INDICE HORARIO GRUPO LIGAÇÕES TRANSFORMADOR
-
- Velha Guarda
- Registado: 08 mai 2008, 17:52
- Has thanked: 6 times
- Been thanked: 17 times
INDICE HORARIO GRUPO LIGAÇÕES TRANSFORMADOR
Bom dia,
Pedia a vossa ajuda para esclarecer a seguinte questão:
Quais os critérios na escolha do indice do grupo de ligações de um transformador?
Porque é que se se escolhe um Dyn11 ou um Dyn5? Numa central de produção de energia necessito de um transformador elevador, e no guia técnico das instalações de produção independente não fala nada sobre isto.
Agradeço a vossa ajuda
Pedia a vossa ajuda para esclarecer a seguinte questão:
Quais os critérios na escolha do indice do grupo de ligações de um transformador?
Porque é que se se escolhe um Dyn11 ou um Dyn5? Numa central de produção de energia necessito de um transformador elevador, e no guia técnico das instalações de produção independente não fala nada sobre isto.
Agradeço a vossa ajuda
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Re: INDICE HORARIO GRUPO LIGAÇÕES TRANSFORMADOR
sei que estudei isso na Univ e que percebia bastante disso, mas agora num me lembro
nunca mais trabalhei com essas coisas

nunca mais trabalhei com essas coisas

Learning is the goal!!
-
- Velha Guarda
Pretendia saber quais as razões para se usar nas centrais transformadores elevadores Dyn11. Posso escolher um transformador Dyn5? Pretendia saber vantagens de cada grupo de vectores, e como escolher um grupo de vectores particular para uma aplicação específica.
Eu sei que todos os sistemas interligados evem ter correspondência de fase. Diferentes grupos de vectores no mesmo barramento pode causar problemas, mas que problemas?
Eu sei que todos os sistemas interligados evem ter correspondência de fase. Diferentes grupos de vectores no mesmo barramento pode causar problemas, mas que problemas?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Boas.
Como é para ligar à rede de energia o índice horário a escolher tem de ser o mesmo que o da rede, ou seja, se na rede tiver Dy11 no transformador o índice também tem de ser Dy11. Imagine-se que era uma rede isolada sem ligação à rede de energia eléctrica pública neste caso o índice horário podia ser qualquer um visto que não existe conflito com outras redes, mas como é para ligar à rede as tensões que saem do transformador têm de estar em fase com as da rede daí terem de ter o mesmo índice horário.
É por isso que por exemplo quando se faz um paralelo de dois transformadores uma das condições necessárias é que estes tenham o mesmo índice horário, porque senão as tensões nos secundários dos dois transformadores iriam estar desfasadas e iam existir problemas com isto!!!
No fundo quando ligamos um transformador à rede não estamos a fazer mais do que ligar vários transformadores em paralelo.
Não sou grande "expert" nesta área mas acho que me fiz entender.
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Como é para ligar à rede de energia o índice horário a escolher tem de ser o mesmo que o da rede, ou seja, se na rede tiver Dy11 no transformador o índice também tem de ser Dy11. Imagine-se que era uma rede isolada sem ligação à rede de energia eléctrica pública neste caso o índice horário podia ser qualquer um visto que não existe conflito com outras redes, mas como é para ligar à rede as tensões que saem do transformador têm de estar em fase com as da rede daí terem de ter o mesmo índice horário.
É por isso que por exemplo quando se faz um paralelo de dois transformadores uma das condições necessárias é que estes tenham o mesmo índice horário, porque senão as tensões nos secundários dos dois transformadores iriam estar desfasadas e iam existir problemas com isto!!!
No fundo quando ligamos um transformador à rede não estamos a fazer mais do que ligar vários transformadores em paralelo.
Não sou grande "expert" nesta área mas acho que me fiz entender.
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
- Anexos
-
- Indice_horario.pdf
- (78.86 KiB) Transferido 329 vezes
-
- paralelo transf trifásicos.pdf
- (132.87 KiB) Transferido 254 vezes
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Quanto aos problemas que podem ocorrer com desfasamentos diferentes não sei precisar muito bem o que pode acontecer
Em anexo fica mais um documento que explica como determinar o índice horário.
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa

Em anexo fica mais um documento que explica como determinar o índice horário.
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
- Anexos
-
- TRtri_indicehora.pdf
- (197.84 KiB) Transferido 340 vezes
-
- Velha Guarda
Obrigado pelas explicações.
Conhece algum documento da EDP ou REN que diga quais os desfasamentos do transformador deve ter para um produtor de energia eléctrica?
Conhece algum documento da EDP ou REN que diga quais os desfasamentos do transformador deve ter para um produtor de energia eléctrica?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Não tenho nenhum documentomigjac Escreveu:Obrigado pelas explicações.

Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
-
- Velha Guarda
- Registado: 20 ago 2009, 16:05
- Been thanked: 5 times
Meu caro amigo se é para fazer o paralelo entre dois transformadores você tem de se preocupar com o indice horário, de preferencia que seja igual.
Se é para ligar à rede publica e alimentar uma fábrica ou algo do género, o indice horário não tem importancia qualquer um dá.
Se é para ligar à rede publica e alimentar uma fábrica ou algo do género, o indice horário não tem importancia qualquer um dá.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Discordo desta afirmação até posso estar errado mas por exemplo quando fazem um projecto de um edifício em que tem de levar um posto de transformação quer este seja de serviço público ou privado o grupo de ligações do transformador tem de ser igual ao da rede pública imposto pelo distribuidor isto porque no fundo e grosso modo os transformadores da rede distribuição estão todos em paralelo o mesmo se passando com as centrais produtoras.jodsbrum Escreveu:Meu caro amigo se é para fazer o paralelo entre dois transformadores você tem de se preocupar com o indice horário, de preferencia que seja igual.
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
-
- Velha Guarda
joaoosvaldo Escreveu:Discordo desta afirmação até posso estar errado mas por exemplo quando fazem um projecto de um edifício em que tem de levar um posto de transformação quer este seja de serviço público ou privado o grupo de ligações do transformador tem de ser igual ao da rede pública imposto pelo distribuidor isto porque no fundo e grosso modo os transformadores da rede distribuição estão todos em paralelo o mesmo se passando com as centrais produtoras.jodsbrum Escreveu:Meu caro amigo se é para fazer o paralelo entre dois transformadores você tem de se preocupar com o indice horário, de preferencia que seja igual.
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
E onde é que vai buscar essa informação da rede publica?
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
por acaso já se lembraram de consultar um catálogo de um fabricante (por ex. Efacec),
para verificar quais são os tipos de ligações em que se fabricam e as potências?
Talvêz ajude.
ohmico
por acaso já se lembraram de consultar um catálogo de um fabricante (por ex. Efacec),
para verificar quais são os tipos de ligações em que se fabricam e as potências?
Talvêz ajude.
ohmico
-
- Velha Guarda
O fabricante tem vários tipos de ligações e já perguntei ao fabricante e não me souberam responder.
Eles são fabricantes de transformadores, quem tem de escolher é o projectista de redes...
Eles são fabricantes de transformadores, quem tem de escolher é o projectista de redes...
- joaoosvaldo
- Team Apoio
migjac Escreveu:joaoosvaldo Escreveu:Discordo desta afirmação até posso estar errado mas por exemplo quando fazem um projecto de um edifício em que tem de levar um posto de transformação quer este seja de serviço público ou privado o grupo de ligações do transformador tem de ser igual ao da rede pública imposto pelo distribuidor isto porque no fundo e grosso modo os transformadores da rede distribuição estão todos em paralelo o mesmo se passando com as centrais produtoras.jodsbrum Escreveu:Meu caro amigo se é para fazer o paralelo entre dois transformadores você tem de se preocupar com o indice horário, de preferencia que seja igual.
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
E onde é que vai buscar essa informação da rede publica?
Aqui na madeira sempre que faço qualquer projecto peço ao distribuidor o ponto de ligação à rede pública e outros condicionamentos entre os quais o grupo de ligação dos transformadores se for caso disso, geralmente cá é DYn11. No Continente não sei qual o procedimento que normalmente fazem

Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
- LinceS@T
- Velha Guarda
- Registado: 21 jan 2008, 22:54
- Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação
O índice horário só é importante se pretender-mos colocar dois transformadores em paralelo como disse o amigo jodsbrum.
Cumprimentos
Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
Exactamente.LinceS@T Escreveu:O índice horário só é importante se pretender-mos colocar dois transformadores em paralelo como disse o amigo jodsbrum.
Cumprimentos
Quando colocamos um novo PT na rede para alimentar uma instalação qualquer, não é necessário ter em conta o índice horário.
Dois transformadores nunca poderão ser colocados em paralelo se não respeitarem o mesmo índice horário. Se não respeitarem isso o que acontece na realidade é que se verifica uma diferença de potencial (tensão) na mesma fase (ex. fase 1) entre os dois transformadores. Portanto, não existe concordância de fases (tensão +/- 0V; desfasamento=0º) e nunca poderão ser ligados em paralelo.
Por isso é que por vezes poderemos ter, entre dois ramais, sequência correcta de fases e elas não estarem em concordância.
Abraço,
Saraiva
Saraiva