Fim da Certiel?
Re: Fim da Certiel?
Sim, os municipios não precisam do certificado da certiel ou do gás para nada, eu próprio pedi a licença de utilização da minha moradia e apenas me foi solicitado o comprovativo do registo na conservatória da moradia, o livro de obra, o certificado do ensaio acustico e o termo de responsabilidade do director de obra (civil), não me pediram o certificado do gás, nem da água, nem da electricidade.
No entanto, para ligar a luz em definitivo, necessitei de apresentar o certificado da certiel, para me ligarem a água precisei de solicitar a inspecção à empresa distribuidora das águas, do gás, não existe rede de gás na zona....
Por isso é que o Dec. Lei 26/2010 vem simplificar o procedimento administrativo dos municipios, não estando a licença de utilização pendente dos certificados das entidades das várias entidades... até porque, no meu caso, por exemplo, se não existe rede de distribuição de gás, eu não tenho gás em casa(paineis solares com auxilio electrico para as aguas e fogão eléctrico), porque estar a licença pendente da apresnetação do certificado da instalação de gás? não fazia qualquer sentido....
Relativamente à luz e água, até terminar a licença de construção teria contractos de obras, depois teria que soliciatr o definitivo, sendo para isso necessário as respectivas certificações por entidades competentes, que foi o meu caso....
Dai os municipios darem a informação que não precisam dos certificados, cada "macaco no seu galho", eles vem a parte do licenciamento, as outras entidades cada uma a sua "especialidade".
Imaginem os municipios a efectuarem inspecções de gás, ou electricidade, ou elevadores, ou acustico, térmico........ por isso existem entidades para cada uma das especialidades...
Cumprimentos
No entanto, para ligar a luz em definitivo, necessitei de apresentar o certificado da certiel, para me ligarem a água precisei de solicitar a inspecção à empresa distribuidora das águas, do gás, não existe rede de gás na zona....
Por isso é que o Dec. Lei 26/2010 vem simplificar o procedimento administrativo dos municipios, não estando a licença de utilização pendente dos certificados das entidades das várias entidades... até porque, no meu caso, por exemplo, se não existe rede de distribuição de gás, eu não tenho gás em casa(paineis solares com auxilio electrico para as aguas e fogão eléctrico), porque estar a licença pendente da apresnetação do certificado da instalação de gás? não fazia qualquer sentido....
Relativamente à luz e água, até terminar a licença de construção teria contractos de obras, depois teria que soliciatr o definitivo, sendo para isso necessário as respectivas certificações por entidades competentes, que foi o meu caso....
Dai os municipios darem a informação que não precisam dos certificados, cada "macaco no seu galho", eles vem a parte do licenciamento, as outras entidades cada uma a sua "especialidade".
Imaginem os municipios a efectuarem inspecções de gás, ou electricidade, ou elevadores, ou acustico, térmico........ por isso existem entidades para cada uma das especialidades...
Cumprimentos
Facilmente imaginamos os municipes a fazer essas inspecções.... é so recuármos uns 10 anos atras em que tudo era pedido a eles e e tudo era bem mais simplificado...
Sim, era bem mais simplificado, ainda hoje o é..... desde que se chegue à frente com alguma coisa.......
Para isso não lhes chamemos inspecção, mas sim uma "taxa" a pagar ao fiscal do municipio para nos aprovar a obra, independentemente de estar correcta ou incorrectamente executada (é claro que depende sempre da disposição do próprio no dia)...... ou todos nós não sabemos que, infelizmente, é assim que funciona nos municipios? Eu só construi uma moradia e fiquei perplexo, imagino quem constroi prédios e grandes urbanizações.... Ou será que é por milagre que aparecem obras feitas onde nem sequer se podia construir?
Mas também, quem já está habituado a ser lixado pelos politicos que temos, já não faz grande diferença..... Ou será que eles são todos uns santinhos.... Todas estas histórias de Freeport, projectos assinados, submarinos,..... é tudo mentiras da comunicação social.....
Se ligarmos para a CERTIEL ou para as entidades inspectoras, e se lermos a legislação com a qual eles se baseiam para nos darem uma resposta, não será assim tão dificil perceber....
Para isso não lhes chamemos inspecção, mas sim uma "taxa" a pagar ao fiscal do municipio para nos aprovar a obra, independentemente de estar correcta ou incorrectamente executada (é claro que depende sempre da disposição do próprio no dia)...... ou todos nós não sabemos que, infelizmente, é assim que funciona nos municipios? Eu só construi uma moradia e fiquei perplexo, imagino quem constroi prédios e grandes urbanizações.... Ou será que é por milagre que aparecem obras feitas onde nem sequer se podia construir?
Mas também, quem já está habituado a ser lixado pelos politicos que temos, já não faz grande diferença..... Ou será que eles são todos uns santinhos.... Todas estas histórias de Freeport, projectos assinados, submarinos,..... é tudo mentiras da comunicação social.....
Se ligarmos para a CERTIEL ou para as entidades inspectoras, e se lermos a legislação com a qual eles se baseiam para nos darem uma resposta, não será assim tão dificil perceber....
