EDP troca disjuntor diferencial por não diferencial, normal?

nars
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 05 mar 2010, 08:32

EDP troca disjuntor diferencial por não diferencial, normal?

Mensagem por nars »

Bom Dia,

À algum tempo solicitei à EDP um aumento de potência contratada, de 15A para 20A, vieram cá e como o disjuntor da EDP não dava para regular para mais de 15A tiveram de o trocar, acontece que o novo disjuntor que deixaram tem a indicação "ATENÇÃO: DISJUNTOR NÃO DIFERENCIAL!", ao contrário do antigo que tinha protecção diferencial. Acontece que não tenho qualquer outro diferencial na instalação, o quadro é constituído apenas por um interruptor bipolar geral de 32A e vários disjuntores unipolares de 10A/15A (luz/tomadas), a EDP está no direito deles de fazer esta substituição removendo a protecção diferencial mesmo sem o cliente ter mais nenhum diferencial? E sem sequer avisar o cliente de tal (fora a indicação no próprio disjuntor)...

Uma segunda questão, no caso de a EDP não ser de facto obrigada a colocar um disjuntor diferencial, poderá ser uma boa ideia mandar substituir o actual interruptor geral bipolar de 32A por um interruptor (ou disjuntor? valerá apena mais um disjuntor de protecção geral além do da edp?) diferencial, certo? e 300mA de sensibilidade como diferencial geral será uma boa ideia?

P.S. Já agora se alguém me souber indicar um técnico electricista "em condições" e que não seja um "sapateiro" (já li umas situações "jeitosas" neste fórum sobre alguns "sapateiros"...) na zona de Odivelas agradeço.

Agradeço a atenção.

Cumps.
Última edição por nars em 18 mar 2010, 03:18, editado 1 vez no total.
nars
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Re: EDP troca disjuntor diferencial por não diferencial, nor

Mensagem por nars »

Bem, mais umas buscas no fórum e penso que encontrei respostas a algumas das minhas perguntas neste outro tópico: http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... 490#p36490

De qualquer forma se alguém me puder dar mais algum conselho para o meu caso especifico será bem vindo :)
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

A instalação do cliente não é da responsabilidade do EDP. Podia era alegar que a instalação do cliente não estava em condições e recusar fornecer energia, mas não foi isso que aconteceu...

Recomendo que instale um diferencial na sua instalação e por uma pessoa qualificada. Aí no sul não conhecço. Aguarde por mais ajudas, existe aqui neste forum gente daí de perto,
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Boas.

O ideal será colocar na instalação dois diferenciais um de 300mA (geral) e outro de 30mA para as WC's. Se existir espaço suficiente no quadro é colocar os dois diferenciais, caso contrário é colocar apenas um mas de 30mA.

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
nars
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por nars »

Obrigado pelas respostas, no meu caso penso então que não haja grande necessidade do de 30mA visto que não tenho tomadas no WC, certo? E já agora recomendam a tal substituição do interruptor geral de 32A que tenho actualmente por um interruptor diferencial ou por um disjuntor diferencial?
Saraiva
Curioso
Curioso
Registado: 27 jun 2009, 08:32
Contacto:

Mensagem por Saraiva »

A EDP ainda instala Disjuntores Diferenciais. No entanto, só o faz em instalações antigas e onde não existam os ditos na instalação do cliente. Neste caso, penso que o prestador de serviços da EDP deveria ter instalado um diferencial.
Aconselho uma ligadela para EDP a expor o caso.
Abraço,
Saraiva
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

nars Escreveu:Obrigado pelas respostas, no meu caso penso então que não haja grande necessidade do de 30mA visto que não tenho tomadas no WC, certo? E já agora recomendam a tal substituição do interruptor geral de 32A que tenho actualmente por um interruptor diferencial ou por um disjuntor diferencial?

Boas,

não tem tomadas, será que o aquecimento de água não é eléctrico? se for lá estarão os 30mA a ser necessários.

ohmico
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

ohmico Escreveu:
nars Escreveu:Obrigado pelas respostas, no meu caso penso então que não haja grande necessidade do de 30mA visto que não tenho tomadas no WC, certo? E já agora recomendam a tal substituição do interruptor geral de 32A que tenho actualmente por um interruptor diferencial ou por um disjuntor diferencial?

Boas,

não tem tomadas, será que o aquecimento de água não é eléctrico? se for lá estarão os 30mA a ser necessários.

ohmico
Também em relação à iluminação do WC também são necessários os 30 mA a não ser que a luminária seja da classe II de isolamento.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

nars
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por nars »

Obrigado por todas as respostas.

