ITED- ITUR.ordem engenheiros

cfcamara
Curioso
Curioso
Registado: 28 mai 2009, 16:19

ITED- ITUR.ordem engenheiros

Mensagem por cfcamara »

saiu regulamentação profissional. vejam e digam vossas opiniões. http://www.ordemengenheiros.pt/Default.aspx?tabid=3531
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Re: ITED- ITUR.ordem engenheiros

Mensagem por carlos_cfr7 »

parece-me bem.. quem é da área nao terá problemas em assinar ITED/ITUR.

A anet tambem tem um procedimento parecido a quem nao é da área. por enquanto os electrotecnicos podem provar experiencia com a inscriçao na anacom, depois é como qualquer outra área, desde que tenha formaçao, ta tudo ok. Um eng civil com formaçao poderá assinar ITED.
http://www.anet.pt/site/index.php?optio ... mid=149#35
http://www.anet.pt/site/index.php?optio ... id=149#100
Eng. de electrónica e telecomunicações
MarcoSilvaa
Curioso
Curioso
Registado: 26 ago 2008, 15:08

Mensagem por MarcoSilvaa »

Bom dia caros colegas e amigos!

Se bem percebi, eu como membro efectivo da ANET e pertencente ao colégio de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações, posso continuar a ser projectista e Instalador ITED/ITUR sem ter que fazer qualquer tipo de curso de reciclagem?

Em princípio irei fazer, mas por uma questão de acompanhar a evolução da área, mas não sou obrigado. É assim?

cumprimentos

Marco Silva
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

em principio nao.. é a tua área.. talvez no futuro eles recomendem formaçoes..

seria como um engenheiro electrotecnico ter de fazer formaçoes para fazer projectos de electricidade... nao faz sentido..
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por eng_jersilva »

pelo que diz no site da OE é necessario fazer na mesma a formação!

"Aproveita-se a oportunidade para informar todos os membros que transitem da inscrição na ANACOM ou a quem, por reconhecimento curricular, venha a ser reconhecida pela OE competência para desenvolvimento da actividade profissional nas áreas de projectista e instalador ITED/ITUR que, até final do corrente ano de 2010, deverão frequentar acções de formação de actualização de conhecimentos, reconhecidas pela OE, no âmbito do novo normativo técnico e que serão objecto de oportuna divulgação."
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Estamos a falar da ANET.
Na OE nao ha colegio de telecomunicaçoes. Só de electrotecnia. por isso eles teem que garantir que quem veio de energia tem os conhecimentos para telecomunicaçoes.

relativamente à OE:
"Para os membros que pretendam iniciar a actividade como projectista/instalador ITED e não tenham estado inscritos anteriormente na ANACOM, deverão requerer o respectivo reconhecimento, enviando para a Sede Regional o currículo profissional, orientado para a apreciação específica, onde deverão evidenciar conhecimentos e experiência nesta área, para ser apreciado."

Com uma licenciatura/mestrado em electronica e telecomunicaçoes, provavelmente terás ja a formaçao e conhecimentos necessarios.. faltando só alguma experiencia na area.
ncmendes
Curioso
Curioso
Registado: 30 jan 2008, 16:17

Mensagem por ncmendes »

Segundo sei os engenheiros, da OE ou ANET têm que efectuar um curso de 3 em 3 anos, e para serem reconhecidos pelas respectivas ordens é em função da experiência profissional comprovada....
Os restante técnicos têm que fazer um curso até ao final deste ano de 2010, para a anacom manter a inscrição como responsável.
Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 abr 2009, 18:38

Mensagem por Ferreira Cruz »

Boa tarde;
Sinceramente, ou eu não percebo nada disto, ou então anda tudo muito confuso;
Sou Eng. Electrotécnico, inscrito na ANACOM (projectista) e ANET. Tenho já competências certificadas pela ANET para projectos ITED.
Falei com um colega (tb eng. electrotécnico), tb ele inscrito na ANACOM e ANET (projectista e instalador) em que esta semana, foram-lhe certificadas competências para:
- "projectista e instalador de infra-estruturas de telecomunicações em loteamentos e urbanizações ......DL123/2009.."
- "projectista e instalador de infra-estruturas de telecomunicações em edificios........DL123/2009..."
Alguém percebe isto? Sem nunca ter dado ITUR? e as tais formações obrigatórias?
Presuponho, que, no meu caso e no dele, estamos habilitados, e pronto, não se fala mais nisso..correcto? :)
Abraço!
Ferreira Cruz
Saraiva
Curioso
Curioso
Registado: 27 jun 2009, 08:32
Contacto:

Mensagem por Saraiva »

Boas,

Estou inscrito na OE e na ANACOM e ainda agora comentei com um colega também inscrito nos mesmo locais. Qual foi o meu espanto quando ele me mostra dois certificados de reconhecimento de competências. Um para ITED e outro para ITUR. Sem lhe sacarem os €30 "para análise de curriculo".

