Qual de vocês cobra 70 eur por um projecto?

Responder
carteiro
Curioso
Curioso
Registado: 27 mai 2007, 14:17
Contacto:

Re: Qual de vocês cobra 70 eur por um projecto?

Mensagem por carteiro »

Como todos já se aperceberam, um projecto Ited de acordo com a nova versão do Manual irá necessitar para a sua realização de mais horas de trabalho. Agora é como tudo na vida, mais horas despendidas, mais horas tem de ser cobradas ou então continua-se a fazer o minimo dos minimos sem qualidade e cobra-se os tais 70 euros, até ao dia em que alguém como a Anacom olha para o projecto, seja por que motivo for.

Cumps
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

A qualidade é sempre chapa 5. De qualquer maneira é muito barata
marioviegas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 18 fev 2008, 14:26

Mensagem por marioviegas »

Quando, forem chamados para acompanhar uma auditoria da ANACOM ou forem chamados para acompanhamento de uma obra, como está previsto na portaria 123/2009 ( que são obrigados a ir, ou serem representados por um colaborador) depois digam-me se os 70 euros chegam para alguma coisa?
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Isso é pago à parte!!!!!!!!!!!
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Mensagem por carlos_cfr7 »

à parte? depois da casa construida, 2 anos depois, vais pedir ao construtor ou ao gestor de projectos as despesas pra ir a obra? é uma obrigaçao do projectista. Nao podes responder a anacom que nao estiveste presente porque o cliente nao pagou.
Eng. de electrónica e telecomunicações
Saraiva
Curioso
Curioso
Registado: 27 jun 2009, 08:32
Contacto:

Mensagem por Saraiva »

O que eu vos digo é que, com a nova legislação e com as novas e muitas responsabilidades que acarreta um projectista, as coimas previstas, etc... €70, nem sequer dá para por o título no Termo de Responsabilidade.
Pelo menos que o dito vá assinado por mim.

Quanto a outros que eventualmente o façam, eles é que sabem... Um dia podem provar do próprio veneno. Pois por esse preço a qualidade deixa muito a desejar, pelo menos a julgar pelos que já tive oportunidade de ver.
Abraço,
Saraiva
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

a qualidade/preço é sempre muito subjectiva.
ja vi projectos de 100€ melhores que alguns de 300€, apesar de ambos serem copy/paste dum modelo ja feito.
Ha engenheiros electrotecnicos que nao vêm um boi de telecomunicaçoes, e so por assinarem uma copia dada numa formaçao qq como engenheiros, entendem que nao devem levar menos de 300€.
simplesmente ha maus projectistas que levam tanto como os bons projectistas, e se levarem o preço justo pelo fraco trabalho que fazem, perdem crédito.. porque ainda ha por aí muita gente a pensar que o que é caro é que é bom... e nao é pelo preço que se vê a qualidade e o empenho util do projectista.

quem faz um trabalho bom e leva um preço justo pelo que faz, nao ha de ter problemas em conseguir os clientes.
orlandolourenco
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 22 mar 2010, 12:10

Mensagem por orlandolourenco »

Boas, tenho colegas que fazem por 75 € e se forem repetições (ex moradias em banda), as seguintes são a 35 €.

Ao preço da uva mijona

É lamentável, termos "queimado a pestana" durante tantos anos, e agora termos colegas a banalizar .

Trabalhar para aquecer, não obrigado, para isso, pego na cadeira e sento-me na rua. (Pelo menos no Algarve ainda faz calor)

OL
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

queimaste tu e mais uns quantos, mas a maioria tirou uma formaçaozita...

temos que ver as coisas de outro ponto de vista: quem estudou na universidade telecomunicaçoes 3 ou 5 anos, nao foi pra fazer projectos de moradias.
ja conto as moradias como um extra, ou para desenrascar o cliente.
jmonteiro
Curioso
Curioso
Registado: 02 dez 2007, 17:21

Mensagem por jmonteiro »

Infelizmente é uma triste realidade

Já me falaram em 50 Euros.

Eu nã,o faço, quem patica esses preços normalmente rece formados que tem cad e programas piratas, não passam recibo, vivem á custa dos papás, não tem sentid de responsabilidade, enfim o que vêm é lucro.

Eu cobro 250 minimo, se quiserem.

Os Advogados Protegem-se
Os medicos Idem

E nós Engenheiros, tramamo-nos uns aos outros., Independentemente de termos o código deontológico publicado em decreteo lei.

Infelizmente é assim.

Com preços Justos há mercado para todos.

Poderia-mos fazer mais em relação a isto.

A ANET e a OE têm que tomar posição.

