Caixa CVM
Re: Caixa CVM
Por acaso ainda não tinha pensado nessa questão, mas parece-me pertinente, tive a ver no manual ITED e não esclarece essa situação. No entando reparei que as dimensões das CVM's apenas são abordadas no manual ITUR, pelo que fica implicito que estas devem ser projectadas e dimensionadas no projecto ITUR.
Por outro lado, tratando-se de um edificio que será implantado numa urbanização em que as infraestruturas (ITUR, IP, etc.) já se encontram realizadas, creio que será desnecessário a colocação de uma CVM quando já existem as CVM's pretencentes á ITUR, pelo exposto axo que em situações em que exista ITUR as CVM's não devem se colocadas, por outro lado em locais em que não existe ITUR parece-me bem que o projecto ITED contemple a colocação de uma CVM.
Abraço.
Luís Dias
Por outro lado, tratando-se de um edificio que será implantado numa urbanização em que as infraestruturas (ITUR, IP, etc.) já se encontram realizadas, creio que será desnecessário a colocação de uma CVM quando já existem as CVM's pretencentes á ITUR, pelo exposto axo que em situações em que exista ITUR as CVM's não devem se colocadas, por outro lado em locais em que não existe ITUR parece-me bem que o projecto ITED contemple a colocação de uma CVM.
Abraço.
Luís Dias
Barrigas Escreveu:Bom dia pessoal,
Deparei-me com uma dúvida que não consigo esclarecer em lado nenhum, a CVM faz parte do projecto ITED ou ITUR? Quais são as dimensões destas caixas???
Cumprimentos
O ponto 2.6 Fronteiras do ITED, refere " A rede de tubagens do edifício termina, obrigatoriamente, numa Câmara de Visita Multi-operador
(CVM), a instalar junto à entrada do edifício."
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
E qual é a tua interpretação do que escreveste??emiaj Escreveu:Barrigas Escreveu:Bom dia pessoal,
Deparei-me com uma dúvida que não consigo esclarecer em lado nenhum, a CVM faz parte do projecto ITED ou ITUR? Quais são as dimensões destas caixas???
Cumprimentos
O ponto 2.6 Fronteiras do ITED, refere " A rede de tubagens do edifício termina, obrigatoriamente, numa Câmara de Visita Multi-operador
Como diz lá "termina", para mim, a CVM já existe no âmbito do ITUR, e, portanto, é só lá ligar o tubo.
Learning is the goal!!
Eu também penso dessa forma mas não encontrei no manual ITUR as dimensões das CVMrsmpmc Escreveu:No entando reparei que as dimensões das CVM's apenas são abordadas no manual ITUR, pelo que fica implicito que estas devem ser projectadas e dimensionadas no projecto ITUR.
Abraço.
Luís Dias
Abraço Transmontano
gemini Escreveu:E qual é a tua interpretação do que escreveste??emiaj Escreveu:Barrigas Escreveu:Bom dia pessoal,
Cumprimentos
Como diz lá "termina", para mim, a CVM já existe no âmbito do ITUR, e, portanto, é só lá ligar o tubo.
Pois mas no caso de não existir???
Em loteamentos antigos ou outros locais???
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Isso assim é diferente, claro!! se não existe, tem de ser construída!!Barrigas Escreveu:
Pois mas no caso de não existir???
Em loteamentos antigos ou outros locais???
Learning is the goal!!
No manual ITUR menciona o tipo de CV a aplicar em função do tipo de edificio, conforme descrito seguidamente:
No que diz respeito ás dimensões das CV's existe uma tabela no manual ITUR onde se podem retirar essas dimensões, secção 3.6.4.3
Cálculo da tubagem
Valores mínimos e condicionantes:
- Para as habitações unifamiliares e edifícios com um fogo, sempre que isoladamente,
utilizar-se-ão como mínimo as câmaras de visita CVR1;
- Para as situações restantes, utilizar-se-ão como mínimo as câmaras de visita CVR2;
- A instalação das câmaras de visita é feita preferencialmente no passeio e em frente do
respectivo lote. As tampas serão adequadas ao local de instalação, de acordo com a
NPEN 124;
- No caso de moradias em banda, as CV devem ser partilhadas, tendo como mínimo as
CV tipo CVR2;
- As entradas de cabos para os lotes partem directamente das CV;
- A distância máxima em linha recta entre CV não pode exceder os 120m.
