidas:
1- a ligação do ATI à rua é feita com um e apenas um tubo de 40?
2- a ligação à ZAP é efectuada com apenas um tubo de 25 ou 32 onde seguem os cabos todos certo?
3- todas as saídas saem do ATI independentemente do local para onde forem.
CUmps
Pids
Pids
Re: IED - Moradia
Boas
Ligas o ATI á caixa da rua (CEMU) com 2x40. e da cemu deixas duas pontas para o chão de 63.
Para a Zap melhor o tubo de 32.
Quanto ao ATI, todas as cablabems são distribuidas en estrela, sai um cabo para cada tomada, e não há repicagem para mais nenhuma.
Ligas o ATI á caixa da rua (CEMU) com 2x40. e da cemu deixas duas pontas para o chão de 63.
Para a Zap melhor o tubo de 32.
Quanto ao ATI, todas as cablabems são distribuidas en estrela, sai um cabo para cada tomada, e não há repicagem para mais nenhuma.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 25 ago 2008, 14:18
Olá Pids, toma atenção ao adquirires o ATI, pois como dizes que pretendes por fibra óptica quando ela chegar á tua localidade, deves ponderar em comprar um ATI já preparado para distribuição de fibra óptica, com o novo regulamento tens de deixar fibra óptica na ZAP desde o ATI.
Cumprimentos, Filipe Paula
Cumprimentos, Filipe Paula
Pois já comprei a caixa vazia para 8 saídas, penso que são suficientes.
Depois comprarei o material todo para a equipar, pretendo que fique tudo operacional para a chegada da fibra óptica.
Só não entendo porque temos de ter tanta tomada RJ45, se tiver wireless, elas nunca serão usadas, na cozinha como nos quartos... enfim questões que me ultrapassam!
Depois comprarei o material todo para a equipar, pretendo que fique tudo operacional para a chegada da fibra óptica.
Só não entendo porque temos de ter tanta tomada RJ45, se tiver wireless, elas nunca serão usadas, na cozinha como nos quartos... enfim questões que me ultrapassam!
Pids
se moras numa aldeia não te devias preocupar muito com a fibra e passo a explicar...pids Escreveu:Pois já comprei a caixa vazia para 8 saídas, penso que são suficientes.
na aldeia onde mora um dos meus irmãos a MEO chega via telefone com NET,TV,TELEFONE
O sinal vem via telefone e entra num router thomsom com wireless para a internet..
depois o resto das comunicações entre BOXES é através de RJ45...
na casa dele não deixaram ATI porque na altura não era exigido...já estás a imaginar o que aconteceu...
do router de entrada ás BOXES de tv é RJ45 .....um trabalhão enorme pro tecnico da meo e para mim mais tarde para ampliar o sinal wireleess com repetidor no telhado....
resumindo....
por enquanto a rede rj45 é muito util e adapata-se a tudo como tv,s ,pcs,modems,etc etc
só por curiusidade...passa um cabo de fibra optica da pt quase por cima da minha casa á anos e nunca se falou sequer em destribuir pelas aldeias porque não é viavel..
Já agora como é que conseguem, para a ZAP, por num tubo de 32, 2 cabos UTP, 2 cabos coaxiais e um cabo com 2 fibras?
1 UTP diametro 6,5mm
1 Coaxial 7mm
2 Fibra 9mm
a mim dá-me diametro interno 29,21, o tubo VD32 tem diametro interno 27,8.
1 UTP diametro 6,5mm
1 Coaxial 7mm
2 Fibra 9mm
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Por isso é que uso para a ZAP sempre 2xVD25xyz33 Escreveu:Já agora como é que conseguem, para a ZAP, por num tubo de 32, 2 cabos UTP, 2 cabos coaxiais e um cabo com 2 fibras?
1 UTP diametro 6,5mm
1 Coaxial 7mm
2 Fibra 9mm

Learning is the goal!!
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
e para uma I1 é complicado pôr um tubo 32mm.
mais vale 2 de 25, ou com os novos diametros, 3x20mm um para cada I1
mais vale 2 de 25, ou com os novos diametros, 3x20mm um para cada I1
Eng. de electrónica e telecomunicações
Como é que colocam 2 cabos coaxiais de 7mm num tubo de 20?gemini Escreveu:pois, é verdade... agora convêm mesmo 3x20 para não haver dúvidas do que passa por aquele tubo..
diametro interno 17,82mm o VD 20 tem interno 16,9mm
gemini Escreveu:Por isso é que uso para a ZAP sempre 2xVD25xyz33 Escreveu:Já agora como é que conseguem, para a ZAP, por num tubo de 32, 2 cabos UTP, 2 cabos coaxiais e um cabo com 2 fibras?
1 UTP diametro 6,5mm
1 Coaxial 7mm
2 Fibra 9mm
E o que passa em cada tubo de 25?
Pids
gemini Escreveu:Por isso é que uso para a ZAP sempre 2xVD25xyz33 Escreveu:Já agora como é que conseguem, para a ZAP, por num tubo de 32, 2 cabos UTP, 2 cabos coaxiais e um cabo com 2 fibras?
1 UTP diametro 6,5mm
1 Coaxial 7mm
2 Fibra 9mm
Só dá se usar tubo VD se o electricista usar outro tipo de tubo, que é o mais natural 2 tubos de 25 não dá.
Será que há cabos com 2 fibras com menos de 9mm de diametro? Eu não encontrei se souberem algum digam sff.