Boa noite a todos, este é o meu primeiro post neste forum...
Tenho alguns conhecimentos básicos de electricidade / electrónica mas tenho uma questão sobre como alternar a rotação de um motor eléctrico. Lembro-me que quando era miúdo tinha uns pequenos motores a pilhas onde bastava trocar os fios e a rotação do motor mudava. Agora estou em busca de uma forma para fazer o mesmo mas com um motor eléctrico (220V).
Preciso de fazer um mecanismo para abrir uma porta de correr sem ter que recorrer a um motor daqueles usados para os portões pois é bastante caro para o que pretendo...
Agradeço desde já a atenção
Miguel
Como alternar a rotação de um motor?
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Como alternar a rotação de um motor?
Tens que dizer que tipo de motor tens nas mãos. Existem várias técnicas para inverter o sentido, mas depende do motor em causa. Por outro lado, já verificaste se o motor em causa tem "força" para fazer o que quer com ele?
Tira uma foto ao motor e publica-a aqui, se não conseguires descrever o tipo de motor.
Tira uma foto ao motor e publica-a aqui, se não conseguires descrever o tipo de motor.
Ainda não arranjei o motor... Estava á espera de ver o que me aconselhavam aqui para poder arranjar o material. A porta é pequena e leve, portanto imagino que não seja preciso muita força para a abrir, mas de qualquer maneira vou ter isso em atenção.
Que tipo de motor e sistema seria o mais adequado para fazer isto?
Obrigado
Que tipo de motor e sistema seria o mais adequado para fazer isto?
Obrigado
Bom dia.
Deveria dizer mais sobre o motor que pretende utilizar. Qual a alimentação que tem disponível? Monofásica, trifásica? Não se esqueça que deverá arranjar um motor com caixa redutora.
Como disse o colega nelmindo, existem muitoas formas de fazer o que pretende... tem é que ser um pouco mais específico.
Cumprimentos,
José Silva
Deveria dizer mais sobre o motor que pretende utilizar. Qual a alimentação que tem disponível? Monofásica, trifásica? Não se esqueça que deverá arranjar um motor com caixa redutora.
Como disse o colega nelmindo, existem muitoas formas de fazer o que pretende... tem é que ser um pouco mais específico.
Cumprimentos,
José Silva
Cumprimentos,
José Silva
José Silva
Bom dia.
Cumprimentos,
José Silva
Cumprimentos,
José Silva
Cumprimentos,
José Silva
José Silva
Existem vários tipos de motores manofásicos. Os mais comuns ( de gaiola) utilizam dois enrolamentos no estátor, um enrolamento de arranque e outro de fucionamento. O enrolamento de arranque pode ou não permanecer ligado em funcionamento (desligado por interruptor centrifugo). Caso tenhas acesso aos terminais do enrolamento de arranque, é aí invertendo o as ligações ( inverte-se o sentido do fluxo magnetico) que poderás inverter o sentido de rotação do referido motor.
Muito obrigado desde já a todos os que têm participado e ajudado!
A corrente disponível é monofásica, apesar de na área ter caso seja necessário acesso a trifásica.
Ainda não tenho material nenhum para este projecto, pelo que posso optar (dependente do custo) pelo motor que me aconselharem... Como referi a porta a abrir será bastante leve, e penso que não será preciso muita força para a abrir e fechar.
Já agora se houver mais algumas soluções para abrir e fechar uma pequena porta deslizante (lateral), sou todo ouvidos... (olhos, neste caso).
Obrigado
A corrente disponível é monofásica, apesar de na área ter caso seja necessário acesso a trifásica.
Ainda não tenho material nenhum para este projecto, pelo que posso optar (dependente do custo) pelo motor que me aconselharem... Como referi a porta a abrir será bastante leve, e penso que não será preciso muita força para a abrir e fechar.
Já agora se houver mais algumas soluções para abrir e fechar uma pequena porta deslizante (lateral), sou todo ouvidos... (olhos, neste caso).
Obrigado