Quadro Electrico faz zumbido ...

Mr_Anderson
Curioso
Curioso
Registado: 19 out 2008, 19:54

Quadro Electrico faz zumbido ...

Mensagem por Mr_Anderson »

Boa Tarde,

ultimamente tenho notado na minha casa quando ligo alguns aparelhos electricos que o QE (Quadro Electrico) faz um zumbido que penso nao ser normal, alem disso tenho notado que a conta de electricidade tem subido bastante. Já liguei para a EDP e disseram-me para fazer o teste de desligar os disjuntores todos durante uns 15m para ver se o contador continuava a marcar. Eu fiz o teste e não notei que estivesse a marcar. No entanto e como disse, quando ligo um aquecimento + outro equipamento começa logo o QE a fazer um zumbido. O Contandor da EDP roda com bastante velocidade.

Será possível haver uma "passagem" sem que o diferencial esteja a disparar ?

Cumprimentos
Pollux
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2008, 21:36

Re: Quadro Electrico faz zumbido ...

Mensagem por Pollux »

Deves ter um disjuntor sobrecarregado.
Assim, quando ligas os equipamentos em questão, esse circuito tem mais carga e "acusa o esforço" através desse zumbido.
KWh
Curioso
Curioso
Registado: 20 fev 2010, 23:46

Mensagem por KWh »

Boas
O zumbido vem de onde? Dos dijuntores ou do limitador de potencia da EDP?
Tambem pode ser mau aperto nos fios.
Espero ter ajudado.
KWh
ante
Curioso
Curioso
Registado: 02 out 2009, 09:53
Contacto:

Mensagem por ante »

É normal o contador analogico fazer algum ruido, geralmente na ordem da frequencia em que operamos em portugal 50hz. O meu tambem faz algum barulho umas vezes mais outras menos.
Mr_Anderson
Curioso
Curioso

O zumbido vem do QE onde está o diferencial da EDP e os disjuntores.

Aparentemente o zumbido será nos disjuntores mesmo.

O barulho ou zumbido que está a fazer parece-me ser bem mais elevado ultimamente que o habitual...
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 27 out 2009, 22:01
Contacto:

Mensagem por windstorm »

claro que se usas a electricidade para aquecimento podes ter a certeza que a conta da luz dispara...
em portugal não é viavel ter aquecimento electrico...basta um aquecedor ligado 5 horas por dia a uma média de 1000w, consomes nestas 5 horas mais ou menos 0,70€....imagina que tens três ou quatro aquecedores ligados mais o resto dos equipamentos e gastas em média 5€ dia x 30 dias =150€

o zumbido é da elevada intensidade consumida num determinado momento....é normal nos contadores/diferenciais antigos..
Mr_Anderson
Curioso
Curioso

de qualquer forma sempre usei aquecimento e nunca ouvi o QE fazer aquele zumbido .
Posso ainda dizer que só tenho um aquecimento em minha casa.

Outra situacao que noto, é o facto de o Diferencial disparar com relativa facilidade, quero dizer com isto que se ligar microondas + uma TV e + uma ou outra lampada o diferencial dispara. Sei no entanto que o microondas consome bastante...

Outra situacao que me esta a intrigar e o facto de ter uma UPS "queimada" recentemete. Não tenho no entanto a certeza se teve algo directamente a ver com o QE ou com as ligações da minha casa. Mas posso dizer que ultimamente (no espaço de um ano) já houve outros aparelhos na minha casa que "arderam", o aquecimento a óleo foi um deles.
Será coincidência ?

Posso ainda dizer que acerca de 2/3 anos mandei instalar Terra para o meu quarto onde tenho computador para usar com a UPS. O Electricista que fez essa intervenção era supostamente certificado e fez os testes necessários na altura.
Esta situação do zumbido no QE só a comecei a notar acerca de 1/2 meses para cá.
Na minha casa só estava instalado Terra de origem na cozinha por esse motivo mandei colocar Terra também no meu quarto.
bacalhau
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 08 abr 2008, 20:35

Mensagem por bacalhau »

Olá,
Já deste uma vista de olhos a que valor está entrar a rede na tua casa?
Mr_Anderson
Curioso
Curioso

Como posso fazer isso ?
ante
Curioso
Curioso
Registado: 02 out 2009, 09:53
Contacto:

Mensagem por ante »

Talvez seja melhor chamar um electricista.
Mr_Anderson
Curioso
Curioso

...entretanto estive a pesquisar a web e encontrei algo que talvez possa ser útil.

