Boa tarde,
Agradeço a vossa ajuda para o seguinte problema:
Tenho uma instalação com dois transformadores de potência a funcionar em paralelo.
O quadro geral de baixa tensão foi dimensionado e preparado para o funcionamento dos dois transformadores em paralelo com encravamentos eléctricos e mecânicos.
Se eu pretender, por motivos de manutenção, ligar os dois transformadores a funcionar ao mesmo tempo apenas por uns curtos minutos, é possível?
E quais são os riscos implicados nisso?
Obrigado.
João
Paralelo de Transformadores de Potência
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Re: Paralelo de Transformadores de Potência
Boas.JoniT Escreveu:Boa tarde,
Agradeço a vossa ajuda para o seguinte problema:
Tenho uma instalação com dois transformadores de potência a funcionar em paralelo.
O quadro geral de baixa tensão foi dimensionado e preparado para o funcionamento dos dois transformadores em paralelo com encravamentos eléctricos e mecânicos.
Se eu pretender, por motivos de manutenção, ligar os dois transformadores a funcionar ao mesmo tempo apenas por uns curtos minutos, é possível?
E quais são os riscos implicados nisso?
Obrigado.
João
Pode-se fazer o paralelo de transformadores desde que se cumpram algumas condições e apenas cumprindo estas!
ver link seguinte: http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... formadores
Ver ainda o anexo!
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
- Anexos
-
- paralelo transf trifásicos.pdf
- (132.87 KiB) Transferido 158 vezes
Caro Osvaldo Sousa,
Agradeço a sua explicação. Percebo e compreendi quais são as condições para executar paralelo de transformadores.
No entanto, não fui claro e peço desculpa por isso. Por lapso escrevi que a instalação actualmente tem os transformadores a funcionar em paralelo. Não está correcto. Por existir encravamentos eléctricos e mecânicos, só funciona um transformador de cada vez.
Por essa razão é que coloquei a questão.
O barramento do QGBT foi dimensionado para suportar correntes de um transformador. Se eu pretender remover os encravamentos por apenas uns minutos, para manutenção. Quais são os riscos disso e saber se realmente posso fazé-lo.
Obrigado
João
Agradeço a sua explicação. Percebo e compreendi quais são as condições para executar paralelo de transformadores.
No entanto, não fui claro e peço desculpa por isso. Por lapso escrevi que a instalação actualmente tem os transformadores a funcionar em paralelo. Não está correcto. Por existir encravamentos eléctricos e mecânicos, só funciona um transformador de cada vez.
O barramento do QGBT foi dimensionado para suportar correntes de um transformador. Se eu pretender remover os encravamentos por apenas uns minutos, para manutenção. Quais são os riscos disso e saber se realmente posso fazé-lo.
Obrigado
João
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Do meu ponto de vista se forem tomadas as precauções e for possível cumprir todas as condições indicadas para o paralelo de transformadores em principio não existe qualquer problema!!!JoniT Escreveu:Caro Osvaldo Sousa,
Obrigado
João
De qualquer forma se não for possível cumprir as condições do paralelo o melhor será desligar um dos transformadores para se efectuar a manutenção.
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Obrigado.
Concordo. É possível ser feito no entanto deve-se ter muita atenção naquilo que se está a fazer e tomar todas as precauções e medidas possíveis.
Cumps.
João
Concordo. É possível ser feito no entanto deve-se ter muita atenção naquilo que se está a fazer e tomar todas as precauções e medidas possíveis.
Cumps.
João
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
JoniT Escreveu:Caro Osvaldo Sousa,
Obrigado
João
Boas,
Pode fazer todas as habilidades que lhe apetecer, tem é que assumir a responsabilidade se algo correr mal.
Se o QGBT está dimensionado só para um transformador, em minha opinião não deve ser submetido a dois transformadores em paralelo, nem os
encravamentos são para alterar...nem que temporariamente. É assim que nascem os acidentes.
Mais!... a questão que foi levantada não faz sentido, ter de ligar um transformador para lhe fazer manutenção...?!
ohmico
És curioso a pergunta...mas como já diz os transformadores estão em paralelo, ou seja foi elaborado para esta função de que qdo a falha de um outro sustenta... em manutenção seria o msm caso. Em caso de possivel erro!!!! em eletricidade não devemos cometer erros!!!!