Algumas/muitas Duvidas acerca de cursos de energias renovave
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 03 abr 2010, 17:43
Algumas/muitas Duvidas acerca de cursos de energias renovave
Boa Tarde.
O meu nome é Tiago Jacinto e sou licenciado (3 anos-Bolonha) em Engenharia Quimica e Bioquimica, neste momento ando a pensar em tirar uma formação referente a projectista de sistemas solares fotovoltaico mas tenho algumas questões que ja andei a investigar mas não consigo encontrar as melhores resposta, e como encontrei este forum com muitos experts na materia venho pedir a vossa ajuda.
Ja encontrei varios cursos desde os 2500€+IVA (Pos graduação em energias renovaveis no TÜV) até aos 250€ Projectista de Sistemas
Solares Fotovoltaicos (geprix) entre outros, agora a minha questão é a seguinte quais destes cursos me dão aptencia a desenvolver, projectar e assinar uma unidade de microprodução? Ou é necessario tirar mais alguma certificação ou reconhecimento por alguma entidade oficial além da frequencia de uma formação destas?
Ja agora se tiverem conhecimento de mais formações destas na zona de lisboa que venham a decorrer no futuro proximo por favor digam.
Cumps
Tiago Jacinto
O meu nome é Tiago Jacinto e sou licenciado (3 anos-Bolonha) em Engenharia Quimica e Bioquimica, neste momento ando a pensar em tirar uma formação referente a projectista de sistemas solares fotovoltaico mas tenho algumas questões que ja andei a investigar mas não consigo encontrar as melhores resposta, e como encontrei este forum com muitos experts na materia venho pedir a vossa ajuda.
Ja encontrei varios cursos desde os 2500€+IVA (Pos graduação em energias renovaveis no TÜV) até aos 250€ Projectista de Sistemas
Solares Fotovoltaicos (geprix) entre outros, agora a minha questão é a seguinte quais destes cursos me dão aptencia a desenvolver, projectar e assinar uma unidade de microprodução? Ou é necessario tirar mais alguma certificação ou reconhecimento por alguma entidade oficial além da frequencia de uma formação destas?
Ja agora se tiverem conhecimento de mais formações destas na zona de lisboa que venham a decorrer no futuro proximo por favor digam.
Cumps
Tiago Jacinto
-
Re: Algumas/muitas Duvidas acerca de cursos de energias reno
Entao pessoal ninguem me consegue ajudar? Para assinar os projectos é necessario estar inscrito na ordem?
- LinceS@T
- Velha Guarda
- Registado: 21 jan 2008, 22:54
- Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação
Para assinares projectos tens que estar inscrito na Ordem ou ANET. É melhor informares-te nessas instituições, mas penso que tens que tirar uma pós-graduação.Tiago Jacinto Escreveu:Entao pessoal ninguem me consegue ajudar? Para assinar os projectos é necessario estar inscrito na ordem?
Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
-
LinceS@T Escreveu:Para assinares projectos tens que estar inscrito na Ordem ou ANET. É melhor informares-te nessas instituições, mas penso que tens que tirar uma pós-graduação.Tiago Jacinto Escreveu:Entao pessoal ninguem me consegue ajudar? Para assinar os projectos é necessario estar inscrito na ordem?
Cumprimentos
Pelo que me tem sido dito pelas entidades formadores, estas dizem que para fazer os projectos não é necessario nada nem estar inscrito na ordem nem na anet e que em termos de paineis solares so quem faz a instalação se solar termico e que tem de ter cap
Para assinares projectos de solar para além da formação que andas a tirar, necessitas á luz do enquadramento e uma vez que o teu curso é pós-bolonha tens de ter engenharia civil / mecânica ou ambiental, mas ordem ou a ANET podem exclarecer-te melhor.
Cumprimentos
Gaspar
Cumprimentos
Gaspar
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Boa tarde.Tiago Jacinto Escreveu:Boa Tarde.
Cumps
Tiago Jacinto
Desculpa a curiosidade, mas se és da área de quimica, porque é que estás a tirar um curso de energias renováveis?
-
rainbow Escreveu:Boa tarde.Tiago Jacinto Escreveu:Boa Tarde.
Cumps
Tiago Jacinto
Desculpa a curiosidade, mas se és da área de quimica, porque é que estás a tirar um curso de energias renováveis?
É uma area na qual tenho interesse e que aparenta ter um bom futuro
-
- Curioso
- Registado: 16 jan 2010, 02:21
Bom dia,
Para seres Técnico Responsável por unidades de microprodução, terás que criar uma empresa (unipessoal, etc) e ter um alvará na categoria das instalações eléctricas em BT e relativo a instalações de produção de energia.
http://www.inci.pt/PORTUGUES/CONSTRUCAO ... lvara.aspx
Para isso, terás que estar inscrito na OE ou ANET num colégio relativo a estas categorias.
Informa-te melhor, mas o básico está aqui. Mesmo assim acho que não estás na área correcta para reunires as condições necessárias.
Cpts
Para seres Técnico Responsável por unidades de microprodução, terás que criar uma empresa (unipessoal, etc) e ter um alvará na categoria das instalações eléctricas em BT e relativo a instalações de produção de energia.
http://www.inci.pt/PORTUGUES/CONSTRUCAO ... lvara.aspx
Para isso, terás que estar inscrito na OE ou ANET num colégio relativo a estas categorias.
Informa-te melhor, mas o básico está aqui. Mesmo assim acho que não estás na área correcta para reunires as condições necessárias.
Cpts
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Registado: 08 out 2007, 19:16
- Been thanked: 1 time
- Contacto:
Quando acabei o curso de Energias Renováveis já á 2 anos, apenas existia o CAP para instalação de painéis solares. No meu curso dei fotovoltaico, solar térmico e eólica, mas apenas me pus inscrever na DGEG como instalador solar térmico. E somos nós que realizávamos o projecto e fazíamos a instalação do mesmo. Neste momento não sei se mudou alguma coisa.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
-
- Curioso
- Registado: 16 jan 2010, 02:21
Sim claro, para instalador do térmico basta ter o CAP. Para instalar fotovoltaico é necessário ter um Técnico Responsável (pode ser Eng. ou não, basta estar inscrito na DGE), e um responsável de alvará, ou seja, tem que ser Eng. inscrito na OE ou ANET.
Cpts
Cpts