Orçamento nos novos projectos
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 fev 2009, 18:21
- Enviou: 5 vezes
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Re: Orçamento nos novos projectos
Então, podemos concluir que a obrigação legal de o projectista ter que elaborar um orçamento só veio criar confusão.... 

- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Agradecimento recebido: 1 vez
sim, é isso..
fica ao criterio do projectista..
o projectista nao tem que dar orçamento duma coisa que nao é ele que vai fazer... mapas de quantidades e preços dos materiais, isso pode fazer, é a minha maneira de ver as coisas...
na arquitectura tambem colocam o preço estimado da obra na memoria descritiva, mas aquilo é um preço por m^2, e nunca bate certo, ou gera muito erro em algumas situaçoes, ninguem liga naquilo.

fica ao criterio do projectista..
o projectista nao tem que dar orçamento duma coisa que nao é ele que vai fazer... mapas de quantidades e preços dos materiais, isso pode fazer, é a minha maneira de ver as coisas...
na arquitectura tambem colocam o preço estimado da obra na memoria descritiva, mas aquilo é um preço por m^2, e nunca bate certo, ou gera muito erro em algumas situaçoes, ninguem liga naquilo.
Eng. de electrónica e telecomunicações
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Enviou: 10 vezes
- Agradecimento recebido: 17 vezes
Bom dia colegas
O amigo kykoo esta equivocado, o projectista tem tudo a ver com a elaboração de projecto e respectivo orçamento. Não conhece a maneira como funciona os concursos públicos?! Então de que forma se poderia calcular os preços base das propostas?! Não quer dizer que os preços sejam exactamente aqueles, mas o requerente, seja ele qual for, tem que uma noção do custo das coisas!! Se não fazia se de que forma!?... Olhava se para o terreno e para as plantas e dizias bem isto deve custar para ai "x"...
O mapa de medições tem de ser feito com todos os preços associados para que a execução seja feita. É obrigação dos projectistas estudar os mercados no qual a obra se insere assim como os preços praticados em cada zona!( se acham que dá trabalho deixem de levar 50 euros por projecto) e depois a obrigação do cliente é pedir vários orçamentos e verificar qual o que melhor lhe serve! Agora descontos, margens de lucro etc., isso existe mas diz respeito aos instaladores e vendedores, se quiserem ficar com a obra tem que dar um preço competitivo. Só existe grandes discrepâncias de preços precisamente porque não existe um documento (mapa de quantidades) pelo qual os instaladores e requerentes se possam reger!!! Por isso cada um leva o que lhe apetece… com um mapa de medições mais tarde ou mais cedo os preços começarão a ser mais uniformes e a diferença entre os vários orçamentos dados será mínima e quem ganha é o cliente final que pode optar por este ou por aquele instalador não porque ele faz muito mais barato mas sim porque sabe que trabalha melhor e com um preço pouco mais caro.
Kykoo Escreveu:Reduz ou aumenta???Mas esse preço no projecto é o preço base, podes consultar vários instaladores, mas ao preço deles reduz 20 a 30%
Eles que se entendaam.
É que se se apresenta o preço de tabela, para o instalador se tem muito ou pouco desconto é com ele, pois depende essencialmente do seu trabalho desenvolvido e mapa de vendas de determinada marca! Quanto a mim o projectista não tem nada a ver com isso!
Da mesma forma que se apresentam orçamentos baratos ao requerente o mais certo é depois haver cortes em alguma coisa... Quanto mais não seja na qualidade de serviço prestado! Pois para o requerente só vai interessar o valor que vocês apresentam o que depois para o instalador pode ser desastroso. Não é dizerem que uma obra custa x, na realidade vai custar Y, e depois o instalador que se desenrasque!!
A evolução é o caminho!
Pensem bem antes de entregarem as ditas propostas...
Cumpts,
O amigo kykoo esta equivocado, o projectista tem tudo a ver com a elaboração de projecto e respectivo orçamento. Não conhece a maneira como funciona os concursos públicos?! Então de que forma se poderia calcular os preços base das propostas?! Não quer dizer que os preços sejam exactamente aqueles, mas o requerente, seja ele qual for, tem que uma noção do custo das coisas!! Se não fazia se de que forma!?... Olhava se para o terreno e para as plantas e dizias bem isto deve custar para ai "x"...
