Orçamento nos novos projectos

Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Orçamento nos novos projectos

Mensagem por Electro 99 »

Segundo o que li no novo regulamento, vai ser necessária a elaboração de um orçamento.

Mas, orçamento de quê? De todo o material que será necessário na execução? Mas, não seria o instalador que deveria fazer esta parte tendo em conta a maior sensibilidade que este tem para os materiais, acessórios necessários, roços necessários e tempos de mão-de-obra.

Cumps,

Electro 99.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Re: Orçamento nos novos projectos

Mensagem por Mário »

Boas

Eu creio que a ideia deles é de quem fizer o projecto, tem que mencionar os custos finais da obra, ou seja;

Fazes o projecto e descriminas o custo total (cabos, mão e obra, caixas, enfim tudo o que vais dizer que tem que levar) mencionas a marca das aparelhagens o tipo de cabos (tudo) e vai dar o valor de 2000€+iva.

Entregas ao cliente, e ele chama um técnico para executar conforme está no projecto (tipo caderno de encargos).
O orçamento do técnico é de 3000€+iva, o teu cliente fala contigo e diz "fez um projecto que está errado, os valores apresentados por si não são válidos, há uma discrepância de 50% como é possível?", É nesta ou outras situações deves de dizer que os valores estão correctos na data do projecto, pode haver uma pequena alteração em correcção da inflação ou outras que podem ter ocorrido, mas se quiser eu posso verificar se os preços se mantém e assumir a instalação na revisão de preços se houver lugar a isso. "Deves de ter alguém para executar, da tua confiança"

Creio que é esta a ideia deles.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

Mário Escreveu:Boas

Eu creio que a ideia deles é de quem fizer o projecto, tem que mencionar os custos finais da obra, ou seja;

Fazes o projecto e descriminas o custo total (cabos, mão e obra, caixas, enfim tudo o que vais dizer que tem que levar) mencionas a marca das aparelhagens o tipo de cabos (tudo) e vai dar o valor de 2000€+iva.

Entregas ao cliente, e ele chama um técnico para executar conforme está no projecto (tipo caderno de encargos).
O orçamento do técnico é de 3000€+iva, o teu cliente fala contigo e diz "fez um projecto que está errado, os valores apresentados por si não são válidos, há uma discrepância de 50% como é possível?", É nesta ou outras situações deves de dizer que os valores estão correctos na data do projecto, pode haver uma pequena alteração em correcção da inflação ou outras que podem ter ocorrido, mas se quiser eu posso verificar se os preços se mantém e assumir a instalação na revisão de preços se houver lugar a isso. "Deves de ter alguém para executar, da tua confiança"

Creio que é esta a ideia deles.

Cump.
Mário
Sim, compreendo. Mas continuo a achar que tudo é muito relativo, principalmente na parte da mão-de-obra. Pode um instalador executar uma tarefa mais rápidamente que outro. E depois, outra coisa: como é que eu sei se os parafusos de determinado componente estão incluidos no mesmo, ou se têm que ser também orçamentados?

Não se estará a inventar um bocado na nova legislação? Porque não se entrega a parte da orçamentação a quem vai estra no terrono a executar a função?
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por carlos_cfr7 »

nao costumo por mao de obra. ha valores muito dispares por aí

a ideia é fazer uma estimativa de material, as mediçoes para cada empresa poder fazer o seu orçamento..
imaginem que pediamos orçamento a 10 empresas, as 10 empresas olhavam pro projecto e cada uma fazia mediçoes e perguntava preços, no fim so 1 ganha, e as 10 tiveram esse trabalho.. é desperdiçar recursos..

as mediçoes sao por alto.. em obra os cursos dos tubos mudam, quem orçamenta mete uma boa margem de tolerancia em cima, ha peças que se partem, coisas que se estragam... etc..

xm de cabo a
xm de tubo b
1 ATI ref c
1 antena UHF ref d
10 tomada RJ45 ref g+ caixa I1
5 tomadas coaxiais ref h+ caixa I1
...

