INDICE HORARIO GRUPO LIGAÇÕES TRANSFORMADOR

jodsbrum
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 20 ago 2009, 16:05
Been thanked: 5 times

Re: INDICE HORARIO GRUPO LIGAÇÕES TRANSFORMADOR

Mensagem por jodsbrum »

É verdade o que o amigo Saraiva diz e estarem aqui a dizer que quando ligamos um PT à rede pública que estamos a fazer um paralelo desse transformador com a rede, é um erro de todo o tamanho, só fazemos um paralelo entre dois transformadores quando interligamos os primários e os secundários dos mesmos, o que não é o caso num PT apenas interligamos os primários e isso nada tem a ver com o indice horário.
Para mais o indice horário não é mais nem menos do que o desfazamento entre os enrrolamentos do primário e os do secundário, porque no primário temos entre fases um desfazamento de 120º e no secundário tambem só que não estão em concordancia com o primário e aí é que cada transformador indica na sua chapa de caracteristiicas (por exp. Dy11) que é o desfazamento entre o primário e o secundário, mas só tem um grande interesse quando fazemos o paralelo entre dois transformadores, nada mais.
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Has thanked: 6 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por migjac »

Então qual o critério usado para se escolher um Dyn11 ou Dyn5? É convencionado um mas pode ser outro?
LinceS@T
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 21 jan 2008, 22:54
Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação

Mensagem por LinceS@T »

migjac Escreveu:Então qual o critério usado para se escolher um Dyn11 ou Dyn5? É convencionado um mas pode ser outro?
Podes escolher qualquer um, caso queiras fazer o paralelo ai tem que ter o mesmo indice horário.

Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

Extraído de catálogo EFACEC

- Cracterísticas técnicas de transformadores trifásicos de 50 a 2500Kva, herméticos, imersos em óleo mineral e para instalação interior ou exterior:

Tensões- 15Kv (50Hz) regulação +_ 5% por comutador.

- BT - 400V.

Ligações
- 50 e 100Kva: Yzn5

- 160 a 2500Kva: Dyn5.

ohmico
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

jodsbrum Escreveu:É verdade o que o amigo Saraiva diz e estarem aqui a dizer que quando ligamos um PT à rede pública que estamos a fazer um paralelo desse transformador com a rede, é um erro de todo o tamanho, só fazemos um paralelo entre dois transformadores quando interligamos os primários e os secundários dos mesmos, o que não é o caso num PT apenas interligamos os primários e isso nada tem a ver com o indice horário.
Para mais o indice horário não é mais nem menos do que o desfazamento entre os enrrolamentos do primário e os do secundário, porque no primário temos entre fases um desfazamento de 120º e no secundário tambem só que não estão em concordancia com o primário e aí é que cada transformador indica na sua chapa de caracteristiicas (por exp. Dy11) que é o desfazamento entre o primário e o secundário, mas só tem um grande interesse quando fazemos o paralelo entre dois transformadores, nada mais.
Ok o colega tem razão realmente baralhei-me um pouco com a questão, peço desculpa por poder ter induzido alguém em erro. Só é um paralelo qd os primários e os secundários estão interligados dos dois ou mais transformadores em causa. E tendo isto em conta realmente o índice horário não deve ser relevante para o caso.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
nunomaf
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 29 mar 2010, 21:51

Mensagem por nunomaf »

Olá meus caros

Antes de mais os meus cumprimentos a todos pois é a primeira vez que participo no fórum.

Tendo lido o que foi dito e as correcções que foram feitas, penso que as coisas estarão esclarecidas.

O índice horário de um transformador apenas terá importância em caso de paralelo de transformadores ou em caso de um paralelo de um transformador com a rede pública.

Mesmo não tendo muito a ver com a pergunta inicialmente formulada, penso que será importante alertar para o seguinte: no caso de transformadores em paralelo teremos de ter todo o cuidado no dimensionamento da rede de utilização de energia (a montante e a jusante) e com as suas protecções, quer estas sejam eléctricas (disjuntores BT e MT) ou mecânicas (encravamentos de segurança).

Se houver 2 transformadores de potência (TP) em paralelo é preciso ter em conta que em caso da falha de um, o outro ficará imediatamente "responsável" por toda a potência solicitada pela rede que alimenta. Isto pode causar problemas na exploração da rede pois podem haver disparos intempestivos provocados por esta transição súbita de carga ou pelo sub-dimensionamento em que eventualmente poderá ficar o transformador restante.

