Alterar quadro electrico de localizacao

Responder
electriko
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 05 abr 2010, 12:29

Alterar quadro electrico de localizacao

Mensagem por electriko »

Boas tardes pessoal, tenho uma situacao e gostaria de alguma ajuda se possivel, visto que ha muito tempo que estou fora destas lides e ja nao me recordo como proceder, bem como as legislacoes alteraram.

Entao e assim, o meu pai esta a remodelar umas casas velhas para um cliente.

Basicamente, mandou as velhas abaixo e construi novas.
Acontece que a portinhola, contador e quadro electrico estao junto ao muro do portao de entrada, que se situa a uns 30m das casas.
E agora pretende-se mudar o quadro electrico para dentro de casa, ficando a portinhola e o contador no mesmo sitio onde estao agora.

A duvida e ,que para mudar o quadro de sitio, vou precisar de mexer no interruptor diferencial da EDP que esta selado.
Quais os passos a tomar? posso quebrar o selo dakilo, fazer as obras e as modificacoes e depois peco para irem selar novamente? Ou e preciso eles irem desligar as coisas e so depois e que posso fazer as obras?

Sera necessario algum projecto das instalacoes? ( sao umas casas pequenas, 1 cozinha 1 quarto 1 sala 1 WC)
É necessario pedir alguma vistoria a CERTIEL?
É necessario assinar o termo de responsabilidade?
Ja estive inscrito como tecnico provisorio na DGE, mas como fui estudar, nunca cheguei a exercer profissionalmente, e ja caducou o prazo dos 2 anos. Vou-me inscrever novamente esta semana possivelmente.

Neste momento o cliente tem alimentacao trifasica, que servia apenas para bombas de rega, mas segundo diz, quando fez o pedido a edp, pediu logo para habitacao.

Agradeco desde ja toda a ajuda que vier.
Abraco
----------------------------
Dario Domingos Rosário
KWh
Curioso
Curioso
Registado: 20 fev 2010, 23:46

Re: Alterar quadro electrico de localizacao

Mensagem por KWh »

Caro colega, se o cliente pediu corrente para habitação, fazes as obras, pões o quadro dentro de casa, passas o cabo até a caixa de contador e chamas a EDP para vir fazer a alteração do limitador de potencia.
Espero ter ajudado.
KWh
electriko
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por electriko »

Obrigado pela ajuda, e em relacao a vistorias e termos de responsabilidade? e necessario?
E que tinha deixado esta questao no site da edp, e hoje fui contactado e disseram k era preciso ir a edp pedir para tirarem o limitador de potencia, fazer as obras, fazer vistoria da certiel e depois chamar novamente para ligarem o limitador de potencia.

Ou seja, nao os vou chamar duas vezes, deixo logo os cabos passados e so os chamo pra mudarem o limitador de sitio no mesmo dia. so tenho duvidas quanto a isto da vistoria. sera mesmo obrigatorio?
Dario Domingos Rosário
KWh
Curioso
Curioso

Mensagem por KWh »

caro colega.
ja fiz varios restauros nessas condições e não foi preciso chamar a certiel so contactei a EDP para mudar o contador para o exterior.
no teu caso é so colocar o limitador dentro de casa.
KWh
electriko
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por electriko »

Boas, contactei agora para o numero de apoio da EDP, e disseram me que posso fazer as obras e depois e so contactar para a edp e combinar para irem la mudar o imitador de potencia de sitio. nao e necessario vistorias nem nada.
Curioso, e que quando me contactaram da edp ontem disseram o contrario. LOL.
Dario Domingos Rosário
KWh
Curioso
Curioso

Mensagem por KWh »

ainda bem que ja estas esclarecido.
com a EDP é assim uns dizem umas coisas outros contrariam.
KWh
RaulNeto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 27 out 2011, 01:04

Mensagem por RaulNeto »

Aproveitando a questão colocada pelo colega gostaria de saber qual a melhor solução para emendar a cablagem que alimenta e sai de um QE cuja posição no interior de um apartamento será mudada (cerca de 2 metros)
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

electriko Escreveu:Boas tardes pessoal, tenho uma situacao e gostaria de alguma ajuda se possivel, visto que ha muito tempo que estou fora destas lides e ja nao me recordo como proceder, bem como as legislacoes alteraram.

Entao e assim, o meu pai esta a remodelar umas casas velhas para um cliente.

Basicamente, mandou as velhas abaixo e construi novas.
Acontece que a portinhola, contador e quadro electrico estao junto ao muro do portao de entrada, que se situa a uns 30m das casas.
E agora pretende-se mudar o quadro electrico para dentro de casa, ficando a portinhola e o contador no mesmo sitio onde estao agora.

A duvida e ,que para mudar o quadro de sitio, vou precisar de mexer no interruptor diferencial da EDP que esta selado.
Quais os passos a tomar? posso quebrar o selo dakilo, fazer as obras e as modificacoes e depois peco para irem selar novamente? Ou e preciso eles irem desligar as coisas e so depois e que posso fazer as obras?