total 700€

numa moradia dará qs semp a mesma coisa.. entre os 600€ e os 900€..
em hoteis, escolas e etc é que os preços variam muito.. nem estou a ver como colocaria horas de mao de obra nestes casos..
Eng. de electrónica e telecomunicações
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

carlos_cfr7 Escreveu:nao costumo por mao de obra. ha valores muito dispares por aí

a ideia é fazer uma estimativa de material, as mediçoes para cada empresa poder fazer o seu orçamento..
imaginem que pediamos orçamento a 10 empresas, as 10 empresas olhavam pro projecto e cada uma fazia mediçoes e perguntava preços, no fim so 1 ganha, e as 10 tiveram esse trabalho.. é desperdiçar recursos..

as mediçoes sao por alto.. em obra os cursos dos tubos mudam, quem orçamenta mete uma boa margem de tolerancia em cima, ha peças que se partem, coisas que se estragam... etc..

xm de cabo a
xm de tubo b
1 ATI ref c
1 antena UHF ref d
10 tomada RJ45 ref g+ caixa I1
5 tomadas coaxiais ref h+ caixa I1
...

total 700€

numa moradia dará qs semp a mesma coisa.. entre os 600€ e os 900€..
em hoteis, escolas e etc é que os preços variam muito.. nem estou a ver como colocaria horas de mao de obra nestes casos..
Ou seja: no fundo, o projectista apenas faz o mapa de medições...
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

com preços...
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por eng_jersilva »

Boas colegas... a finalidade será "dar uma ideia" ao requerente de quanto custará esta especialidade e quais materiais "recomendados" que mais lhe pode servir para garantir a qualidade da execução da obra.

Este orçamento passará então, como já foi dito e bem, pela elaboração de um mapa de medições com as quantidades, preços unitários para o material e mão-de-obra e a consequente multiplicação do preço unitário pelo número de quantidades de cada tipo de material.

Para aqueles que não têm noção dos preços praticados no mercado o melhor será estudar um pouco mais esse mesmo mercado assim como consultar um ou vários electricistas para obter um preço médio de mão-de-obra.

para aqueles que pensarem que isso dá muito trabalho... bem pensem nisso antes de levarem uns ridiculos 50, 70 ou mesmo 100 euros por um projecto ITED.
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

eng_jersilva Escreveu:Boas colegas... a finalidade será "dar uma ideia" ao requerente de quanto custará esta especialidade e quais materiais "recomendados" que mais lhe pode servir para garantir a qualidade da execução da obra.

Este orçamento passará então, como já foi dito e bem, pela elaboração de um mapa de medições com as quantidades, preços unitários para o material e mão-de-obra e a consequente multiplicação do preço unitário pelo número de quantidades de cada tipo de material.

Para aqueles que não têm noção dos preços praticados no mercado o melhor será estudar um pouco mais esse mesmo mercado assim como consultar um ou vários electricistas para obter um preço médio de mão-de-obra.

para aqueles que pensarem que isso dá muito trabalho... bem pensem nisso antes de levarem uns ridiculos 50, 70 ou mesmo 100 euros por um projecto ITED.
Mesmo assim, as coisas não são assim tão lineares, por várias razões:

1) Não é o projectista que escolhe o empreiteiro e os sub-empreiteiros (especialidades), logo, mesmo consultando vários electricistas a questão do preço pode não ser consesual;

2) O preço que eu der é sempre irrealista, tendo em conta que o fornecedor de determinada marca a mim dá-me 5% de desconto enquanto que a um determinado instalador pode dar 55%, o que pode criar uma disparidade entre propostas :(
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

o mal é que ha de todos os preços. assim como ha quem leve 50€ por um projecto ha e quem leve 400€ pelo mesmo. tambem ha electricistas a orçamentarem a instalaçao de electricidade e ITED duma moradia T2, por 700€ e conheço electricistas que levam 2000€... ja fui electricista e sei os preços que se fazia por aí, quer por um electricista a fazer tudo, como um electricista e 5 emigrantes...