Quanto a aquecimento de água cá por casa, não é eléctrico, é um esquentador a gás (instalado na cozinha), ainda assim é ligado à rede eléctrica pois é de tiragem forçada com ventilador (e acendimento automático). Iluminação na casa de banho é uma armação fluorescente bastante simples com tampa em acrílico, a meu ver muito dificilmente poderia haver possibilidade de algum tipo de contacto...

Experimentei ligar para a EDP como o utilizador Saraiva sugeriu, depois de explicar a situação da troca do diferencial por não diferencial (e depois de algum tempo a aguardar que o operador perguntasse a alguém por lá sobre o assunto pois ele parecia não saber sequer o que era um diferencial... :( ) foi-me dito que se quiser eles vêm cá trocar o disjuntor deles para um diferencial.

Agora estou na dúvida se devo aceitar a troca por parte da EDP e ficar assim com a protecção diferencial (que parece ser 500mA) que já tinha antes de solicitar o tal aumento de potência (e poupando assim uns trocos... :) ) ou se deveria de facto manter o da edp não diferencial e mandar colocar um diferencial meu com maior sensibilidade como o utilizador joaoosvaldo recomenda, mas 2 diferenciais é complicado neste quadro, e tenho algum receio que com um geral de 30mA ele dispare desnecessariamente com pequena fugas à terra aqui e ali em electrodomésticos... Uma outra vantagem de ter um diferencial meu é que ao disparar poderia ter a certeza que tinha disparado por passagem à terra, já com o da EDP (se o que colocarem for igual ao que já tive) não tem qualquer indicação do motivo do disparo, se por passagem à terra ou por sobrecarga, o que poderia ser útil para identificar problemas...
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Como no quadro é complicado colocar os dois diferenciais coloca apenas um (geral) acho que é a melhor solução e colocas de 30mA! se a instalação estiver bem feita em principio ñ deve haver problema com disparos intempestivos do diferencial, mas caso contrário coloca um de 300mA e aconselho substituir a armadura do WC por uma da classe II de isolamento e com índice de protecção (IP) adequado ao volume de protecção, é que assim a instalação fica mais segura porque nunca se sabe!!!

Na minha opinião ñ me fiava no diferencial de 500mA da EDP!

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Saraiva
Curioso
Curioso
Registado: 27 jun 2009, 08:32
Contacto:

Mensagem por Saraiva »

joaoosvaldo Escreveu:Como no quadro é complicado colocar os dois diferenciais coloca apenas um (geral) acho que é a melhor solução e colocas de 30mA! se a instalação estiver bem feita em principio ñ deve haver problema com disparos intempestivos do diferencial, mas caso contrário coloca um de 300mA e aconselho substituir a armadura do WC por uma da classe II de isolamento e com índice de protecção (IP) adequado ao volume de protecção, é que assim a instalação fica mais segura porque nunca se sabe!!!

Na minha opinião ñ me fiava no diferencial de 500mA da EDP!

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Uma vez que tens essa possibilidade, recomendo a instalação de um diferencial no teu quadro de 30mA.
Abraço,
Saraiva
nars
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por nars »

Obrigado a todos uma vez mais :)
Jony
Curioso
Curioso
Registado: 01 out 2008, 22:58

Mensagem por Jony »

Boas colegas, eu não quero indusir em erro mas rectefiquem se estiver a responder de forma errada. Pelo meu conhecimento as wc só levam diferencial de 30 ma no caso de a casa de banho ter banheira de idromassagem, porque funciona com motor e a pessoa está submersa em água.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Jony Escreveu:Boas colegas, eu não quero indusir em erro mas rectefiquem se estiver a responder de forma errada. Pelo meu conhecimento as wc só levam diferencial de 30 ma no caso de a casa de banho ter banheira de idromassagem, porque funciona com motor e a pessoa está submersa em água.
Se tiver base de duche também tem de levar diferencial de 30mA para as tomadas e iluminação, só não é necessário se a iluminação for da classe II de isolamento.

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

LipElectro
Curioso
Curioso
Registado: 06 mar 2010, 18:20

Mensagem por LipElectro »

Boa tarde,

"Normal até é" porque ouve-se cada história...mas passando a este caso concreto, atenção ao colocar os diferenciais referidos é de ter em conta a selectividade, se no QEntrada tivermos um diferencial 300mA então a jusante deste terão sempre de ser usados diferenciais de sensibilidades inferiores.

TXAU ABRAÇO A TODOS.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”