Aumento de Potência de 6,9KVA para 10,35KVA

Responder
joaobrito
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 22 mar 2010, 17:07

Aumento de Potência de 6,9KVA para 10,35KVA

Mensagem por joaobrito »

Boas,

Tenho uma questão, se alguém me puder ajudar agradeço.
Então é assim: Pedi à EDP um aumento de potência e já veio um técnico deles à minha casa e ao prédio verificar se era ou não possível, tendo dado um aval favorável. Disse que tinha de fazer uns enfiamentos novos desde o fusível na escadas até ao contador com cabos de 10mm2 ou de 16mm2. Para isso é necessário des-selar o contador e voltar a selá-lo depois dos enfiamentos. Depois é necessário pedir à CERTIEL uma vistoria ao Quadro Eléctrico e a toda a instalação cá de casa. Por ser um prédio com 30 anos não tenho tubos muito largos, acho que são tubos para cabos de 1,5mm2. Mas os cabos de 2,5mm2 passam perfeitamente nestes tubos. E o electrecista diz que a instação não vai passar na vistoria por não ter tubos maiores. Ora a minha questão é a seguinte: eu apenas pretendo aumento de potência por causa da placa de indução (a qual está ligada directamente ao QE com cabos de 6mm2) e sou obrigado a refazer toda a instalação eléctrica interior por causa do aumento de potência de 30 para 45 amperes? É que isso significa ou fazer toda a instalação eléctrica pelo exterior em calhas técnicas ou a partir a casa toda com roços para colocar tubos um pouco mais largos... ISTO FAZ ALGUM SENTIDO?

Obrigado.
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:08

Re: Aumento de Potência de 6,9KVA para 10,35KVA

Mensagem por pedro_mendes »

Bem compreendo bem essa situação, para o senhor não faz muito sentido, mas para quem é da área ja percebo o porquê disso, e a meu ver peço desculpa mas está correcto, se a sua instalação esta preparada para receber 6.9VA, e para mudar para 10.35VA é muito complicado mesmo, já para pedir essa potência de raiz mesmo assim eles por vezes não autorizão, quanto mais assim.
Vai ser um problema complicado de resolver.

Cumprimentos
Pedro Mendes
joaobrito
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por joaobrito »

Antes de mais queria agradecer a atenção merecida e a resposta dada.

Eu até entendo a razão da CERTIEL, mas o que me faz confusão é o facto de eu conseguir enfiar cabos de 2,5mm nos tubos actuais e eles chumbarem a instalação pelos tubos... Mas enfim!.. Ou seja quem tem casas antigas ou faz obras ou então fica quieto e com a potência que que tem... Que no meu caso vai ser o mais provável. Terei que me ir habituando a ter que desligar aquecimentos enquanto a minha mulher cozinha!.. Mal empregados os cabos de 6mm que ligam a placa ao quadro que coloquei a pensar na hipótese dos 10,35KVA.
Mais uma vez agradeço a resposta!
Cumprimentos,
João Brito
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:08

Mensagem por pedro_mendes »

joaobrito Escreveu:Antes de mais queria agradecer a atenção merecida e a resposta dada.

Eu até entendo a razão da CERTIEL, mas o que me faz confusão é o facto de eu conseguir enfiar cabos de 2,5mm nos tubos actuais e eles chumbarem a instalação pelos tubos... Mas enfim!.. Ou seja quem tem casas antigas ou faz obras ou então fica quieto e com a potência que que tem... Que no meu caso vai ser o mais provável. Terei que me ir habituando a ter que desligar aquecimentos enquanto a minha mulher cozinha!.. Mal empregados os cabos de 6mm que ligam a placa ao quadro que coloquei a pensar na hipótese dos 10,35KVA.
Mais uma vez agradeço a resposta!
Cumprimentos,
João Brito

De nada..Eu compreendo a sua confusão, também por vezes tenho desses problemas e bem piores, o quer dizer coisitas de nada que é mesmo assim e implicam, não querer ser desagradável penso que o melhor mesmo será dissestir da ideia os 13,35KVA, como antes disse já é dificil eles colocarem esta potência de raiz como agora, e quando se pensa em pedir esta potência, é preferivel pedir trifásico, melhor destribuição e menores problemas e menos cunsumo numa face só.

Espero não ser desagradável, mas esta é a realidade que o nosso pais passa, nem imagina o que se passa com certas coisas!

Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
travisco
Curioso
Curioso
Registado: 23 jan 2010, 16:47

Mensagem por travisco »

Oi! Boa noite.