Neste País altera-se uma lei e andam logo uns poucos a sacar dinheiro a quem podem. €30 para analisar um currículo quando pago quotas todos os anos. Acho descabido no minimo, para não lhe chamar outra coisa.
Já para não falar no IEP que pede €1000 por uma formação.

E anda esta gente toda a dizer que fazem serviço público...
Deviam era dizer que fazem "serviço" à custa do público.
Abraço,
Saraiva
Saraiva
Curioso
Curioso
Registado: 27 jun 2009, 08:32
Contacto:

Mensagem por Saraiva »

Atenção que não estou a dizer que sou contra à análise de currículo.
Abraço,
Saraiva
Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda

Boas;
Resumindo...a ANET e OE estão a certificar competências...para ITED e ITUR...a OE leva os 30 euros..:)
MAs, não era suposto termos formações em primeiro lugar? Principalmente do ITUR?
Ferreira Cruz
LinceS@T
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 21 jan 2008, 22:54
Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação

Mensagem por LinceS@T »

Estou inscrito na ANET, enviei o respectivo curriculum, eles efecturam a analiise e certificaram-me as competências sem pagar nada.

Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

Saraiva Escreveu:Boas,

Estou inscrito na OE e na ANACOM e ainda agora comentei com um colega também inscrito nos mesmo locais. Qual foi o meu espanto quando ele me mostra dois certificados de reconhecimento de competências. Um para ITED e outro para ITUR. Sem lhe sacarem os €30 "para análise de curriculo".

Neste País altera-se uma lei e andam logo uns poucos a sacar dinheiro a quem podem. €30 para analisar um currículo quando pago quotas todos os anos. Acho descabido no minimo, para não lhe chamar outra coisa.
Já para não falar no IEP que pede €1000 por uma formação.

E anda esta gente toda a dizer que fazem serviço público...
Deviam era dizer que fazem "serviço" à custa do público.
Eu também já tenho as declarações da OE, que me habilitam a projectar ITED/ITUR, e sem pagar os 30 euros...

Será que não percebem porquê?

Porque, como já tinha experiência, como também já tinha inscrição válida na ANACOM, apresentando estes 2 factos, a OE só tem obrigação de passar as declarações!!

Contudo, tal não invalida que não necessite da formação! Pois a formação habilitante, que até serve de reciclagem, é obrigatória por lei!
E porquê? porque as declarações da OE são válidas por 1 ano, e depois disso tens de tirar delas novas, e aí voltas ao mesmo: apresentas experiência ou, neste caso, o certificado de formação!

Na carta do IEP, para quem está na minha e tua situação (pelo que percebi), só tem de fazer a formação de "reciclagem", que custa 550 euros, não é 1000 euros...

A de 1000 euros é para quem está a iniciar em ITED
Learning is the goal!!
Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda

Boas;

Sim, tb acho que formação continua a ser obrigatória, apesar de termos as competências certificadas;
Penso q estás enganado; Segundo percebi, pela formação do IEP, os 1000 euros é para quem nunca teve formação em ITED (no antigo manual), que até é o meu caso; a de 550, é para "actualizar" conhecimentos..pelo menos foi o que percebi;
Abraço!
Ferreira Cruz
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

Ferreira Cruz Escreveu:Boas;

Sim, tb acho que formação continua a ser obrigatória, apesar de termos as competências certificadas;
Penso q estás enganado; Segundo percebi, pela formação do IEP, os 1000 euros é para quem nunca teve formação em ITED (no antigo manual), que até é o meu caso; a de 550, é para "actualizar" conhecimentos..pelo menos foi o que percebi;
Abraço!
este post era para mim?
é que referes exactamente o que eu disse...por isso não devo estar enganado :wink:
Learning is the goal!!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”