Prefiro nao colocar preços de mao de obra para nao distorcer valores finais nem perder credibilidade, colocando a nota que só estao incluidos materiais. assim tenho a certeza que é um orçamento que serve pra alguma coisa.
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

carlos_cfr7 Escreveu:o mal é que ha de todos os preços. assim como ha quem leve 50€ por um projecto ha e quem leve 400€ pelo mesmo. tambem ha electricistas a orçamentarem a instalaçao de electricidade e ITED duma moradia T2, por 700€ e conheço electricistas que levam 2000€... ja fui electricista e sei os preços que se fazia por aí, quer por um electricista a fazer tudo, como um electricista e 5 emigrantes...

Prefiro nao colocar preços de mao de obra para nao distorcer valores finais nem perder credibilidade, colocando a nota que só estao incluidos materiais. assim tenho a certeza que é um orçamento que serve pra alguma coisa.
Mesmo assim a minha duvida permanece:

- se eu, como sou projectista e nunca comprei material em determinada marca, não possuo desconto de material, naturalmente que vou apresentar um preço muito superior que o instalador que vai fazer a obra...
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53

Mensagem por Duzia12 »

O preço é o de tabela+iva, os descontos isso tem a ver com o instalador no preço dele, que é lucro, ele é que sabe quanto fará de desconto, em função do preço que terá para ele. A mão de obra é que varia muito.
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

Duzia12 Escreveu:O preço é o de tabela+iva, os descontos isso tem a ver com o instalador no preço dele, que é lucro, ele é que sabe quanto fará de desconto, em função do preço que terá para ele. A mão de obra é que varia muito.
Então, eu faço o meu mapa de quantidades e refiro a marca a adoptar; depois faço o orçamento com preços de tabela dessa marca, mas sem incluir o preço de mão-de-obra.

Por sua vez, o instalador vai aplicar o desconto que a marca (referida no mapa de quantidades) lhe dá e o tempo de mão de obra que necessita para a instalação de cada material

Pensando assim, julgo que tem alguma lógica :)
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53

Mensagem por Duzia12 »

Mas mesmo assim, o instalador ainda pode pôr uma margem de lucro sobre o preço.

Por isso há tantas variáveis.

Mas esse preço no projecto é o preço base, podes consultar vários instaladores, mas ao preço deles reduz 20 a 30%

Eles que se entendaam.
Kykoo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 21 mar 2010, 11:50
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Mensagem por Kykoo »

Mas esse preço no projecto é o preço base, podes consultar vários instaladores, mas ao preço deles reduz 20 a 30%

Eles que se entendaam.
Reduz ou aumenta???
É que se se apresenta o preço de tabela, para o instalador se tem muito ou pouco desconto é com ele, pois depende essencialmente do seu trabalho desenvolvido e mapa de vendas de determinada marca! Quanto a mim o projectista não tem nada a ver com isso!
Da mesma forma que se apresentam orçamentos baratos ao requerente o mais certo é depois haver cortes em alguma coisa... Quanto mais não seja na qualidade de serviço prestado! Pois para o requerente só vai interessar o valor que vocês apresentam o que depois para o instalador pode ser desastroso. Não é dizerem que uma obra custa x, na realidade vai custar Y, e depois o instalador que se desenrasque!!
A evolução é o caminho!

Pensem bem antes de entregarem as ditas propostas...

Cumpts,
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

concordo, coloca-se o PVP de cada material.. cada electricista la terá o seu desconto em certa e determinada loja, e esses descontos sao lucros para o electricista, ou por comprar em grandes quantidades ou outras regalias..

colocar horas de trabalho e preços nao é nenhuma ciencia exacta. na pratica o cliente pede 3 ou 4 orçamentos com base nas plantas e mapa de quantidades, e ganha quem fizer por menos dinheiro.. essa referencia de preços com mao de obra nao serve d muito.

talvez seja util para um pequeno leque de "construtores" particulares, quando é o dono da casa que quer dar as subempreitadas a cada tecnico enao sabe nem por alto q valor vai sair dali.. mas depois reina sempre o preço mais baixo..
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”