Contacto seco
Contacto seco
Boa tarde. Perdoem a minha ignorância, no enatnto, já não sei a quem recorrer. Montei um video porteiro wireless onde dizem que a abertura da fechadura é feita por contacto seco. Não imagino o que isso é. Sei que a fechadura eléctric deve ser alimentada por 12 V AC - 15 W - 18VA. O video poretiro é alimentao com 12 V DC. O que é que tenho de fazer para abrir o portão? Desde já os meus agradecimentos.
Re: Contacto seco
Boas , contacto seco é um contacto sem tensão , agora quanto á ligação em si não conheço esse tipo de video-porteiros , mas agora fiquei interessado , um abraço .
JJoseph
boas outra vez , estive a pensar a parte da betoneira exterior é alimentada como , por pilhas .....
JJoseph
Olá. Não é alimentado por 12 volts DC. A sensação que tenho é que na ficha de ligação, tal como nos Telemóveis, está um conversos 220AC em 12VDC.
Houve alguém que me disse que tenho de alimentar a fechadura, com um relé. Francamente, não percebi nada. Um abraço
Houve alguém que me disse que tenho de alimentar a fechadura, com um relé. Francamente, não percebi nada. Um abraço
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas.Racir Escreveu:Boa tarde. Perdoem a minha ignorância, no enatnto, já não sei a quem recorrer. Montei um video porteiro wireless onde dizem que a abertura da fechadura é feita por contacto seco. Não imagino o que isso é. Sei que a fechadura eléctric deve ser alimentada por 12 V AC - 15 W - 18VA. O video poretiro é alimentao com 12 V DC. O que é que tenho de fazer para abrir o portão? Desde já os meus agradecimentos.
Como foi dito, o "contacto seco" é a denominação para contactos livres de tensão.
Nesse caso em concreto, terá de levar os 12 v para a fechadura, mas um dos fios, vai passar pelo contacto seco do video porteiro.
Imaginando que a fechadura é uma lâmpada, e o contacto seco é um interruptor, deve fazer a ligação dessa forma, mas precisa sempre da tensão de alimentação para a fechadura(ou em alternativa usar uma bateria com painéis solares ou outra fonte de energia, caso não seja possível passar cablagem para casa).
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Atenção,
Independentemente de ser um contacto sem tenção está lá com uma missão, eu pergunto qd se actua esse contacto?
Para abrir a fechadura?....ou têm outra utilidade?
Independentemente de ser um contacto sem tenção está lá com uma missão, eu pergunto qd se actua esse contacto?
Para abrir a fechadura?....ou têm outra utilidade?
Já percebi. Continuo é com o problema de ter 12V DC e precisar de ter 12 Ac para a fechadura. Dizem que é preciso um relé, não sei é de que tipo e onde encontrar uma coisa dessa. obrigado
Boas , se na unidade exterior tens 12v dc a fechadura , se veio com o kit também deve funcionar em 12v dc , julgo que ao carregar na tecla de abrir trinco deves comutar o contacto seco e como tal intercala o positivo dos 12v dc no contacto , como aliás já foi descrito atrás .
Nota: verifica bem a voltagem da fechadura , de qualquer maneira julgo que podes testar com os 12v dc
que o pior que pode acontecer é não funcionar , de resto não queima .
Nota: verifica bem a voltagem da fechadura , de qualquer maneira julgo que podes testar com os 12v dc
que o pior que pode acontecer é não funcionar , de resto não queima .
JJoseph
Já experimentei. Não funciona. Depois de pesquisar um pouco, parece-me que tenho que alimentar a fechadura com 12 VAc e fazendo ela uma lâmpada. Isto obriga-me, parece-me, a encontrar um trasnformador de 220 Ac em 12 Ac. Ora bem, se houvesse um meio mais fácil de utilizar a tensão existente no video porteiro as coisas não ficariam tão complicadas. Não sei é como?
Olha lá consegues digitalizar o esquema que tens disponivel?
ao comprares o kit deve haver alguma saida de 12v......outra coisa a comprar o relé terá de se seleccionar dependendo do esquema que tens....
>Posta ai o esquema do kit.
ao comprares o kit deve haver alguma saida de 12v......outra coisa a comprar o relé terá de se seleccionar dependendo do esquema que tens....
>Posta ai o esquema do kit.
no passado fim de semana deparei-me com uma sitação parecida.
é obvio que vais ter que comprar um transformador de 220ac/12vac ou entao tens que arranjar os 12 volts em algum lado com mais ou menos 1,5A.
depois compra um relé com bobine a 12v e os contactos podem ser a 220v
Basicamente o relé é comandado pelos 12v da betoneira e o tranformador é activado através dos contactos aux do relé NO
Medi o consumo da fechadura em questão, ccom corrente DC e deu-me uns surpreendentes 5,5A pico de consumo.
logo precisas mesmo de um transformador aux.
é obvio que vais ter que comprar um transformador de 220ac/12vac ou entao tens que arranjar os 12 volts em algum lado com mais ou menos 1,5A.
depois compra um relé com bobine a 12v e os contactos podem ser a 220v
Basicamente o relé é comandado pelos 12v da betoneira e o tranformador é activado através dos contactos aux do relé NO
Medi o consumo da fechadura em questão, ccom corrente DC e deu-me uns surpreendentes 5,5A pico de consumo.
logo precisas mesmo de um transformador aux.
Já tenho o transformador e o relé. Será que me podem ajudar com o esquema eléctrico? Obrigado
Envio esquema de um video porteiro com contacto para comando do trinco.
Nesta, (placa interna) liga-se em DOR OPEN. Em paralelo (neste caso, interior de edifício) está outro botão de pressão.
Já dá para tirar ideia.
Desenhado por mim para ser feito trabalho numa escola.
http://www.4shared.com/document/nnecVGh ... teiro.html
Nesta, (placa interna) liga-se em DOR OPEN. Em paralelo (neste caso, interior de edifício) está outro botão de pressão.
Já dá para tirar ideia.
Desenhado por mim para ser feito trabalho numa escola.
http://www.4shared.com/document/nnecVGh ... teiro.html
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 dez 2007, 14:24
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 8 times
Amigo, boa noite e segundo e tenho por experiência porque já liguei! e me aconteceu o mesmo embora o sistema tenha de ser alimentado a 12V CC tem de colocar outro transformador para os 12VAC para alimentar a fechadura! o contacto relê já existe no sistema que geralmente é na botoneira e é un contacto auxiliar que apenas liga os 12VAC para a fechadura que só liga quando alguêm no prédio carrega para abrir a porta, no fundo interrompe no relê um fio de alimentação dos 12VAC directo á fechadura , um só o outro vai directo, como se fosse um interrupetor, (esquema não sei fazer).