Acho que tem um pensar muito negro em relação ás camaras...não podemos generalizar.
Eu sou técnico á mais de 20 anos, trabalhei muito tempo com as camaras e nunca tive que chegar á frente com nada, não duvido que essas situações não aconteçam...mas e os inspectores da certiel também não são nenhuns santinhos, isso há em todo o lado...bons e maus.
Mal por mal....mais vale as camaras.
Eu sou técnico á mais de 20 anos, trabalhei muito tempo com as camaras e nunca tive que chegar á frente com nada, não duvido que essas situações não aconteçam...mas e os inspectores da certiel também não são nenhuns santinhos, isso há em todo o lado...bons e maus.
Mal por mal....mais vale as camaras.
Caro amigo, tenho 36anos e trabalho na area desde os 17anos, já vi muita coisa e com a chegada da CERTIEL as melhoras foram bastantes...
Espero sinceramente, que não termine, seria andar de cavalo para burro...
É a opinião que tenho, assim como existem outras diferentes....
Não se pode agradar a gregos e a troianos......
Cumprimentos
Espero sinceramente, que não termine, seria andar de cavalo para burro...
É a opinião que tenho, assim como existem outras diferentes....
Não se pode agradar a gregos e a troianos......
Cumprimentos
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 jan 2008, 19:56
- Been thanked: 1 time
Ora bem, então aqui fica o meu contributo
uma vez que o certificado da certiel não tem responsabilidade nenhuma, pois o técnico instalador continua a ser o responsável, axo que após uma inspecção o dono de obra é que deveria decidir.
ou seja, ou confia no técnico responsável ou não paga até fazer a alteração.
no meu caso sei de várias instalações que foram "encravadas" por motivos menos correctos diria eu, e que não tinha nenhum problema em aceitar a instalação com o termo do instalador.
é claro que há outras que realmente os Sr. da Certiel tem razão e nas quais eu obrigaria o técnico a proceder as correcções.
é mais uma humilde opinião para o monte
uma vez que o certificado da certiel não tem responsabilidade nenhuma, pois o técnico instalador continua a ser o responsável, axo que após uma inspecção o dono de obra é que deveria decidir.
ou seja, ou confia no técnico responsável ou não paga até fazer a alteração.
no meu caso sei de várias instalações que foram "encravadas" por motivos menos correctos diria eu, e que não tinha nenhum problema em aceitar a instalação com o termo do instalador.
é claro que há outras que realmente os Sr. da Certiel tem razão e nas quais eu obrigaria o técnico a proceder as correcções.
é mais uma humilde opinião para o monte
7 — São fixados em diploma próprio os projectos das
especialidades e outros estudos e as certificações técnicas
que carecem de consulta, de aprovação ou de parecer, interno
ou externo, bem como os termos em que têm lugar.
8 — A consulta, certificação, aprovação ou parecer, por
entidade interna ou externa aos municípios, dos projectos
das especialidades e outros estudos referidos no número
anterior não têm lugar quando o respectivo projecto seja
acompanhado por termo de responsabilidade subscrito
por técnico autor de projecto legalmente habilitado que
ateste o cumprimento das normas legais e regulamentares
aplicáveis, designadamente as identificadas nos n.os 1 e 2
do artigo 10.º
9 — A realização de vistoria, certificação, aprovação ou
parecer, pelo município ou por entidade exterior, sobre a
conformidade da execução dos projectos das especialidades
e outros estudos com o projecto aprovado ou apresentado
é dispensada mediante emissão de termo de responsabilidade
por técnico legalmente habilitado para esse efeito,
de acordo com o respectivo regime legal, que ateste essa
conformidade.
10 — O disposto nos n.os 8 e 9 não prejudica a verificação
aleatória dos projectos neles referidos e da sua
execução.
Parece que acabou mesmo vistorias, tal como no ITED passou agora a todas as especialidades
especialidades e outros estudos e as certificações técnicas
que carecem de consulta, de aprovação ou de parecer, interno
ou externo, bem como os termos em que têm lugar.
8 — A consulta, certificação, aprovação ou parecer, por
entidade interna ou externa aos municípios, dos projectos
das especialidades e outros estudos referidos no número
anterior não têm lugar quando o respectivo projecto seja
acompanhado por termo de responsabilidade subscrito
por técnico autor de projecto legalmente habilitado que
ateste o cumprimento das normas legais e regulamentares
aplicáveis, designadamente as identificadas nos n.os 1 e 2
do artigo 10.º
9 — A realização de vistoria, certificação, aprovação ou
parecer, pelo município ou por entidade exterior, sobre a
conformidade da execução dos projectos das especialidades
e outros estudos com o projecto aprovado ou apresentado
é dispensada mediante emissão de termo de responsabilidade
por técnico legalmente habilitado para esse efeito,
de acordo com o respectivo regime legal, que ateste essa
conformidade.
10 — O disposto nos n.os 8 e 9 não prejudica a verificação
aleatória dos projectos neles referidos e da sua
execução.
