ITED- ITUR.ordem engenheiros
ITED- ITUR.ordem engenheiros
saiu regulamentação profissional. vejam e digam vossas opiniões. http://www.ordemengenheiros.pt/Default.aspx?tabid=3531
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
Re: ITED- ITUR.ordem engenheiros
parece-me bem.. quem é da área nao terá problemas em assinar ITED/ITUR.
A anet tambem tem um procedimento parecido a quem nao é da área. por enquanto os electrotecnicos podem provar experiencia com a inscriçao na anacom, depois é como qualquer outra área, desde que tenha formaçao, ta tudo ok. Um eng civil com formaçao poderá assinar ITED.
http://www.anet.pt/site/index.php?optio ... mid=149#35
http://www.anet.pt/site/index.php?optio ... id=149#100
A anet tambem tem um procedimento parecido a quem nao é da área. por enquanto os electrotecnicos podem provar experiencia com a inscriçao na anacom, depois é como qualquer outra área, desde que tenha formaçao, ta tudo ok. Um eng civil com formaçao poderá assinar ITED.
http://www.anet.pt/site/index.php?optio ... mid=149#35
http://www.anet.pt/site/index.php?optio ... id=149#100
Eng. de electrónica e telecomunicações
-
- Curioso
- Registado: 26 ago 2008, 15:08
Bom dia caros colegas e amigos!
Se bem percebi, eu como membro efectivo da ANET e pertencente ao colégio de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações, posso continuar a ser projectista e Instalador ITED/ITUR sem ter que fazer qualquer tipo de curso de reciclagem?
Em princípio irei fazer, mas por uma questão de acompanhar a evolução da área, mas não sou obrigado. É assim?
cumprimentos
Marco Silva
Se bem percebi, eu como membro efectivo da ANET e pertencente ao colégio de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações, posso continuar a ser projectista e Instalador ITED/ITUR sem ter que fazer qualquer tipo de curso de reciclagem?
Em princípio irei fazer, mas por uma questão de acompanhar a evolução da área, mas não sou obrigado. É assim?
cumprimentos
Marco Silva
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
em principio nao.. é a tua área.. talvez no futuro eles recomendem formaçoes..
seria como um engenheiro electrotecnico ter de fazer formaçoes para fazer projectos de electricidade... nao faz sentido..
seria como um engenheiro electrotecnico ter de fazer formaçoes para fazer projectos de electricidade... nao faz sentido..
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
pelo que diz no site da OE é necessario fazer na mesma a formação!
"Aproveita-se a oportunidade para informar todos os membros que transitem da inscrição na ANACOM ou a quem, por reconhecimento curricular, venha a ser reconhecida pela OE competência para desenvolvimento da actividade profissional nas áreas de projectista e instalador ITED/ITUR que, até final do corrente ano de 2010, deverão frequentar acções de formação de actualização de conhecimentos, reconhecidas pela OE, no âmbito do novo normativo técnico e que serão objecto de oportuna divulgação."
"Aproveita-se a oportunidade para informar todos os membros que transitem da inscrição na ANACOM ou a quem, por reconhecimento curricular, venha a ser reconhecida pela OE competência para desenvolvimento da actividade profissional nas áreas de projectista e instalador ITED/ITUR que, até final do corrente ano de 2010, deverão frequentar acções de formação de actualização de conhecimentos, reconhecidas pela OE, no âmbito do novo normativo técnico e que serão objecto de oportuna divulgação."
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
Estamos a falar da ANET.
Na OE nao ha colegio de telecomunicaçoes. Só de electrotecnia. por isso eles teem que garantir que quem veio de energia tem os conhecimentos para telecomunicaçoes.
relativamente à OE:
"Para os membros que pretendam iniciar a actividade como projectista/instalador ITED e não tenham estado inscritos anteriormente na ANACOM, deverão requerer o respectivo reconhecimento, enviando para a Sede Regional o currículo profissional, orientado para a apreciação específica, onde deverão evidenciar conhecimentos e experiência nesta área, para ser apreciado."
Com uma licenciatura/mestrado em electronica e telecomunicaçoes, provavelmente terás ja a formaçao e conhecimentos necessarios.. faltando só alguma experiencia na area.
Na OE nao ha colegio de telecomunicaçoes. Só de electrotecnia. por isso eles teem que garantir que quem veio de energia tem os conhecimentos para telecomunicaçoes.
relativamente à OE:
"Para os membros que pretendam iniciar a actividade como projectista/instalador ITED e não tenham estado inscritos anteriormente na ANACOM, deverão requerer o respectivo reconhecimento, enviando para a Sede Regional o currículo profissional, orientado para a apreciação específica, onde deverão evidenciar conhecimentos e experiência nesta área, para ser apreciado."
Com uma licenciatura/mestrado em electronica e telecomunicaçoes, provavelmente terás ja a formaçao e conhecimentos necessarios.. faltando só alguma experiencia na area.
Segundo sei os engenheiros, da OE ou ANET têm que efectuar um curso de 3 em 3 anos, e para serem reconhecidos pelas respectivas ordens é em função da experiência profissional comprovada....
Os restante técnicos têm que fazer um curso até ao final deste ano de 2010, para a anacom manter a inscrição como responsável.
Os restante técnicos têm que fazer um curso até ao final deste ano de 2010, para a anacom manter a inscrição como responsável.
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 abr 2009, 18:38
Boa tarde;
Sinceramente, ou eu não percebo nada disto, ou então anda tudo muito confuso;
Sou Eng. Electrotécnico, inscrito na ANACOM (projectista) e ANET. Tenho já competências certificadas pela ANET para projectos ITED.
Falei com um colega (tb eng. electrotécnico), tb ele inscrito na ANACOM e ANET (projectista e instalador) em que esta semana, foram-lhe certificadas competências para:
- "projectista e instalador de infra-estruturas de telecomunicações em loteamentos e urbanizações ......DL123/2009.."
- "projectista e instalador de infra-estruturas de telecomunicações em edificios........DL123/2009..."
Alguém percebe isto? Sem nunca ter dado ITUR? e as tais formações obrigatórias?
Presuponho, que, no meu caso e no dele, estamos habilitados, e pronto, não se fala mais nisso..correcto?
Abraço!
Sinceramente, ou eu não percebo nada disto, ou então anda tudo muito confuso;
Sou Eng. Electrotécnico, inscrito na ANACOM (projectista) e ANET. Tenho já competências certificadas pela ANET para projectos ITED.
Falei com um colega (tb eng. electrotécnico), tb ele inscrito na ANACOM e ANET (projectista e instalador) em que esta semana, foram-lhe certificadas competências para:
- "projectista e instalador de infra-estruturas de telecomunicações em loteamentos e urbanizações ......DL123/2009.."
- "projectista e instalador de infra-estruturas de telecomunicações em edificios........DL123/2009..."
Alguém percebe isto? Sem nunca ter dado ITUR? e as tais formações obrigatórias?
Presuponho, que, no meu caso e no dele, estamos habilitados, e pronto, não se fala mais nisso..correcto?

