Projecto Electrico para Legalização de Restaurante
Projecto Electrico para Legalização de Restaurante
Boa tarde
Solicitaram-me que fizesse um projecto electrico para um restaurante que já está em funcionamento, ou seja, já está tudo instalado, mas não está legal.
É o meu primeiro projecto eléctrico, e gostaria que me ajudassem em algumas questões.
1 - Em primeiro lugar tenho de ir ao local e ver onde estão as tomadas monofásicas e trifásicas e o quadro electrico.
2 - Tenho de ver os pontos de luz existentes e os quadros
3 - Tenho de ver onde estão os equipamentos ligados e qual a potência deles
É necessário ver mais alguma coisa?
Em relação ao projecto, alguém me pode ajudar sobre o que é necessário colocar nas plantas e quais os esquemas a apresentar?
Já vi aqui colocadas algumas memórias descritivas, mas não a informação em Autocad que é necessária.
Alguém me pode ajudar com estas questões, e se já alguém fez um projecto deste tipo, se me poder dar mais alguma informação, agradecia.
Obrigado
Cumprimentos
Daniel Matias
Solicitaram-me que fizesse um projecto electrico para um restaurante que já está em funcionamento, ou seja, já está tudo instalado, mas não está legal.
É o meu primeiro projecto eléctrico, e gostaria que me ajudassem em algumas questões.
1 - Em primeiro lugar tenho de ir ao local e ver onde estão as tomadas monofásicas e trifásicas e o quadro electrico.
2 - Tenho de ver os pontos de luz existentes e os quadros
3 - Tenho de ver onde estão os equipamentos ligados e qual a potência deles
É necessário ver mais alguma coisa?
Em relação ao projecto, alguém me pode ajudar sobre o que é necessário colocar nas plantas e quais os esquemas a apresentar?
Já vi aqui colocadas algumas memórias descritivas, mas não a informação em Autocad que é necessária.
Alguém me pode ajudar com estas questões, e se já alguém fez um projecto deste tipo, se me poder dar mais alguma informação, agradecia.
Obrigado
Cumprimentos
Daniel Matias
Re: Projecto Electrico para Legalização de Restaurante
Boas!
Esses projectos são sempre arriscados....
Em planta deve ir:
- Localização das tomadas de usos gerais;
- Localização dos pontos de iluminação;
- Localização da iluminação de emergencia;
- Localização da alimentações (portinhola, QE's);
- Localização de pontos de alimentação diferentes de tomadas (por ex. AC's, equipamentos hoteleiros, exautores, etc).
Convem ser um desenho para cada item....
PS: Isto é a minha opinião e como eu faço....vale o que vale.
Esses projectos são sempre arriscados....
Em planta deve ir:
- Localização das tomadas de usos gerais;
- Localização dos pontos de iluminação;
- Localização da iluminação de emergencia;
- Localização da alimentações (portinhola, QE's);
- Localização de pontos de alimentação diferentes de tomadas (por ex. AC's, equipamentos hoteleiros, exautores, etc).
Convem ser um desenho para cada item....
PS: Isto é a minha opinião e como eu faço....vale o que vale.
Obrigado pela ajuda
Assim que tiver o levantamento feito, vou colocar aqui os desenhos, para confirmar se está tudo ok.
Em relação à instalção já estar feita, eu sei que e um risco, pois não sei exactamente o que lá está, mas terei de ver as coisas com muita calma.
Cumprimentos
Assim que tiver o levantamento feito, vou colocar aqui os desenhos, para confirmar se está tudo ok.
Em relação à instalção já estar feita, eu sei que e um risco, pois não sei exactamente o que lá está, mas terei de ver as coisas com muita calma.
Cumprimentos
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Enviou: 18 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Boas.
Não esquecer de ver ainda esquemas dos QE's e outras instalações de segurança (ex.: detecção de incêndio, iluminação de segurança, etc.).
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Não esquecer de ver ainda esquemas dos QE's e outras instalações de segurança (ex.: detecção de incêndio, iluminação de segurança, etc.).
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Boa tarde
Em relação aos esquemas dos quadros electricos, tenho que dizer o que corresponde cada interruptor, é isso?
Daniel Matias
Em relação aos esquemas dos quadros electricos, tenho que dizer o que corresponde cada interruptor, é isso?