Boas
Nestes casos o que costumo fazer é: fazer a instalação dentro de casa, deixando o quadro preparado com espaço para o limitador da EDP, fazer a nova derivação do contador ao limitador, e preparar o espaço do contador, depois da instalaçõa toda concluida, peço a descelagem de contador e limitador, de seguida ligo a nova derivação, já com o contador e limitador nos locais que pretendo e aguardo o dia e hora marcado para a selagem de contador e limitador.

Sera necessario algum projecto das instalacoes? ( sao umas casas pequenas, 1 cozinha 1 quarto 1 sala 1 WC)
É necessario pedir alguma vistoria a CERTIEL?
É necessario assinar o termo de responsabilidade?
Ja estive inscrito como tecnico provisorio na DGE, mas como fui estudar, nunca cheguei a exercer profissionalmente, e ja caducou o prazo dos 2 anos. Vou-me inscrever novamente esta semana possivelmente.

Neste momento o cliente tem alimentacao trifasica, que servia apenas para bombas de rega, mas segundo diz, quando fez o pedido a edp, pediu logo para habitacao.

Agradeco desde ja toda a ajuda que vier.
Abraco
Boas

O que costumo fazer nestes casos é o seguinte:
Faço toda a instalação eléctrica deixando o quadro com espaço para limitador da EDP, faço a nova derivação, preparo o espaço para o contador, e depois de toda a instalação concluida peço a descelagem de contador e limitador, de seguida tiro os selos e coloco o contador e limitador nos locais que pretendo já ligados na nova derivação, depois é só esperar pelo dia e hora marcada para a selagem de contador e limitador.
Cpts.
Energy
miercules
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 16 nov 2012, 13:54

Mensagem por miercules »

Partiram me o fio do selo do disjuntor da EDP ouço tantas coisas que já não sei o que fazer... de uma coisa estou certo foi durante a noite... porque me levanto sempre cedo e hoje pela manha levantei me e nao tinha luz... vim ca fora ver o que se passava foi quando dei por ela que alguem tinha traçado o fio do selo da edp.
gostaria que me dessem algumas dicas do que devo fazer uma vez que o disjuntor esta na entrada do portão da casa...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

miercules Escreveu:Partiram me o fio do selo do disjuntor da EDP ouço tantas coisas que já não sei o que fazer... de uma coisa estou certo foi durante a noite... porque me levanto sempre cedo e hoje pela manha levantei me e nao tinha luz... vim ca fora ver o que se passava foi quando dei por ela que alguem tinha traçado o fio do selo da edp.
gostaria que me dessem algumas dicas do que devo fazer uma vez que o disjuntor esta na entrada do portão da casa...
Boas
O limitador da EDP deveria estar instalado dentro da própria habitação, e não no exterior.
O contador é que deve estar no exterior para facilitar as leituras dos consumos de energia.
Cpts.
Energy
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Been thanked: 1 time

Mensagem por DEUS AMIGO »

Boas! não esquecer que para poder alterar as posições de contagem ou seja contador ou diferêncial terá de ir á EDP da Zona e pedir a descelagem e mostragem de cartão da DGE como técnico e dizer o que vai executar! ai eles dão um tempo para a execução do mesmo! agora a Certiel? não há necessidade uma vez que não alterações de potência? ou há?
electrotecnico
Curioso
Curioso
Registado: 29 jan 2013, 21:05

Mensagem por electrotecnico »

Boas

Pelo que tenho lido por aqui so queria aqui um pequeno exclarecimento eu precisava de colocar o contador de energia fora da casa sendo tecnico dgeg posso pedir a edp a descelagem do mesmo e mudalo para fora e efectuar uma baixada nova?
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda

Amigo se for credenciado pela EDP pode executar a alteração de ramal, se não pede alteração de ramal na EDP e eles enviam orçamento, voçe paga e arranjam firma (um subempreiteiro) credenciada para execução do mesmo, quanto ao contador pede a descelagem do contador e DCP e faz o amigo a alteração e de acordo com o tempo estipulado + ou - 8 dias eles vão selar os mesmos.
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda

Atenção á informação que dei ontem! mas já não é assim! pedi a alteração ramal que geralmente ê (reforço de ramal) l que se encontra no interior da moradia para o exterior ontem! e de um dia para outro estou em 19/06/13 e 20/06/13 a EDP telefonou a pedir informação se o trabalho se encontrava concluido! informei que sim e deram algumas normas que passo a citar para informação!

-Corta circuitos trifásico com cada corta circuito e (fusivel) individual!
-Não passar a terra pela portinhola!
-Base Corte de neutro á esquerda!
-Temos (quando digo temos somos nós cliente ou técnico executante da instalação ) de arranjar uma firma com álvara e credenciada pela EDP para executar a alteração de ramal!
-Temos de pagar a essa firma o valor que orçamenta.
-A EDP não já não faz orçamento para o novo ramal ou reforço de ramal!
- Como é novidade vou á internet ver quem é Firma que tem credênciais para fazer ramais e reforço de ramais
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”