Cálculo correntes curto-circuito. Temperaturas?

Responder
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Cálculo correntes curto-circuito. Temperaturas?

Mensagem por joaoosvaldo »

Boas.

Estou com uma dúvida que é a seguinte:

Sabendo que a temperatura em regime de curto-circuito para cabos com isolamento PEX é de 250ºC e para cabos com isolamento PVC é de 160ºC as temperaturas para cálculo das correntes de curto circuito (máxima e mínima) são estas de 250ºC e de 160ºC conforme o caso (tipo de isolamento)???

Ou seja no cálculo de uma corrente de curto-circuito máxima (método das impedâncias) os valores de temperatura a utilizar para o cálculo da resistividade dos cabos é de 160ºC ou de 250ºC, para PVC e PEX respectivamente??? E em relação ao cálculo de uma corrente de curto-circuito mínima (fase-neutro) os valores de temperatura são os mesmos??

Estou com esta dúvida porque vi uns cálculos de um projecto realizados com temperaturas de 145ºC que não sei de onde aparecem :? !!!

Obrigado pela ajuda.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
LinceS@T
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 21 jan 2008, 22:54
Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação

Re: Cálculo correntes curto-circuito. Temperaturas?

Mensagem por LinceS@T »

Eu faço os calculos com a temperatura de 20º C, visto que quando ocorre um curto-circuito a temperatura da alma condutora vai aumentar e com isso a resistividade também, por esse motivo as correntes de curto-circuito vão diminir, o que nos interessa é o valor máximo de CC para escolher as respectivas protecções.

Normalmente quando os cabos estão em serviço tém temperaturas superiores a 20º, claro que este valor depende da região onde estamos e do metodo de instalação, mas quanto menor for a temperatura maior é a CC.
Se queres calcular as CC minimas tens que fazer a correcção da restividade com a temperatura, normalmente para 70ºC em PVC e 90ºC para PEX.
Isso ocorre quando o ro é máximo.

Cumprimentos
Anexos
equacao.bmp
equacao.bmp (32.28 KiB) Visto 2398 vezes
Saber não ocupa espaço.
Nelson_1492
Curioso
Curioso
Registado: 18 out 2009, 01:01

Mensagem por Nelson_1492 »

LinceS@T Escreveu: o que nos interessa é o valor máximo de CC para escolher as respectivas protecções.

Boas,

Muitas vezes esquecido e em alguns casos mesmo mais importante, não esquecer o Icc min.

Cumprimentos
Cumprimentos
Nelson
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

LinceS@T Escreveu:Eu faço os calculos com a temperatura de 20º C, visto que quando ocorre um curto-circuito a temperatura da alma condutora vai aumentar e com isso a resistividade também, por esse motivo as correntes de curto-circuito vão diminir, o que nos interessa é o valor máximo de CC para escolher as respectivas protecções.

Normalmente quando os cabos estão em serviço tém temperaturas superiores a 20º, claro que este valor depende da região onde estamos e do metodo de instalação, mas quanto menor for a temperatura maior é a CC.
Se queres calcular as CC minimas tens que fazer a correcção da restividade com a temperatura, normalmente para 70ºC em PVC e 90ºC para PEX.
Isso ocorre quando o ro é máximo.

Cumprimentos
Ok. Para a corrente de CC máxima até estou de acordo que se calcule a 20ºC se bem que acho que se pode estar a exagerar um bocado visto que no caso de um curto-circuito trifásico simétrico de certeza que a temperatura dos condutores vai estar acima dos 20ºC mas de qualquer forma sem dúvida que é o caso mais desfavorável. Mas no caso da Icc mínima não estou de acordo que se considere apenas os 70ºC e os 90ºC para os isolamentos PVC e PEX respectivamente, até porque o PVC em regime de curto circuito pode ir até aos 160ºC e o PEX até os 250ºC. Li num documento qualquer que encontrei na internet que se deve considerar para o cálculo o valor médio entre os 70ºC e os 160ºC no caso do PVC e entre os 90ºC e os 250ºC no caso do PEX, e vi num projecto utilizarem o valor de 145ºC mas estou na dúvida de qual será mesmo o valor correcto. Alguém que consegue dizer quais os valores??

