Paralelo de Transformadores de Potência

Responder
JoniT
Curioso
Curioso
Registado: 06 fev 2009, 17:54

Paralelo de Transformadores de Potência

Mensagem por JoniT »

Boa tarde,

Agradeço a vossa ajuda para o seguinte problema:

Tenho uma instalação com dois transformadores de potência a funcionar em paralelo.
O quadro geral de baixa tensão foi dimensionado e preparado para o funcionamento dos dois transformadores em paralelo com encravamentos eléctricos e mecânicos.
Se eu pretender, por motivos de manutenção, ligar os dois transformadores a funcionar ao mesmo tempo apenas por uns curtos minutos, é possível?
E quais são os riscos implicados nisso?

Obrigado.

João
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Re: Paralelo de Transformadores de Potência

Mensagem por joaoosvaldo »

JoniT Escreveu:Boa tarde,

Agradeço a vossa ajuda para o seguinte problema:

Tenho uma instalação com dois transformadores de potência a funcionar em paralelo.
O quadro geral de baixa tensão foi dimensionado e preparado para o funcionamento dos dois transformadores em paralelo com encravamentos eléctricos e mecânicos.
Se eu pretender, por motivos de manutenção, ligar os dois transformadores a funcionar ao mesmo tempo apenas por uns curtos minutos, é possível?
E quais são os riscos implicados nisso?

Obrigado.

João
Boas.

Pode-se fazer o paralelo de transformadores desde que se cumpram algumas condições e apenas cumprindo estas!

ver link seguinte: http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... formadores

Ver ainda o anexo!

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Anexos
paralelo transf trifásicos.pdf
(132.87 KiB) Transferido 158 vezes
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
JoniT
Curioso
Curioso

Mensagem por JoniT »

Caro Osvaldo Sousa,

Agradeço a sua explicação. Percebo e compreendi quais são as condições para executar paralelo de transformadores.

No entanto, não fui claro e peço desculpa por isso. Por lapso escrevi que a instalação actualmente tem os transformadores a funcionar em paralelo. Não está correcto. Por existir encravamentos eléctricos e mecânicos, só funciona um transformador de cada vez.
Por essa razão é que coloquei a questão.

O barramento do QGBT foi dimensionado para suportar correntes de um transformador. Se eu pretender remover os encravamentos por apenas uns minutos, para manutenção. Quais são os riscos disso e saber se realmente posso fazé-lo.

Obrigado

João
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

JoniT Escreveu:Caro Osvaldo Sousa,

Agradeço a sua explicação. Percebo e compreendi quais são as condições para executar paralelo de transformadores.

No entanto, não fui claro e peço desculpa por isso. Por lapso escrevi que a instalação actualmente tem os transformadores a funcionar em paralelo. Não está correcto. Por existir encravamentos eléctricos e mecânicos, só funciona um transformador de cada vez.

O barramento do QGBT foi dimensionado para suportar correntes de um transformador. Se eu pretender remover os encravamentos por apenas uns minutos, para manutenção. Quais são os riscos disso e saber se realmente posso fazé-lo.

Obrigado

João
Do meu ponto de vista se forem tomadas as precauções e for possível cumprir todas as condições indicadas para o paralelo de transformadores em principio não existe qualquer problema!!!

De qualquer forma se não for possível cumprir as condições do paralelo o melhor será desligar um dos transformadores para se efectuar a manutenção.

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
JoniT
Curioso
Curioso

Mensagem por JoniT »

Obrigado.

Concordo. É possível ser feito no entanto deve-se ter muita atenção naquilo que se está a fazer e tomar todas as precauções e medidas possíveis.

Cumps.

João
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

JoniT Escreveu:Caro Osvaldo Sousa,

Obrigado

João

Boas,

Pode fazer todas as habilidades que lhe apetecer, tem é que assumir a responsabilidade se algo correr mal.

Se o QGBT está dimensionado só para um transformador, em minha opinião não deve ser submetido a dois transformadores em paralelo, nem os

encravamentos são para alterar...nem que temporariamente. É assim que nascem os acidentes.

Mais!... a questão que foi levantada não faz sentido, ter de ligar um transformador para lhe fazer manutenção...?!

ohmico
Cafungo
Curioso
Curioso
Registado: 26 mar 2009, 14:02

Mensagem por Cafungo »

És curioso a pergunta...mas como já diz os transformadores estão em paralelo, ou seja foi elaborado para esta função de que qdo a falha de um outro sustenta... em manutenção seria o msm caso. Em caso de possivel erro!!!! em eletricidade não devemos cometer erros!!!!
Responder

Voltar para “Dúvidas”