Parece que acabou mesmo vistorias, tal como no ITED passou agora a todas as especialidades
boas
pessoalmente não concordo com o fim da certiel: corcordo com acabarem com as reinspeções em casos que não seijão considerados graves e faceis de alterar.
ai sim o tecnico reponsavel assina um termo de responsabilidade em como vai proceder ás alterações. Não se justifica por descuidos menores, atrazar-se um processo por mais um mes com os custos que isso acarreta. O inspector informa-va o cliente das não conformidades e o tecnico ficava na obrigação de as alterar.
a certiel serviu para acabar com a rebaldaria que existia nas inspeções, mas não pode ser vista como um bando de arrogantes, que so querem é reinspeções.
pessoalmente não concordo com o fim da certiel: corcordo com acabarem com as reinspeções em casos que não seijão considerados graves e faceis de alterar.
ai sim o tecnico reponsavel assina um termo de responsabilidade em como vai proceder ás alterações. Não se justifica por descuidos menores, atrazar-se um processo por mais um mes com os custos que isso acarreta. O inspector informa-va o cliente das não conformidades e o tecnico ficava na obrigação de as alterar.
a certiel serviu para acabar com a rebaldaria que existia nas inspeções, mas não pode ser vista como um bando de arrogantes, que so querem é reinspeções.
As alterações só entram em vigor ao fim de 180 dias após publicação do diploma.
Como técnico de uma Câmara Municipal, não vejo com muito bons olhos o fim da certiel, não pelas atitudes dos fiscais mas sim mais pela falta de qualidade de muitos projectos que se vêem por aí, sendo que muitos donos de obra não têm capacidade para saber distinguir do que é bom do que é mau.
Na minha perspectiva, quem aceitar o trabalho do "zé manél faz-tudo" vai começar a correr riscos desnecessários.
Mas lá está, esta é mais uma humilde opinião num assunto já com várias páginas.
Como técnico de uma Câmara Municipal, não vejo com muito bons olhos o fim da certiel, não pelas atitudes dos fiscais mas sim mais pela falta de qualidade de muitos projectos que se vêem por aí, sendo que muitos donos de obra não têm capacidade para saber distinguir do que é bom do que é mau.
Na minha perspectiva, quem aceitar o trabalho do "zé manél faz-tudo" vai começar a correr riscos desnecessários.
Mas lá está, esta é mais uma humilde opinião num assunto já com várias páginas.
eu acho muita graça aos eletricistas e outros que teem pena a certiel acabar...
eu chamo a isso falta de profissionalismo.
se sou tecnico credenciado e assino um termo de responsabelidade, para que é que preçiso que uns impertigados me venham ver o que está feito se na realidade só 1 em cada 5 obras é que eram vistoriadas???
alem disso depois de tudo feito, que veem eles?
claro que quem tem medo daquilo que faz e não tem coragem de assumir um erro, prefere ser inspecionado e fica tranquilo porque acha que fez tudo bem..
a esses tecnicos eu digo que estão na profissão errada e de profissionais não teem nada ou confiariam naquilo que fazem e não estariam á espera que alguem lhe abanase com a cabeça a dizer que sabem ligar dois fios..
quem quer ser inspecionado não acredita naquilo que faz ou tem medo de assumir uma responsabelidade...a esses nunca deveria ter sido dado o certificado de tecnicos.
se sou tecnico credenciado e assino um termo de responsabelidade, para que é que preçiso que uns impertigados me venham ver o que está feito se na realidade só 1 em cada 5 obras é que eram vistoriadas???
claro que quem tem medo daquilo que faz e não tem coragem de assumir um erro, prefere ser inspecionado e fica tranquilo porque acha que fez tudo bem..
a esses tecnicos eu digo que estão na profissão errada e de profissionais não teem nada ou confiariam naquilo que fazem e não estariam á espera que alguem lhe abanase com a cabeça a dizer que sabem ligar dois fios..
quem quer ser inspecionado não acredita naquilo que faz ou tem medo de assumir uma responsabelidade...a esses nunca deveria ter sido dado o certificado de tecnicos.
windstorm Escreveu:eu acho muita graça aos eletricistas e outros que teem pena a certiel acabar...
penso que seija exactamente o contrario
quem não tem medo de ser inspecionado esta à vontade
e a continuação da certiel, noutros moldes claro, serve antes de tudo para salvaguardar os bons profissionais.
Bons e maus. responsaveis e irresponsaveis há-os em todas as profissões.
carissimos o que acontesse é que alguns tecnicos sem escrepulos passam os termos de responsabilidade por uma verba sem se deslocarem á obra
isto é o que vai aconteçer se a certiel desapareçer.
cmdsej Escreveu:carissimos o que acontesse é que alguns tecnicos sem escrepulos passam os termos de responsabilidade por uma verba sem se deslocarem á obra
e fazem-nas.
acabem com a certiel, mas em caso de graves problemas originados pela instalação electrica punão os infratores com multas pesadas e proibição de assinar termos durante algum tempo.
-
- Curioso
- Registado: 28 jan 2010, 09:29
Boa tarde, só uma pergunta. É verdade que ja foi aprovado o tal decreto de lei, disseram me que isso aconteceu no dia 29 de Março, e que são 180 dias para entrar em vigor. Alguem que saiba que me responda se sera verdade. Obrigado.