De notar que no caso da Icc mínima quanto maior a temperatura para o cálculo da resistividade considerada menor é o valor de Icc mínima que é o caso mais desfavorável neste caso.
Última edição por joaoosvaldo em 05 abr 2010, 21:14, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

LinceS@T
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por LinceS@T »

Tens razão deves considerar as temperaturas de 160º para PVC e 250º para PEX.

Estes valores máximos são retirados da NP 2363 (CEI228).

O Icc minimo deve ser calculado para canalizações longas, onde pode existir um CC e a protecção pode não actuar.

Por exemplo se tiver um circuito protegido para uma corrente de 100 A, e se a CC minima for inferior a este valor a protecção não actua.

Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Boas.
LinceS@T Escreveu:Por exemplo se tiver um circuito protegido para uma corrente de 100 A, e se a CC minima for inferior a este valor a protecção não actua.
Não é bem isto a verificação deve ser feita da seguinte forma:

Para verificar se uma protecção fusível ou disjuntor protege um circuito para uma corrente de curto-circuito mínima é verificar na curva do fusível ou do disjuntor se o ponto correspondente ao Icc min está à direita da curva do dispositivo de protecção se estiver à direita da curva está garantida a protecção (esta verificação é válida para disjuntores não temporizados).

De notar ainda que a verificação do Icc min é fulcral principalmente nos sistemas TN e IT.
Última edição por joaoosvaldo em 04 abr 2010, 21:00, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Boas.

De acordo com o meu post anterior a curva da imagem representada por C é a fadiga térmica da canalização, enquanto que a curva F é a de um disjuntor, logo, neste caso se o Icc min for superior a Ia está garantida a protecção. Para fusíveis o raciocínio é o mesmo. Este é o método 100% fiável até porque não sabemos onde a curva da fadiga térmica intersecta a do dispositivo de protecção (pelo menos eu não me dou ao trabalho de traçar essa curva), desta forma tendo as curvas dos dispositivos de protecção é necessário verificar se o ponto Icc min está à direita da respectiva curva do dispositivo de protecção e verificar se o tempo de corte é inferior a 5s.

Mas ainda não fiquei completamente esclarecido foi em relação às temperaturas gostava de obter outras opiniões. Obrigado.
Anexos
disjuntor.jpg
disjuntor.jpg (14.99 KiB) Visto 2386 vezes
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

LinceS@T
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por LinceS@T »

Sim, talvês eu me tenha explicado mal, mas é isso.

Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

joaoosvaldo Escreveu:Mas ainda não fiquei completamente esclarecido foi em relação às temperaturas gostava de obter outras opiniões. Obrigado.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

LinceS@T
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por LinceS@T »

É assim estive a consultar aminha sebenta de instalações electricas II do ISEL, para calculo das CC máx, utilizam os valores de 70ºC para PVC em que o ro = 1/48; para PEX 90ºC valor do ro = 1/45.

Para as CC min, 160ºC, ro = 1/36 para PVC, para PEX 250ºC; ro = 1/31.

Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

LinceS@T Escreveu:É assim estive a consultar aminha sebenta de instalações electricas II do ISEL, para calculo das CC máx, utilizam os valores de 70ºC para PVC em que o ro = 1/48; para PEX 90ºC valor do ro = 1/45.

Para as CC min, 160ºC, ro = 1/36 para PVC, para PEX 250ºC; ro = 1/31.

Cumprimentos
Pois é assim que eu costumo fazer mas fiquei com esta dúvida devido a um projecto em que vi calcularem o Icc min com resistividade a 145ºC. Também penso que da forma que disse o colega é que está correcto.

P.S.: Tou a ver que fomos os dois do ISEL :) apesar de ser em gerações diferentes em princípio (eu acabei a licenciatura em 2007).
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Responder

Voltar para “Dúvidas”