O mapa de medições tem de ser feito com todos os preços associados para que a execução seja feita. É obrigação dos projectistas estudar os mercados no qual a obra se insere assim como os preços praticados em cada zona!( se acham que dá trabalho deixem de levar 50 euros por projecto) e depois a obrigação do cliente é pedir vários orçamentos e verificar qual o que melhor lhe serve! Agora descontos, margens de lucro etc., isso existe mas diz respeito aos instaladores e vendedores, se quiserem ficar com a obra tem que dar um preço competitivo. Só existe grandes discrepâncias de preços precisamente porque não existe um documento (mapa de quantidades) pelo qual os instaladores e requerentes se possam reger!!! Por isso cada um leva o que lhe apetece… com um mapa de medições mais tarde ou mais cedo os preços começarão a ser mais uniformes e a diferença entre os vários orçamentos dados será mínima e quem ganha é o cliente final que pode optar por este ou por aquele instalador não porque ele faz muito mais barato mas sim porque sabe que trabalha melhor e com um preço pouco mais caro.
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
-
- Velha Guarda
Mas, meu caro Jorge Silva, nos concursos públicos, o preço base costuma ser muito muito abaixo daquilo que um empreiteiro deve cobrar para poder ter o minimo de lucro. Há casos em que, mesmo concorrendo com o preço seco se está bastante acima do preço base. É caso para dizer que nas obras públicas o estado quer "galinha gorda por pouco dinheiro".
Concordo com o que diz relativamente aos mapas de quantidades, pois este sendo igual para todos os concorrentes, vai dar uma percepção mais clara de quem é mais competitivo, pois todos concorrem segundo as mesmas regras.
Já agora, uma pergunta: não deveriam os vários concorrentes à obra que projectamos apresentar uma listagem de erros e omissões relativos aos "nossos lapsos"?
Concordo com o que diz relativamente aos mapas de quantidades, pois este sendo igual para todos os concorrentes, vai dar uma percepção mais clara de quem é mais competitivo, pois todos concorrem segundo as mesmas regras.
Já agora, uma pergunta: não deveriam os vários concorrentes à obra que projectamos apresentar uma listagem de erros e omissões relativos aos "nossos lapsos"?
- eng_jersilva
- Velha Guarda
Engana-se, pelo menos agora (com o novo código de contratos publico) e dou lhe um caso concreto... a ultima obra a que a empresa onde trabalho concorreu... aconteceu o seguinte... preço base da proposta 2.650.000 euros (quem ultrapassar este preço é automaticamente excluído) sabe quanto deu a empresa vencedora!? 1.910.000 Aproximadamente! A empresas é que estavam a "xular" o estado e a nós contribuintes ( contra mim falo) mas tenho alguma noção da realidade do que acontecia e o estado fechava os olhos. Não é por acaso que existiam essas grandes derrapagens!Electro 99 Escreveu:Mas, meu caro Jorge Silva, nos concursos públicos, o preço base costuma ser muito muito abaixo daquilo que um empreiteiro deve cobrar para poder ter o minimo de lucro. Há casos em que, mesmo concorrendo com o preço seco se está bastante acima do preço base. É caso para dizer que nas obras públicas o estado quer "galinha gorda por pouco dinheiro".
Concordo plenamente!Electro 99 Escreveu: Concordo com o que diz relativamente aos mapas de quantidades, pois este sendo igual para todos os concorrentes, vai dar uma percepção mais clara de quem é mais competitivo, pois todos concorrem segundo as mesmas regras.
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
-
- Velha Guarda
Depende...eng_jersilva Escreveu:Engana-se, pelo menos agora (com o novo código de contratos publico) e dou lhe um caso concreto... a ultima obra a que a empresa onde trabalho concorreu... aconteceu o seguinte... preço base da proposta 2.650.000 euros (quem ultrapassar este preço é automaticamente excluído) sabe quanto deu a empresa vencedora!? 1.910.000 Aproximadamente! A empresas é que estavam a "xular" o estado e a nós contribuintes ( contra mim falo) mas tenho alguma noção da realidade do que acontecia e o estado fechava os olhos. Não é por acaso que existiam essas grandes derrapagens!Electro 99 Escreveu:Mas, meu caro Jorge Silva, nos concursos públicos, o preço base costuma ser muito muito abaixo daquilo que um empreiteiro deve cobrar para poder ter o minimo de lucro. Há casos em que, mesmo concorrendo com o preço seco se está bastante acima do preço base. É caso para dizer que nas obras públicas o estado quer "galinha gorda por pouco dinheiro".
Eu conheço empresas que concorrem com preços abaixo do preço base, pois estão com a corda no pescoço e necessitam desesperadamente de trabalho. Mas, acabam por dar falência e o sub-empreiteiro vai também ao charco arrastado pelo empreiteiro geral.
E também conheço casos de haver obras em que ninguém concorre pelo facto de o preço base ser extremamente baixo...
- eng_jersilva
- Velha Guarda
resumindo é fazer um Mapa de mediçoes "a modos" e mai nada!! 

Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
-
- Velha Guarda
Sim, essa parte reune muito consenço. Mas, se fizer só o mapa de quantidades, não me obrigarão a fazer também o orçamento? É a duvida que tenho: o orçamento é obrigatório ou opcional?eng_jersilva Escreveu:resumindo é fazer um Mapa de mediçoes "a modos" e mai nada!!
- eng_jersilva
- Velha Guarda
Electro 99 Escreveu:Sim, essa parte reune muito consenço. Mas, se fizer só o mapa de quantidades, não me obrigarão a fazer também o orçamento? É a duvida que tenho: o orçamento é obrigatório ou opcional?eng_jersilva Escreveu:resumindo é fazer um Mapa de mediçoes "a modos" e mai nada!!
dec lei 123/2009, capitulo VI, secção III artigo 70, ponto 1 alineas d,e.
penso que é explicito!
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
mapas de quantidades e orçamento é obrigatorio. para o material, é certo.
agora, se discriminas horas de mao de obra, ou trabalhos, e preço é que tá meio tremido de opinioes. porque os preços da mao de obra variam muito..
agora, se discriminas horas de mao de obra, ou trabalhos, e preço é que tá meio tremido de opinioes. porque os preços da mao de obra variam muito..
- eng_jersilva
- Velha Guarda
diga-me onde esta escrito obrigatório/ou não obrigatório para o material e obrigatório/ou não obrigatório para mão de obra!!??? diz... mapa de quantidades e orçamento relativo ao mapa de quantidades nada mais!!!carlos_cfr7 Escreveu:mapas de quantidades e orçamento é obrigatorio. para o material, é certo.
na alinea e) diz " orçamento baseado na espécie e quantidade de trabalhos constantes das medições"
a mim parece me que quantidade de trabalhos engloba mão de obra. mas isso é a minha interpretação
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
- Kykoo
- Velha Guarda
- Registado: 21 mar 2010, 11:50
- Enviou: 7 vezes
- Agradecimento recebido: 4 vezes
Viva,
Concordo plenamente que deva haver mapa de medições com descrição unitária de preços, pois como é óbvio antes de se iniciar uma obra deve-se saber quanto se vai gastar... Agora o que não concordei foi que o preço apresentado nessa proposta tivesse contemplado um preço inferior ao de tabela conforme foi referido aqui! Deve haver justa lei de concorrência...
Espero que fiquem desfeitas aqui as dúvidas.
Abraço,
P.S.: As obras públicas tem muito que se lhe diga... Não sabe qual a realidade do nosso país?
O amigo Jorge Silva certamente entendeu mal aquilo que mencionei anteriormente, pois aquilo a que me referi foi que o projectista não têm nada haver com os descontos que cada empresa de instalação têm com as marcas que representam e isso é rigorosamente verdade! Verifique o que disseram nos posts anteriores e subentenda aquilo que eu quis dizer.eng_jersilva Escreveu:O amigo kykoo esta equivocado, o projectista tem tudo a ver com a elaboração de projecto e respectivo orçamento.
Concordo plenamente que deva haver mapa de medições com descrição unitária de preços, pois como é óbvio antes de se iniciar uma obra deve-se saber quanto se vai gastar... Agora o que não concordei foi que o preço apresentado nessa proposta tivesse contemplado um preço inferior ao de tabela conforme foi referido aqui! Deve haver justa lei de concorrência...
Espero que fiquem desfeitas aqui as dúvidas.
Abraço,
P.S.: As obras públicas tem muito que se lhe diga... Não sabe qual a realidade do nosso país?
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
eng_jersilva Escreveu:diga-me onde esta escrito obrigatório/ou não obrigatório para o material e obrigatório/ou não obrigatório para mão de obra!!??? diz... mapa de quantidades e orçamento relativo ao mapa de quantidades nada mais!!!carlos_cfr7 Escreveu:mapas de quantidades e orçamento é obrigatorio. para o material, é certo.
na alinea e) diz " orçamento baseado na espécie e quantidade de trabalhos constantes das medições"
a mim parece me que quantidade de trabalhos engloba mão de obra. mas isso é a minha interpretação
A sua interpretaçao está correcta, e não ha nada a dizer o que é ou nao é obrigatorio. era critério meu.
tava a pensar contornar o que dizia no decreto por se nao colocar trabalhos nas mediçoes, nao os tendo de orçamentar. mas nas mediçoes diz mesmo que deve constar os trabalhos, para dar a ideia de todos os trabalhos necessarios.
mesmo assim nao sei se perfiro mencionar no orçamento que nao estao contemplados trabalhos, do que pôr preços que podem bater totalmente ao lado...