Por um futuro mais justo, profissionais mais justos.
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

pra mim a soluçao era simples:

Ited/itur - so engenheiros de telecomunicaçoes.
electricidade todas as instalaçoes (inclusive <50kva) - so engenheiros electrotecnicos.

acabava-se logo com os patos bravos que andam por ai sem saberem o que fazem, a estragar mercado aos bons profissionais. (ha excepçoes..)

acho que é esta a ideia na anet e anacom, mas nao podem faze-lo mt drasticamente. notem que nas declaraçoes um eng electrotecnico para poder assinar ited precisa que lhe confiram as competencias... ja um engenheiro de telecomunicaçoes tem acesso directo...

cada macaco no seu galho..
Saraiva
Curioso
Curioso
Registado: 27 jun 2009, 08:32
Contacto:

Mensagem por Saraiva »

carlos_cfr7 Escreveu:pra mim a soluçao era simples:

Ited/itur - so engenheiros de telecomunicaçoes.
electricidade todas as instalaçoes (inclusive <50kva) - so engenheiros electrotecnicos.

acabava-se logo com os patos bravos que andam por ai sem saberem o que fazem, a estragar mercado aos bons profissionais. (ha excepçoes..)

acho que é esta a ideia na anet e anacom, mas nao podem faze-lo mt drasticamente. notem que nas declaraçoes um eng electrotecnico para poder assinar ited precisa que lhe confiram as competencias... ja um engenheiro de telecomunicaçoes tem acesso directo...

cada macaco no seu galho..
Não é só o titulo de cada um que conta. É necessária uma análise curricular primeiro de tudo. Um Engenheiro Electrotécnico formado em duas Universidades diferentes poderá muito bem ter tido cadeiras diferentes.
Eu, por exemplo, tive cadeiras de Telecomunicações e sou Eng.º Electrotécnico.
Tive bastantes cadeiras de computação/programação e sou Eng.º Electrotécnico.

Á que analisar caso a caso e não generalizar.
Abraço,
Saraiva
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

sim, quem analisa é a anet, antes de increver no colegio respectivo.

eu tambem sou electrotecnico mas escolhi a vertente das electronicas e telecomunicaçoes. tive cadeiras de projecto electrotecnico, transformadores, motores e etc.. no entanto o meu curso só dá pra inscrever no colegio de telecomunicaçoes e nao me deixa inscrever no colegio de energia, nem pedir declaraçoes para projecto de electricidade, o que acho bem... mas o inverso tambem devia acontecer..

depois de estar definido o colegio e a area que cada um tem competencias e formaçao, so nessas areas deveriam ter declaraçoes. digo isto porque, mesmo sem saber coisas elementares de ited, sem formaçoes, sem nada, a ANET dava autoridade a todos os electrotecnicos pra assinar telecomunicaçoes de hoteis, escolas e afins... os novos electrotecnicos(energia) ja vao ter alguns problemas em receber competencias em telecomunicaçoes...

mas isto é um à parte aqui da discussao dos preços.
trivial
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 jan 2008, 19:56

Mensagem por trivial »

Poupem-me
Os electrotécnicos já são fod.... por toda a legislação e vocês ainda querem dividir?
um eng, civil pode assinar tudo e mais alguma coisa.
nós temos de dividir os trabalhos com tec. de electricidade e etc,

o que deveria era quer seja da área energia ou telecomunicações poder assinar tudo, afinal somos eng. e supostamente só assinamos o que temos certeza doq ue fazemos.
se é de uma área ou outra.... um eng que seja eng. tem de saber se desenrascar e aprender ou então não é eng. e então não deveria por assinar nada

Cumps
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

trivial Escreveu:Poupem-me
Os electrotécnicos já são fod.... por toda a legislação e vocês ainda querem dividir?
um eng, civil pode assinar tudo e mais alguma coisa.
nós temos de dividir os trabalhos com tec. de electricidade e etc,

o que deveria era quer seja da área energia ou telecomunicações poder assinar tudo, afinal somos eng. e supostamente só assinamos o que temos certeza doq ue fazemos.
se é de uma área ou outra.... um eng que seja eng. tem de saber se desenrascar e aprender ou então não é eng. e então não deveria por assinar nada

Cumps

Se fosse assim não teria dado a bronca que deu nos projectos ITED, que para o ITED 2ª edição meteram todos a fazer formações... era porque os projectos eram todos um maravilha, o mal no caso do ITED é que deram equivalência e todos que já vinham do RITA e como se provou todos foram aprender ITED antes de assinaram projectos dos quais nem uma tomada RJ45 sabiam o que era, no entanto toma lá o belo projecto ITED!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”