Calculo queda de Tensão - U0 =230V ou 400V !?
-
- Curioso
- Registado: 01 fev 2008, 15:41
Re: Calculo queda de Tensão - U0 =230V ou 400V !?
sim! são os disjuntores com indicação 3P+Nr ou 3P+N/2 mas só existem para calibres superiores a 100A
- LinceS@T
- Velha Guarda
- Registado: 21 jan 2008, 22:54
- Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação
Esse foi o meu dilema na altura, cabos VAV; XV tem o condutor neutro reduzido, optei por colocar cabos monocondutores com as mesmas caracteristicas.
Mas isto foi a CERTIEL, tenho um projecto em maos que será aprovado pela DGE, vamos ver como é nesta situação.
No dimensionamento tentamos distribuir as cargas pela respectivas fases. Para que a corrente de neutro fosse igual às das fases era necessário todas as cargas dessa fase estarem ligadas e todas as outras desligadas, o que na prática isso não acontece..
Também temos a ipotese de colocar um disjuntor tripolar para as fases com o respectivo calibre e colocar um unipolar para o neutro com calibre inferior, por forma que o conjunto desarme ao mesmo tempo.
Cumprimentos
Mas isto foi a CERTIEL, tenho um projecto em maos que será aprovado pela DGE, vamos ver como é nesta situação.
No dimensionamento tentamos distribuir as cargas pela respectivas fases. Para que a corrente de neutro fosse igual às das fases era necessário todas as cargas dessa fase estarem ligadas e todas as outras desligadas, o que na prática isso não acontece..
Também temos a ipotese de colocar um disjuntor tripolar para as fases com o respectivo calibre e colocar um unipolar para o neutro com calibre inferior, por forma que o conjunto desarme ao mesmo tempo.
Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Desculpe a minha ignorância mas que disjuntores são esses "3P+Nr ou 3P+N/2" são os comuns tetrapolares??gilpedroso Escreveu:sim! são os disjuntores com indicação 3P+Nr ou 3P+N/2 mas só existem para calibres superiores a 100A
olá a todos,
os disjuntores 3P + N/2, protegem um condutor de neutro que tenha metade da secção das fases,
isto é se usar o cabo XV 3x25+2G16 por exemplo, terá que proteger o condutor de neutro.
Para que este não se danifique quado precorrido por uma corrente igual á das fases, a solução é usar um disjuntor 3P+N/2.
segundo as regras tecnicas é obrigatório a protecção do neutro, ou então uma justificação que diga que o neutro não é precorrido por
corrente igual ás das fases ( sistema trifásico equilibarado).
existem diversos disjuntores no mercado com essas caracteristicas, exemplo dos compact NSX da Schneider, para calibres a partir de 40 A.
No entanto só se pode reduzir o neutro a partir de 16mm2 de secção, logo os disjuntores que protegem cabos de 25 A, são os que necessitam de ter neutro reduzido.
abraço
os disjuntores 3P + N/2, protegem um condutor de neutro que tenha metade da secção das fases,
isto é se usar o cabo XV 3x25+2G16 por exemplo, terá que proteger o condutor de neutro.
Para que este não se danifique quado precorrido por uma corrente igual á das fases, a solução é usar um disjuntor 3P+N/2.
segundo as regras tecnicas é obrigatório a protecção do neutro, ou então uma justificação que diga que o neutro não é precorrido por
existem diversos disjuntores no mercado com essas caracteristicas, exemplo dos compact NSX da Schneider, para calibres a partir de 40 A.
No entanto só se pode reduzir o neutro a partir de 16mm2 de secção, logo os disjuntores que protegem cabos de 25 A, são os que necessitam de ter neutro reduzido.
abraço
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Bem esta é uma boa notícia visto que com esses disjuntores pode-se reduzir a secção do neutro à vontade, correcto?coiote Escreveu:olá a todos,
abraço
-
- Curioso
Sim, pode por exemplo colocar um cabo XV 3x50+2G25 com disjuntor 125A (3P+Nr) estes disjuntores já vem de fábrica com a protecção do neutro de calibre inferior á das fases.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Ok. Quanto a mim estou esclarecido em relação a esta questão. Mas queria ainda que me dissesem no caso da secção do neutro ser reduzida como calculam a queda de tensão???
-
- Curioso
????joaoosvaldo Escreveu:Ok. Quanto a mim estou esclarecido em relação a esta questão. Mas queria ainda que me dissesem no caso da secção do neutro ser reduzida como calculam a queda de tensão???
com base na secção do condutor de fase (ou não era essa a duvida)!?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
As expressões indicadas nos post's anteriores para cálculo da q.d.t. são válidas para secções das fases e neutro iguais. Daí eu perguntar se forem diferentes com a secção do neutro reduzida como calculam a q.d.t.??gilpedroso Escreveu:????joaoosvaldo Escreveu:Ok. Quanto a mim estou esclarecido em relação a esta questão. Mas queria ainda que me dissesem no caso da secção do neutro ser reduzida como calculam a queda de tensão???
com base na secção do condutor de fase (ou não era essa a duvida)!?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Se eu tiver a impedância equivalente fase-neutro da canalização Zeq f-n é correcto utilizar a expressão seguinte:
u = Zeq f-n x Ib x cos fi
U(%)= u x (100/Uo)
com Uo=230V e Ib a corrente estipulada de serviço da canalização.
Penso que com esta expressão temos uma valor correcto para a q.d.t.!!!
U(%)= u x (100/Uo)
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Agora estou na dúvida se nesta expressão devo colocar o "cos fi" ou não!! Penso que o mais correcto será ficar apenas u = Zeq f-n x Ib. Gostava que comentassem e dessem a vossa opinião. Obrigado.joaoosvaldo Escreveu:Se eu tiver a impedância equivalente fase-neutro da canalização Zeq f-n é correcto utilizar a expressão seguinte:
U(%)= u x (100/Uo)
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Mas que bela ajuda, que é a lei de ohm sei eu muito bem!!! O problema é que fiz o cálculo com as expressões simplificadas e com esta e dão valores ligeiramente diferentes e como quero ter isto bem feito estou a colocar a questão, se lhe causa assim tanta impressão tem bom remédio e não comente. É que você diz isso agora mas quando coloquei a primeira expressão com o "cos fi" você disse que estava correcto num post que acabou por apagar e agora diz isso por isso também deve ter alguma dúvida. Enfim!!!Duzia12 Escreveu:Isso é a Lei de Ohm U= R x I
Tanta Duvida!!!
- LinceS@T
- Velha Guarda
- Registado: 21 jan 2008, 22:54
- Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação
joaoosvaldo Escreveu:Mas que bela ajuda, que é a lei de ohm sei eu muito bem!!! O problema é que fiz o cálculo com as expressões simplificadas e com esta e dão valores ligeiramente diferentes e como quero ter isto bem feito estou a colocar a questão, se lhe causa assim tanta impressão tem bom remédio e não comente. É que você diz isso agora mas quando coloquei a primeira expressão com o "cos fi" você disse que estava correcto num post que acabou por apagar e agora diz isso por isso também deve ter alguma dúvida.Duzia12 Escreveu:Isso é a Lei de Ohm U= R x I
Tanta Duvida!!!
Deixo aqui uma tabela com os factores que devemos considerar ( resistência, reactância indutiva, reactância capacitiva, Perditância e Efeito Pelicular).
Cumprimentos
- Anexos
-
- queda3.jpg
- (50.25 KiB) Transferido 77 vezes
-
- queda1.jpg
- (249.75 KiB) Transferido 77 vezes
Saber não ocupa espaço.