Abraço e bons projectos
Luís Dias
No que diz respeito ás dimensões das CV's existe uma tabela no manual ITUR onde se podem retirar essas dimensões, secção 3.6.4.3
Cálculo da tubagem
Valores mínimos e condicionantes:
- Para as habitações unifamiliares e edifícios com um fogo, sempre que isoladamente,
utilizar-se-ão como mínimo as câmaras de visita CVR1;
- Para as situações restantes, utilizar-se-ão como mínimo as câmaras de visita CVR2;
- A instalação das câmaras de visita é feita preferencialmente no passeio e em frente do
respectivo lote. As tampas serão adequadas ao local de instalação, de acordo com a
NPEN 124;
- No caso de moradias em banda, as CV devem ser partilhadas, tendo como mínimo as
CV tipo CVR2;
- As entradas de cabos para os lotes partem directamente das CV;
- A distância máxima em linha recta entre CV não pode exceder os 120m.
Abraço e bons projectos
Luís Dias
Por ser coerente, estou de acordo com a opinião do rsmpmc.
Nas edificações que não se enquadrem em loteamentos/urbanizações (arranjos exteriores), será lógico instalar-se a CVM, assim como coerente a instalação de, pelo menos, um tubo PEAD de 110 mm a partir da CVM até aos limites do terreno , evitando, desse modo, qualquer intervenção posterior nos passeios construídos pelo promotor.
Em vivendas/moradias estou a utilizar a CVR1a (h:1,00xl:0,60xc:0,75). Nos restantes casos... cada caso é um caso!
Nas edificações que não se enquadrem em loteamentos/urbanizações (arranjos exteriores), será lógico instalar-se a CVM, assim como coerente a instalação de, pelo menos, um tubo PEAD de 110 mm a partir da CVM até aos limites do terreno , evitando, desse modo, qualquer intervenção posterior nos passeios construídos pelo promotor.
Em vivendas/moradias estou a utilizar a CVR1a (h:1,00xl:0,60xc:0,75). Nos restantes casos... cada caso é um caso!

Caro colega Rones, aproveito para informar que o novo regulamento ITED, prevê como minimo a colocação de 2 tubos de 40mm de diãmetro que interliguem a CVM ao edifico (no caso de moradia unifamiliar) e não um tubo de 110 mm. secção 4.2.2.6. DIMENSIONAMENTO DAS LIGAÇÕES Á CVM
DIMENSIONAMENTO DAS LIGAÇÕES À CVM, POR TUBOS
TIPO DE EDIFÍCIO TUBOS
- Moradia unifamiliar 2 X Ø40
- Edifícios residenciais de 2 a 4 fogos 3 X Ø50
- Edifícios residenciais de 5 a 10 fogos 3 x Ø63
- Edifícios residenciais de 11 a 22 fogos 3 X Ø75
- Edifícios residenciais de 23 a 44 fogos 4 X Ø75
- Edifícios residenciais com mais de 44
fogos
A definir pelo projectista
(no mínimo 4 x Ø90)
- Edifícios de escritórios, comerciais,
industriais e especiais
(no mínimo 3 x Ø50)
Abraço e bons projectos
Luís Dias
DIMENSIONAMENTO DAS LIGAÇÕES À CVM, POR TUBOS
TIPO DE EDIFÍCIO TUBOS
- Moradia unifamiliar 2 X Ø40
- Edifícios residenciais de 2 a 4 fogos 3 X Ø50
- Edifícios residenciais de 5 a 10 fogos 3 x Ø63
- Edifícios residenciais de 11 a 22 fogos 3 X Ø75
- Edifícios residenciais de 23 a 44 fogos 4 X Ø75
- Edifícios residenciais com mais de 44
fogos
(no mínimo 4 x Ø90)
- Edifícios de escritórios, comerciais,
industriais e especiais
(no mínimo 3 x Ø50)
Abraço e bons projectos
Luís Dias
Luís Dias.
Entendeu-me (ou fiz-me entender) mal.
Não me referia aos tubos a instalar entre a CV e a CEMU mas sim da CV aos limites do terreno que eu nos meus trabalhos instalo, sem que seja a isso obrigado. Como disse, é so para precaver qualquer intervenção posterior nos passeios construídos pelo promotor.
Cumpts
Entendeu-me (ou fiz-me entender) mal.
Não me referia aos tubos a instalar entre a CV e a CEMU mas sim da CV aos limites do terreno que eu nos meus trabalhos instalo, sem que seja a isso obrigado. Como disse, é so para precaver qualquer intervenção posterior nos passeios construídos pelo promotor.
Cumpts