Daniel Matias
- joaoosvaldo
- Team Apoio
O que me refiro é a desenhar o esquema unifilar do quadro eléctrico para incluir no projecto, como o quadro já está feito é fazer um levantamento de todos os circuitos e ver o que comanda o quê e desenhar o esquema.djmati Escreveu:Boa tarde
Daniel Matias
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Última edição por joaoosvaldo em 28 mar 2010, 12:36, editado 1 vez no total.
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 jan 2008, 19:56
- Agradecimento recebido: 1 vez
boas
1.º qual a pot. do edifício
2.º tens alguma ficha electrotécnica visada pela EDP ou data de entrada do processo de construção na câmara? de que data são?
isso pode de facilitar muito as coisas, arranjas essas data caso tenhas
conforme for, nem precisas de desenhar quase nada, ou mesmo nada
1.º qual a pot. do edifício
2.º tens alguma ficha electrotécnica visada pela EDP ou data de entrada do processo de construção na câmara? de que data são?
isso pode de facilitar muito as coisas, arranjas essas data caso tenhas
conforme for, nem precisas de desenhar quase nada, ou mesmo nada
Boa tarde
Eu só amanhã é que vou falar com o proprietário do restaurante, e depois vou pedir-lhe se já tem alguma ficha electrotécnica, e o contacto do electricista para falar com ele.
Após isso poderei dizer mais alguma coisa
Obrigado
Daniel Matias
Eu só amanhã é que vou falar com o proprietário do restaurante, e depois vou pedir-lhe se já tem alguma ficha electrotécnica, e o contacto do electricista para falar com ele.
Após isso poderei dizer mais alguma coisa
Obrigado
Daniel Matias
Boas,
Ao ver este tópico fiquei com uma curiosidade, o porquê de fazer o projecto elétrico? o Restaurante terá mais de 50kVA? (é claro que pode ser só por segurança, para mim até deveria ser obrigatório para qualquer instalação, mas é um aparte)
Cumprimentos.
Ao ver este tópico fiquei com uma curiosidade, o porquê de fazer o projecto elétrico? o Restaurante terá mais de 50kVA? (é claro que pode ser só por segurança, para mim até deveria ser obrigatório para qualquer instalação, mas é um aparte)
Cumprimentos.
No regulamento diz que para calcular o efectivo dos restaurantes com lugares sentados, o indice de ocupação é de 1.33.
O restaurante tem uma sala de 581m2.
581*1.33 = 773 pessoas sentadas.
Será que estou a fazer bem as contas? É que no restaurnte em causa, duvido que dê para estas pessoas todas sentadas.
Será que também tenho que entrar com o pessoal da cozinha?
Daniel Matias
Será que estou a fazer bem as contas? É que no restaurnte em causa, duvido que dê para estas pessoas todas sentadas.
Daniel Matias
- joaoosvaldo
- Team Apoio
As contas estão bem feitas nesse caso a iluminação insere-se na 2ª categoria ( 500 < N <= 1000, sendo N a lotação) a iluminação de segurança deve ser do tipo C (pode ser garantida por blocos autónomos do tipo permanente e não permanente).djmati Escreveu:No regulamento diz que para calcular o efectivo dos restaurantes com lugares sentados, o indice de ocupação é de 1.33.
Daniel Matias
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Boa tarde
Pelo que vi, entao as contas estão bem feitas. Eu coloquei esta questão porque vi numa memória descritiva que encontrei na internet, que à área total, apenas deveríamos considerar 1/3 dessa área e depois multiplicar pelo índice de ocupação, o que para mim não faz qualquer sentido.
Respondendo ao colega Duzia 12, a área é mesmo 581m2.
Em relação à resposta do João também estou plenamente de acordo.
Obrigado a todos pela a opinião e ajuda
Pelo que vi, entao as contas estão bem feitas. Eu coloquei esta questão porque vi numa memória descritiva que encontrei na internet, que à área total, apenas deveríamos considerar 1/3 dessa área e depois multiplicar pelo índice de ocupação, o que para mim não faz qualquer sentido.
Respondendo ao colega Duzia 12, a área é mesmo 581m2.
Em relação à resposta do João também estou plenamente de acordo.
Obrigado a todos pela a opinião e ajuda