aplicação de led's em iluminação pública
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
aplicação de led's em iluminação pública
ver o vídeo do link seguinte:
http://www.ledsmagazine.com/news/7/3/23 ... arch312010
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
http://www.ledsmagazine.com/news/7/3/23 ... arch312010
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Re: aplicação de led's em iluminação pública
Interessante, no entanto, já há disso cá em Portugal.
A Exporlux, através da EnergiaViva produz e comercializa produtos desses e, inclusivamente, a Shrédder já tem luminárias dessas no mercado (pelo menos já estive com algumas nas mãos).
Deixo aqui um link:
EnergiaViva
A Exporlux, através da EnergiaViva produz e comercializa produtos desses e, inclusivamente, a Shrédder já tem luminárias dessas no mercado (pelo menos já estive com algumas nas mãos).
Deixo aqui um link:
EnergiaViva
Olá ,
Aqui na minha rua... montaram a iluminação a leds....
os candeiros custaram.....uma nota preta.... o que aconteceu FOI QUE ...
passado algum tempo ...ficaram pretos....
A maioria estão apagados ou com fraca luz.
O verdadeiro led para substituir a iluminação actual .......penso que vamos ter
de aguardar mais algum tempo.
Cumprimentos
Bacalhau (sem leds)
Aqui na minha rua... montaram a iluminação a leds....
os candeiros custaram.....uma nota preta.... o que aconteceu FOI QUE ...
passado algum tempo ...ficaram pretos....
A maioria estão apagados ou com fraca luz.
O verdadeiro led para substituir a iluminação actual .......penso que vamos ter
de aguardar mais algum tempo.
Cumprimentos
Bacalhau (sem leds)
Já agora, qual foi o fabricante e a localidade?
É que estou com processos desses em análise e assim logo vejo com quem posso fazer umas experiências aqui na zona.
É que estou com processos desses em análise e assim logo vejo com quem posso fazer umas experiências aqui na zona.
- norberto costa
- Faça a sua apresentação
- Registado: 01 nov 2009, 14:26
boas,
realmente já se encontram algumas marcas neste domínio.
em pombal, por exemplo, já foi inaugurada uma rua com iluminação a LED.
se é viável, veremos no futuro. a verdade é q tem mt menos custos e mais rendimento q as convencionais.
o problema é o custo da aquisição dos aparelhos q ainda é muito elevado...
realmente já se encontram algumas marcas neste domínio.
em pombal, por exemplo, já foi inaugurada uma rua com iluminação a LED.
se é viável, veremos no futuro. a verdade é q tem mt menos custos e mais rendimento q as convencionais.
o problema é o custo da aquisição dos aparelhos q ainda é muito elevado...
-
- Registado: 26 mar 2010, 15:47
alguem conheçe in loco estas luminárias, talvez coloque algumas para experimentar, mas gostava que alguem coloca-se um relato aqui sobre as ditas e a diferença de preço para as luminarias VM_VS?? assim como duração expectável..Pollux Escreveu:Interessante, no entanto, já há disso cá em Portugal.
Deixo aqui um link:
EnergiaViva
cumps
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
O nó de Angeiras (aqui no Norte, perto de Aveiro) já tem iluminárias a LED, ainda não as vi a funcionar, porque passo lá sempre de dia.
-
- Curioso
- Registado: 01 mar 2010, 11:16
Na cidade de Estarreja, as ruas e avenidas principais também ja são iluminadas a LED. No entanto, não sei informação nenhuma acerca de fabricante e consequentes características. Após cerca de um ano de utilização, as luminárias encontram-se em óptimo estado de conservação, limpeza e o fluxo luminoso continua excelente.
Posso tentar obter informação técnica das mesmas, a pedido.
Posso tentar obter informação técnica das mesmas, a pedido.
-
- Registado: 26 mar 2010, 15:47
Caro colega
agradecia que me arranjasse essa informação. Pois queria fazer umas instalações dessas em equipamentos da Empresa para que trabalho.
Ps este equipamento é para instalar em ETARs, como luz de presença junto aos equipamentos e a sua função é de dissuassão para os larápios entre outras.
Obrigado
António
agradecia que me arranjasse essa informação. Pois queria fazer umas instalações dessas em equipamentos da Empresa para que trabalho.
Ps este equipamento é para instalar em ETARs, como luz de presença junto aos equipamentos e a sua função é de dissuassão para os larápios entre outras.
Obrigado
António
Em Castelo Branco um dos túneis da cidade também se encontra iluminado com led's, mas tiveram de colocar bastantes luminárias e cada uma delas com bastantes leds.
Depois penso que a cor dos leds ainda tem de evoliur pois têm K elevados e reduz a iluminância.
Só por mera curiosidade:
No LIDL existiram uns focus que gastam 3w e têm 60 leds, como eram de plástico, pus-me a inventar e com uns cortes aqui e ali e com cola coloquei-os dentro de uns projectores de halogéneo (aproveitei somente a carcaça e comprei o mais barato que encontrei, na altura cerca de 4 euros cada) e servem perfeitamente de luz de presença.
Já este ano tiveram á venda um outro projector (infelizmente também em plástico mas com IP 45) mas com 160 leds por cerca de 30 euros. Também comprei um mas ainda não encontrei um projector suficientemente grande e a um preço acessível para o colocar lá dentro.
Depois penso que a cor dos leds ainda tem de evoliur pois têm K elevados e reduz a iluminância.
