Plano de formação SIEMENS

Responder
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Has thanked: 17 times
Been thanked: 14 times
Contacto:

Plano de formação SIEMENS

Mensagem por BLima »

Viva colegas,

Tenho algumas dúvidas e gostava de as esclarecer com vocês.

Actualmente temos máquinas que usam uma série de contactores que fazem os diferentes comandos do operador.

O desafio é passar desses contactores, cerca de 80, para um PLC SIEMENS S7. Já fiz uma formação em PLC Siemens Avançado na ATEC, mas não sei se é suficiente para executar este projecto ou se devo fazer mais algumas formações na SIEMENS?

Se sim, quais é que sugerem? S7-Prog1, S7-Prog2 e/ou S7-Prog3?

Temos também alguns PLC’s S5 que queríamos passar para a serie S7, qual a melhor maneira de fazer esta conversão? Existem formações nesta área?

Para finalizar, será feita também a actualização de um drive DC antigo da SIEMENS para um DC Master 6RA70. A formação da SIEMENS neste driver vale a pena? Este driver costuma dar muitas avarias? São fiáveis?

Desculpem o testamento, mas é que estas questões estão todas interligadas.

Obrigado,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
jasilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 set 2007, 14:05

Re: Plano de formação SIEMENS

Mensagem por jasilva »

Boa tarde.

http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... 3o+siemens

Acho que deves telefonar para a Siemens, expôr o que pretendes fazer que eles aconselham. Se não estiveres à vontade, também têm técnicos que te podem apoiar aquando da implementação dos projectos.

Cumprimentos,
José Silva
Cumprimentos,
José Silva
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva,

De facto é o mais sensato a fazer. O melhor será mesmo fazer isto em parceria com a SIEMENS ou representante desta.

Pelo que vi nos teus posts já fizestes algumas formações na SIEMENS e ao que parece foram boas. A minha dúvida é se aquilo nos serve como "rampa de lançamento" para projectos de automação, ou seja, se ficamos com prática suficiente para encarar novos desafios.

Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
jasilva
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por jasilva »

Boas...
A minha opinião é que a formação que a Siemens dá é boa, dependendo sempre do tipo de formação, é claro! Ou seja, por exemplo no meu caso, como faço programação já há bastante tempo e trabalho com projectos novos, alterações de programações de outras pessoas, etc, ou seja, não digo que programo todos os dias, mas quase, a formação que agora faço serve praticamente para tirar dúvidas e não tanto para me ensinarem as coisas de "carreirinha". Se fores fazer formação e ouvires o que te dizem, aprendes! Se fores fazer formação com objectivos bem direccionados, tiras muito mais rendimento da formação e principalmente dos formadores.
Além do mais, os formadores da Siemens são normalmente muito bons profissionais com bons conhecimentos práticos, ou seja, têm perfeita noção do trabalho de campo. E também já me aconteceu ficar com o contacto do formador e posteriormente tirar uma ou outra dúvida.

Não temos que saber tudo... temos sim é de ter o número de telefone de quem sabe! :):)

Eu diria que estas formações servem perfeitamente de "rampa de lançamento"... melhor ainda é se entrares na rampa já a correr! :)

Cumprimentos,
José Silva
Cumprimentos,
José Silva
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

Mensagem por BLima »

Obrigado pela opinião.

Vou começar por aprofundar os meus conhecimentos para depois ver o que preciso em concreto.

Aproveitando este post, surgiu-me uma pequena dúvida na comunicação de um S5 115U e o software S5 IBH Softec.

Tenho um cabo da SIEMENS que faz a conversão para porta serie, mas não funciona com um cabo que faça a conversão USB - serie, pois o meu portatil não tem porta serie. Será que uma placa PCMCIA-serie resolve o meu problema?

Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
jasilva
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por jasilva »

Bom dia.
Sim, em principio ao utilizar uma placa PCMCIA para porta série RS–232 conseguirá comunicar.

Cumprimentos,
José Silva
Cumprimentos,
José Silva
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”