Um monitor custos energia.
Podem vê-lo no link em baixo:
http://www.trotec.de/upload/de/images/m ... etails.jpg

Basicamente é um aparelho que se liga entre um electrodoméstico e a tomada de rede eléctrica, e mede o consumo desse mesmo electrodoméstico.
Se eu conseguisse medir com alguma precisão o consumo registado no contador da EDP (o problema é que não tenho a certeza de como fazer), conseguiria despistar o problema na minha casa.

Agradecia que aguém me possa explicar de uma forma simples como medir os consumos no contador da EDP da minha casa ?
Mr_Anderson
Curioso
Curioso

...entretanto liguei para a EDP a pedir uma vistoria ou verificação do QE na minha casa. Disseram-me que para isso teria de pagar uma valor de 150€ da deslocação do piquete da EDP à minha casa...

Alguem me sabe dizer se este procedimento é normal ?

Pergunto isto porque no caso da netcabo e se tiver problemas com o equipamento (modem e afins que são propriadade da netcabo) não pago nada para o técnico se deslocar e reparar algum desses equipamentos.
Kykoo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 21 mar 2010, 11:50
Has thanked: 7 times
Been thanked: 4 times

Mensagem por Kykoo »

Mr_Anderson Escreveu:...entretanto liguei para a EDP a pedir uma vistoria ou verificação do QE na minha casa. Disseram-me que para isso teria de pagar uma valor de 150€ da deslocação do piquete da EDP à minha casa...

Alguem me sabe dizer se este procedimento é normal ?

Pergunto isto porque no caso da netcabo e se tiver problemas com o equipamento (modem e afins que são propriadade da netcabo) não pago nada para o técnico se deslocar e reparar algum desses equipamentos.
Viva,

Isso é perfeitamente normal, porque o quadro eléctrico não é propriedade da EDP! O quadro eléctrico é da responsabilidade do cliente, a EDP só fornece a energia. Como já aqui foi dito, o melhor será chamar um electricista para averiguar a situação. Caso seja algo imputável à EDP pode ser apresentar uma queixa e tentar reaver o valor da assistência do electricista.

Cumpts,
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
Mr_Anderson
Curioso
Curioso

O QE não é propriadade da EDP ????

Desculpem a minha ignorância , mas o Contador e o Diferencial tenho a certeza que dizem lá "Propriadade da EDP". A única caixa que não diz isso é a caixa dos Disjuntores.

Quando me estava a referir ao QE, é tudo o que está lá dentro, Diferencial e Disjuntores.

De qualquer forma se alguém me puder dizer como faço para medir o consumo com precisão no Contador da EDP eu agradeço !
Kykoo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 21 mar 2010, 11:50
Has thanked: 7 times
Been thanked: 4 times

Mensagem por Kykoo »

Viva,

Efectivamente o contador energético e o limitador são propriedade da EDP, mas a jusante disso não. Aquilo que você chama caixa dos disjuntores (quadro eléctrico) é da responsabilidade do cliente. Por isso quando ligou para a EDP e pediu para vistoriar o quadro eléctrico é normal que se cobrem disso!
O zumbido vem do QE onde está o diferencial da EDP e os disjuntores.
Aparentemente o zumbido será nos disjuntores mesmo.
Pode ser uma avaria do equipamento ou uma ligação defeituosa nos terminais, o que provoca um arco eléctrico (talvez a razão do zumbido), que por sua vez provoca um aquecimento anormal, que deve ser encarado como um potencial risco de incêndio.

Reitero novamente: chame um electricista!!

Cumpts,
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”