Só por mera curiosidade:
No LIDL existiram uns focus que gastam 3w e têm 60 leds, como eram de plástico, pus-me a inventar e com uns cortes aqui e ali e com cola coloquei-os dentro de uns projectores de halogéneo (aproveitei somente a carcaça e comprei o mais barato que encontrei, na altura cerca de 4 euros cada) e servem perfeitamente de luz de presença.
Já este ano tiveram á venda um outro projector (infelizmente também em plástico mas com IP 45) mas com 160 leds por cerca de 30 euros. Também comprei um mas ainda não encontrei um projector suficientemente grande e a um preço acessível para o colocar lá dentro.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
holofote caseiro com um LED (na realidade são 9 microleds)
Potência total do dito LED: 10W (obriga a ter regulador de corrente, até 1A +/-12V, a partir de 230V)
Holofote normal de 150W
Preço do LED no ebay, 10€ (portes incluidos)
Potência total do dito LED: 10W (obriga a ter regulador de corrente, até 1A +/-12V, a partir de 230V)
Holofote normal de 150W
Preço do LED no ebay, 10€ (portes incluidos)
- Anexos
-
- pormenor dos 9 microleds acessos.JPG (64.79 KiB) Visto 1991 vezes
-
- pormenor do holofote ligado.JPG (120.76 KiB) Visto 1991 vezes
-
- os dois a brilhar.JPG (146.51 KiB) Visto 1991 vezes
-
- lux led 50cm.JPG (127.35 KiB) Visto 1991 vezes
-
- lux halogéneo 50cm.JPG (155.98 KiB) Visto 1991 vezes
-
- holofote halogéneo.JPG (137.26 KiB) Visto 1991 vezes
-
- holofote a led.JPG (114.17 KiB) Visto 1991 vezes
-
- dois a funcionar.JPG (158.65 KiB) Visto 1991 vezes
-
- comparação entre led 5mm.JPG (125.17 KiB) Visto 1991 vezes
Também está bastante fixe, e deve ter ficado bem mais baratos que os meus, cujo preço de cada um já com todo o material (projector+carcaça do de halogéneo+cola&veda+fita tipo aluminio+chapa para reflectir) rondou os 32 euros cada.
Também me lembrei de fazer isso com umas lanternas "tipo mineiro" qie existem nos chineses e que custavam 5 euros, mas como depois era necessário comprar e aplicar os transformadores para cada um acabei por desistir, e confiei mais na qualidade dos do Lidl que já vinham prontos a ligar a 230V ( e tinham 3 anos de garantia "antes de os cortar"
).
OFF-TOPIC - Como é que posto aqui fotos
, para depois ver se coloco uma dos meus?
Também me lembrei de fazer isso com umas lanternas "tipo mineiro" qie existem nos chineses e que custavam 5 euros, mas como depois era necessário comprar e aplicar os transformadores para cada um acabei por desistir, e confiei mais na qualidade dos do Lidl que já vinham prontos a ligar a 230V ( e tinham 3 anos de garantia "antes de os cortar"

OFF-TOPIC - Como é que posto aqui fotos

-
- Velha Guarda
- Registado: 20 ago 2009, 16:05
- Been thanked: 5 times
Também se pode fazer a lâmpada comprando os componentes e montando tal como mostra o esquema em anexo.
- Anexos
-
- Esquemas de lampadas a leds.pdf
- (11.39 KiB) Transferido 151 vezes
jodsbrum Escreveu:Também se pode fazer a lâmpada comprando os componentes e montando tal como mostra o esquema em anexo.
Sim, mas acaba por dar mais trabalho e não sei de ficará mais barato ( se quisermos um trabalho com qualidade e alguma apresentação).
-
- Registado: 18 mai 2010, 22:52
Boa tarde.
Estive a ler este tópico e partilho de algumas opiniões e tenho as mesmas dúvidas que outros...
Relativamente à utilização da tecnologia led para a iluminação pública, tenho muitas dúvidas das suas mais valias...
Já ouvi duas empresas que comercializam armaduras Led e as opiniões "colidem".
Uma diz que é uma solução muito eficiente e com muito pouca manutenção.
A outra, diz que a tecnologia ainda não está muito desenvolvida para a iluminação pública, e que os casos onde esta está instalada, ou apresentam níveis de iluminação baixos ou grande número de armaduras, sendo que esta tecnologia torna-se interessante para iluminação de caminhos pedonais e jardins.
Por outro lado, e de acordo com o que dizia um colega aqui do forum, existe muito material que dá muitos problemas...
Em suma, verifica-se que a informação que vai correndo tem grande "carga" comercial e que a maioria dos técnicos não têm grandes meios para fazer uma análise rigorosa das mais valias da tecnologia.
Cumprimentos
Estive a ler este tópico e partilho de algumas opiniões e tenho as mesmas dúvidas que outros...
Relativamente à utilização da tecnologia led para a iluminação pública, tenho muitas dúvidas das suas mais valias...
Já ouvi duas empresas que comercializam armaduras Led e as opiniões "colidem".
Uma diz que é uma solução muito eficiente e com muito pouca manutenção.
A outra, diz que a tecnologia ainda não está muito desenvolvida para a iluminação pública, e que os casos onde esta está instalada, ou apresentam níveis de iluminação baixos ou grande número de armaduras, sendo que esta tecnologia torna-se interessante para iluminação de caminhos pedonais e jardins.
Por outro lado, e de acordo com o que dizia um colega aqui do forum, existe muito material que dá muitos problemas...
Em suma, verifica-se que a informação que vai correndo tem grande "carga" comercial e que a maioria dos técnicos não têm grandes meios para fazer uma análise rigorosa das mais valias da tecnologia.
Cumprimentos