Abraço!
Ferreira Cruz
Boas,
Estou inscrito na OE e na ANACOM e ainda agora comentei com um colega também inscrito nos mesmo locais. Qual foi o meu espanto quando ele me mostra dois certificados de reconhecimento de competências. Um para ITED e outro para ITUR. Sem lhe sacarem os €30 "para análise de curriculo".
Neste País altera-se uma lei e andam logo uns poucos a sacar dinheiro a quem podem. €30 para analisar um currículo quando pago quotas todos os anos. Acho descabido no minimo, para não lhe chamar outra coisa.
Já para não falar no IEP que pede €1000 por uma formação.
E anda esta gente toda a dizer que fazem serviço público...
Deviam era dizer que fazem "serviço" à custa do público.
Estou inscrito na OE e na ANACOM e ainda agora comentei com um colega também inscrito nos mesmo locais. Qual foi o meu espanto quando ele me mostra dois certificados de reconhecimento de competências. Um para ITED e outro para ITUR. Sem lhe sacarem os €30 "para análise de curriculo".
Neste País altera-se uma lei e andam logo uns poucos a sacar dinheiro a quem podem. €30 para analisar um currículo quando pago quotas todos os anos. Acho descabido no minimo, para não lhe chamar outra coisa.
Abraço,
Saraiva
Saraiva
Atenção que não estou a dizer que sou contra à análise de currículo.
Abraço,
Saraiva
Saraiva
-
- Velha Guarda
Boas;
Resumindo...a ANET e OE estão a certificar competências...para ITED e ITUR...a OE leva os 30 euros..
MAs, não era suposto termos formações em primeiro lugar? Principalmente do ITUR?
Resumindo...a ANET e OE estão a certificar competências...para ITED e ITUR...a OE leva os 30 euros..

MAs, não era suposto termos formações em primeiro lugar? Principalmente do ITUR?
Ferreira Cruz
- LinceS@T
- Velha Guarda
- Registado: 21 jan 2008, 22:54
- Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação
Estou inscrito na ANET, enviei o respectivo curriculum, eles efecturam a analiise e certificaram-me as competências sem pagar nada.
Cumprimentos
Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Eu também já tenho as declarações da OE, que me habilitam a projectar ITED/ITUR, e sem pagar os 30 euros...Saraiva Escreveu:Boas,
Será que não percebem porquê?
Porque, como já tinha experiência, como também já tinha inscrição válida na ANACOM, apresentando estes 2 factos, a OE só tem obrigação de passar as declarações!!
Contudo, tal não invalida que não necessite da formação! Pois a formação habilitante, que até serve de reciclagem, é obrigatória por lei!
E porquê? porque as declarações da OE são válidas por 1 ano, e depois disso tens de tirar delas novas, e aí voltas ao mesmo: apresentas experiência ou, neste caso, o certificado de formação!
Na carta do IEP, para quem está na minha e tua situação (pelo que percebi), só tem de fazer a formação de "reciclagem", que custa 550 euros, não é 1000 euros...
A de 1000 euros é para quem está a iniciar em ITED
Learning is the goal!!
-
- Velha Guarda
Boas;
Sim, tb acho que formação continua a ser obrigatória, apesar de termos as competências certificadas;
Penso q estás enganado; Segundo percebi, pela formação do IEP, os 1000 euros é para quem nunca teve formação em ITED (no antigo manual), que até é o meu caso; a de 550, é para "actualizar" conhecimentos..pelo menos foi o que percebi;
Abraço!
Sim, tb acho que formação continua a ser obrigatória, apesar de termos as competências certificadas;
Penso q estás enganado; Segundo percebi, pela formação do IEP, os 1000 euros é para quem nunca teve formação em ITED (no antigo manual), que até é o meu caso; a de 550, é para "actualizar" conhecimentos..pelo menos foi o que percebi;
Abraço!
Ferreira Cruz
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
este post era para mim?Ferreira Cruz Escreveu:Boas;
Abraço!
é que referes exactamente o que eu disse...por isso não devo estar enganado

Learning is the goal!!