Desculpem mas há aqui uma coisa que ainda não consegui entender, fala-se aqui em cabos de 2,5mm2
comparando-os aos de 6mm2 , gostava de saber qual é a secção de cada um deles?
travisco
joaobrito
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por joaobrito »

travisco Escreveu:Oi! Boa noite.

Desculpem mas há aqui uma coisa que ainda não consegui entender, fala-se aqui em cabos de 2,5mm2
comparando-os aos de 6mm2 , gostava de saber qual é a secção de cada um deles?
Boa noite,
os cabos de 6mm sao os que instalei para a placa (8100watts no maximo) e os de 2,5mm sao os das restantes tomadas... Mas como nunca vou poder utilizar a placa em pleno nao teria valido a pena ter instalado cabos de 6 para a placa, de 4 ou ate de 2,5 dava...
Cump, Joao Brito
rones
Curioso
Curioso
Registado: 08 fev 2008, 19:03

Mensagem por rones »

Analizando as Regras Técnicas temos:

11.2 - Instalações (ou partes de instalação) a que se aplicam as presentes Regras
Técnicas:

...
f) Ampliações ou modificações das instalações, bem como partes das instalações
existentes, afectadas por essas alterações.

Leva-me a deduzir que a vistoria a realizar (se fôr feita), incidirá somente neste aspecto. O que até seria lógico. Mas é uma opinião.
O melhor seria confirmar junto à Entidade Certificadora.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

E a terra está boa? é que com 30 anos...

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
joaobrito
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por joaobrito »

Mário Escreveu:Boas

E a terra está boa? é que com 30 anos...

Cump.
Mário
Bom dia,
eu penso que sim. Pelo menos quando o neutro toca no cabo terra dispara o diferencial...
Cump, Joao Brito
jmonteiro
Curioso
Curioso
Registado: 02 dez 2007, 17:21

Mensagem por jmonteiro »

Bom dia

permita-me que lhe diga, mas acho que vai ai uma grande confusão.

por parte do seu electrecista.
por parte do técnico da edp.

primeiro passo pedido de viabilidade, ao que parece ja foi feito pela EDP. Paga os Encargos.
Depois garantir condições técnicas para a entrada, o que no seu caso parece-me fácil.
Preparar o seu quadro eléctrico para a nova potência
finalmente pedir o contarto á EDP.
A sua instalação é anterior a 2000, pelo que a EDP faz igualmente o contrato para o escalão seguinte de potência, a não ser que já tenha pedido um amento de potência posterior a 2000.

Pelo que me parece não precisará de certificação da instalação
joaobrito
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por joaobrito »

jmonteiro Escreveu:Bom dia

permita-me que lhe diga, mas acho que vai ai uma grande confusão.

por parte do seu electrecista.
por parte do técnico da edp.

primeiro passo pedido de viabilidade, ao que parece ja foi feito pela EDP. Paga os Encargos.
Depois garantir condições técnicas para a entrada, o que no seu caso parece-me fácil.
Preparar o seu quadro eléctrico para a nova potência
finalmente pedir o contarto á EDP.
A sua instalação é anterior a 2000, pelo que a EDP faz igualmente o contrato para o escalão seguinte de potência, a não ser que já tenha pedido um amento de potência posterior a 2000.

Pelo que me parece não precisará de certificação da instalação
o tecnico da edp que garantiu a viabilidade do aumento de potencia disse-me que era necessario uma vistoria.
Depois de ter levado o susto do electricista voltei a contactar a EDP e disseram-me a mesma coisa, isto e, que era necessario uma vistoria.
Ninguem me falou em certificaçao, mas penso que sera a mesma coisa que vistoria em termos praticos.
Posto isto nao sei...
Cump, Joao Brito
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, já fiz aumentos de potência em lojas (farmácias) que foram todas instaladas de novo, em que estavam certificadas até 10.35kva trifásicos, como a loja era anterior á entrada da CERTIEL, foi feito o pedido á EDP para 20.7kva depois de viabilizado e aprovado pelo técnico da EDP foi efectuado o aumento para 20.7kva sem qualquer vistoria da CERTIEL, e nesses casos anteriores á CERTIEL tem sido sempre assim.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Blackangel
Curioso
Curioso
Registado: 12 mar 2007, 21:04

Mensagem por Blackangel »

Meus caros

Devido a determinados pormenores pode haver actuações diferentes mas o procedimento que está a ser usado é o de, independentemente da idade da instalação, passagem de condutores adequados à nova potência a ser instalada e explicar ao cliente que tem de certificar a instalação. Agora se a certiel vai verificar a instalação toda ou só a parte que foi alterada não o sei dizer.
Se esta exigência por parte da EDP é questionável não sei dizer mas em inúmeros casos que vistoriei tem sido assim.

Cumpz
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”