Caixa CVM

Responder
Barrigas
Curioso
Curioso
Registado: 11 mar 2008, 02:44

Caixa CVM

Mensagem por Barrigas »

Bom dia pessoal,
Deparei-me com uma dúvida que não consigo esclarecer em lado nenhum, a CVM faz parte do projecto ITED ou ITUR? Quais são as dimensões destas caixas???

Cumprimentos
rsmpmc
Curioso
Curioso
Registado: 19 mai 2009, 00:52

Re: Caixa CVM

Mensagem por rsmpmc »

Por acaso ainda não tinha pensado nessa questão, mas parece-me pertinente, tive a ver no manual ITED e não esclarece essa situação. No entando reparei que as dimensões das CVM's apenas são abordadas no manual ITUR, pelo que fica implicito que estas devem ser projectadas e dimensionadas no projecto ITUR.
Por outro lado, tratando-se de um edificio que será implantado numa urbanização em que as infraestruturas (ITUR, IP, etc.) já se encontram realizadas, creio que será desnecessário a colocação de uma CVM quando já existem as CVM's pretencentes á ITUR, pelo exposto axo que em situações em que exista ITUR as CVM's não devem se colocadas, por outro lado em locais em que não existe ITUR parece-me bem que o projecto ITED contemple a colocação de uma CVM.

Abraço.

Luís Dias
emiaj
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 05 jan 2009, 15:08

Mensagem por emiaj »

Barrigas Escreveu:Bom dia pessoal,
Deparei-me com uma dúvida que não consigo esclarecer em lado nenhum, a CVM faz parte do projecto ITED ou ITUR? Quais são as dimensões destas caixas???

Cumprimentos

O ponto 2.6 Fronteiras do ITED, refere " A rede de tubagens do edifício termina, obrigatoriamente, numa Câmara de Visita Multi-operador
(CVM), a instalar junto à entrada do edifício."
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

emiaj Escreveu:

Cumprimentos

O ponto 2.6 Fronteiras do ITED, refere " A rede de tubagens do edifício termina, obrigatoriamente, numa Câmara de Visita Multi-operador
E qual é a tua interpretação do que escreveste??

Como diz lá "termina", para mim, a CVM já existe no âmbito do ITUR, e, portanto, é só lá ligar o tubo.
Learning is the goal!!
Barrigas
Curioso
Curioso

Mensagem por Barrigas »

rsmpmc Escreveu:No entando reparei que as dimensões das CVM's apenas são abordadas no manual ITUR, pelo que fica implicito que estas devem ser projectadas e dimensionadas no projecto ITUR.

Abraço.

Luís Dias
Eu também penso dessa forma mas não encontrei no manual ITUR as dimensões das CVM

Abraço Transmontano
Barrigas
Curioso
Curioso

Mensagem por Barrigas »

gemini Escreveu:
emiaj Escreveu:

Cumprimentos

E qual é a tua interpretação do que escreveste??

Como diz lá "termina", para mim, a CVM já existe no âmbito do ITUR, e, portanto, é só lá ligar o tubo.

Pois mas no caso de não existir???
Em loteamentos antigos ou outros locais???
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

Barrigas Escreveu:
Pois mas no caso de não existir???
Em loteamentos antigos ou outros locais???
Isso assim é diferente, claro!! se não existe, tem de ser construída!!
Learning is the goal!!
rsmpmc
Curioso
Curioso

Mensagem por rsmpmc »

No manual ITUR menciona o tipo de CV a aplicar em função do tipo de edificio, conforme descrito seguidamente:
No que diz respeito ás dimensões das CV's existe uma tabela no manual ITUR onde se podem retirar essas dimensões, secção 3.6.4.3

Cálculo da tubagem
Valores mínimos e condicionantes:
- Para as habitações unifamiliares e edifícios com um fogo, sempre que isoladamente,
utilizar-se-ão como mínimo as câmaras de visita CVR1;
- Para as situações restantes, utilizar-se-ão como mínimo as câmaras de visita CVR2;
- A instalação das câmaras de visita é feita preferencialmente no passeio e em frente do
respectivo lote. As tampas serão adequadas ao local de instalação, de acordo com a
NPEN 124;
- No caso de moradias em banda, as CV devem ser partilhadas, tendo como mínimo as
CV tipo CVR2;
- As entradas de cabos para os lotes partem directamente das CV;
- A distância máxima em linha recta entre CV não pode exceder os 120m.

Abraço e bons projectos

Luís Dias
rones
Curioso
Curioso
Registado: 08 fev 2008, 19:03

Mensagem por rones »

Por ser coerente, estou de acordo com a opinião do rsmpmc.
Nas edificações que não se enquadrem em loteamentos/urbanizações (arranjos exteriores), será lógico instalar-se a CVM, assim como coerente a instalação de, pelo menos, um tubo PEAD de 110 mm a partir da CVM até aos limites do terreno , evitando, desse modo, qualquer intervenção posterior nos passeios construídos pelo promotor.
Em vivendas/moradias estou a utilizar a CVR1a (h:1,00xl:0,60xc:0,75). Nos restantes casos... cada caso é um caso! :evil:
rsmpmc
Curioso
Curioso

Mensagem por rsmpmc »

Caro colega Rones, aproveito para informar que o novo regulamento ITED, prevê como minimo a colocação de 2 tubos de 40mm de diãmetro que interliguem a CVM ao edifico (no caso de moradia unifamiliar) e não um tubo de 110 mm. secção 4.2.2.6. DIMENSIONAMENTO DAS LIGAÇÕES Á CVM

DIMENSIONAMENTO DAS LIGAÇÕES À CVM, POR TUBOS
TIPO DE EDIFÍCIO TUBOS
- Moradia unifamiliar 2 X Ø40
- Edifícios residenciais de 2 a 4 fogos 3 X Ø50
- Edifícios residenciais de 5 a 10 fogos 3 x Ø63
- Edifícios residenciais de 11 a 22 fogos 3 X Ø75
- Edifícios residenciais de 23 a 44 fogos 4 X Ø75
- Edifícios residenciais com mais de 44
fogos
A definir pelo projectista
(no mínimo 4 x Ø90)
- Edifícios de escritórios, comerciais,
industriais e especiais
A definir pelo projectista
(no mínimo 3 x Ø50)

Abraço e bons projectos

Luís Dias
rones
Curioso
Curioso
Registado: 08 fev 2008, 19:03

Mensagem por rones »

Luís Dias.
Entendeu-me (ou fiz-me entender) mal.
Não me referia aos tubos a instalar entre a CV e a CEMU mas sim da CV aos limites do terreno que eu nos meus trabalhos instalo, sem que seja a isso obrigado. Como disse, é so para precaver qualquer intervenção posterior nos passeios construídos pelo promotor.
Cumpts
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”