Boas
Tenho neste momento em mãos, a instalação eléctrica de um supermercado.
Gostaria de saber se alguém me poderia ajudar com a legislação aplicável a este estabelecimentos.
Relativamente a ser necessário Projecto Eléctrico, pelo que tenho visto aqui no fórum, em certos casos neste tipo de estabelecimento não é necessário.
Alguém me pode ajudar???
Instalação eléctrica num supermercado
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Re: Instalação eléctrica num supermercado
Podes começar pelas regras técnicas (RTIEBT) ponto 801.2.6 onde estão as regras para os estabelecimentos comerciais (é neste tipo que se insere os supermercados). E ver também as restantes regras comuns a todos os edifícios recebendo público 801.2.1.
Obrigado pela ajuda.
Estive a ver assim por alto o RTIEBT, mas não encontrei qual a altura a que deverei deixar as tomadas.
Vou deixa-las em cima, a que distancia devem ficar do tecto??
Se alguém poder ajudar muito obrigado.
Estive a ver assim por alto o RTIEBT, mas não encontrei qual a altura a que deverei deixar as tomadas.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Isso vai depender da altura em que vão ser instalados os equipamentos, não existem alturas mínimas nem quaisquer alturas recomendadas tanto quanto sei. Existe algum layout dos equipamentos? Penso que será por um layout que se deverá guiar. A altura das tomadas vai ser a mais apropriada para facilitar a ligação aos equipamentos.amf Escreveu:Obrigado pela ajuda.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Já agora faça a sua apresentação: http://www.eletricidade.net/viewforum.php?f=23amf Escreveu:mais uma vez obrigado
e actualize o seu perfil.
Dê ainda uma olhadela no link seguinte: http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=4&t=5855
Já fiz o que disse para fazer.
Já me apresentei e actualizei o meu perfil.
António
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Ok assim ficamos a saber melhor quem é! Como já tem mais de 5 mensagens em princípio pode enviar mensagem ao admin para passar para o grupo dos activos e poder ter acesso a anexos no fórum.amf Escreveu:Já fiz o que disse para fazer.