Por isso quando se colocam dois TP's em paralelo há que avaliar bem qual o objectivo que se pretende atingir. Normalmente costumo usar dois TP's em paralelo apenas quando também tenho um Grupo de emergência que me permite alimentar as cargas críticas de uma instalação (hospitais, escolas, etc...), ou então quando tenho uma instalação com um diagrama de consumos sazonal (adegas, lagares de azeite, etc.) em que a carga só será elevada em determinados meses do ano (por exemplo 2 a 4 meses no caso das adegas...). Isto permitirá desligar temporariamente um dos tp's reduzindo assim os custos do consumidor em termos de potência contratada (A EDP actualiza os escalões de potência de acordo com os consumos do cliente durante um determinado período de tempo).

Outra coisa importante a ter em conta é o regime de neutro escolhido. Se a ideia for apenas ter os TP's em paralelo o mais comum regime TT servirá perfeitamente. Mas caso se pretenda executar uma rede de distribuição BT em anel, alimentada a partir de vários TP's em paralelo já teremos de partir para um regime TN (e atenção às correntes de curto-circuito! Um erro comum no dimensionamento destas redes em paralelo é o desprezo pelo acréscimo da corrente de curto-circuito introduzido pelo paralelo de transformadores).

Quanto aos problemas provocados por ter dois TP's em paralelo com índices horários diferentes, o amigo Saraiva foi perfeitamente esclarecedor. Diferenças de potencial entre dois pontos na mesma fase. Perigosas tanto para os utilizadores da rede como para a integridade dos sistemas. Por experiência própria, pois já fui confrontado com um problema similar, uma situação destas pode no extremo provocar o disparo das protecções da subestação EDP que alimenta a instalação, com as consequências nefastas que daí podem advir, pois normalmente as linhas da EDP alimentam muito mais que um consumidor e, no caso das aéreas, não tem possibilidade de recurso rápido pois não existe anel directo da subestação. Como diz o amigo Saraiva, pode haver uma sequência de fases correcta e não haver concordância das mesmas. Por isso é que na rede de distribuição em média tensão da EDP se tem tanto cuidado com a concordância de fases.

Os transformadores existentes ou fabricados em ou para Portugal obedecem a normas construtivas que estão directamente relacionadas com as perdas nos enrolamentos e núcleos dos transformadores. Normas DMA para os transformadores da rede pública (perdas extra-reduzidas penso eu) e CEI para os transformadores de serviço particular (perdas reduzidas). A escolha de um tipo de enrolamento ou índice horário pelos fabricantes tem a ver também com optimização dos materiais e evitar custos desnecessários. Daí talvez a standarização que o óhmico focou com a pesquisa que fez aos TP's de distribuição da EFACEC.

Bom... e já me estou a esticar demasiado... :)

Caro migjac, o transformador elevador é para quê? Estamos a falar numa central de produção de energia para co-geração? De uma eólica?
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Has thanked: 6 times

Mensagem por migjac »

É para uma cogeração.

Então posso ter um transformador elevador Dyn5 e no mesmo barramento ter um transformador Dyn11 para alimentar um QGBT?
LinceS@T
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por LinceS@T »

migjac Escreveu:É para uma cogeração.

Então posso ter um transformador elevador Dyn5 e no mesmo barramento ter um transformador Dyn11 para alimentar um QGBT?
Se vão trabalhar em paralelo não.

Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times

Mensagem por Duzia12 »

Se trocar duas fases acho que pode ligar.
LinceS@T
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por LinceS@T »

Duzia12 Escreveu:Se trocar duas fases acho que pode ligar.
Se trocares duas fases mudas o sentido de rotação das fases, ainda pior a situação.

Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

LinceS@T Escreveu:
Se trocares duas fases mudas o sentido de rotação das fases, ainda pior a situação.

Cumprimentos

Eu dizia rodar a um na alta tensão, eu já vi isso feito
LinceS@T
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por LinceS@T »

Duzia12 Escreveu:
LinceS@T Escreveu:

Cumprimentos

Eu dizia rodar a um na alta tensão, eu já vi isso feito
Quando alteras no lado da alta é igual, mudas só sentido de rotação.

cumps
Saber não ocupa espaço.
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Acho que não estás a ver bem, mas não vale a pena insistir.
LinceS@T
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por LinceS@T »

Duzia12 Escreveu:Acho que não estás a ver bem, mas não vale a pena insistir.
Se assim o dizes, como alteras a rotação de um motor?
Atenção que indice horário é diferente da rotação de fases.
Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

! Roda na alta e roda na baixa tensão. c. q. d.

Transf.png
(77.72 KiB) Transferido 33 vezes

Transf2.png
(31.86 KiB) Transferido 33 vezes
Transformadorparaleo.png
(62.43 KiB) Transferido 33 vezes
Última edição por Duzia12 em 08 abr 2010, 15:37, editado 4 vezes no total.
Responder

Voltar para “Dúvidas”