Usar Cabo cat 6 em domótica

Responder
JMaia
Curioso
Curioso
Registado: 16 dez 2009, 09:57

Usar Cabo cat 6 em domótica

Mensagem por JMaia »

No caso de ter um tubo que sai de um quadro a "correr" as tomadas todas para instação de controladores para domotica neste caso KNX posso usar o cabo cat6 utp para futuramente ligar esses mesmo controladores ?

JMaia
diasarmando
Curioso
Curioso
Registado: 21 jan 2009, 17:20

Re: Usar Cabo cat 6 em domótica

Mensagem por diasarmando »

Podes mas não vejo a necessidade de colocar cat6. Um cabo cat5e cobre TODOS os casos possíveis. A não ser que necessites de controlar um dispositivo a uma taxa igual ou superior a 1gbps.
lraton
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 03 dez 2008, 17:05
Been thanked: 1 time

Mensagem por lraton »

Acho que só tens de ter em atenção os comprimentos máximos que o sistema suporta, porque se excederes terás de fazer duas redes de comunicação e um acopolador de rede.
Lraton

Eng.º Eléctrótecnico
nuvuca
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 13 mar 2010, 19:22

Mensagem por nuvuca »

Podes mas não deves, porquê:
1- o Cabo UTP tem 8 fios, precisas de 2 se utilizares dispositivos mais evoluidos que necessitem de alimentação precisas de 4 fios máx;
2- Os fios são muito finos, no KNX deves utilizar cabo com secção de 0,8mm2;
3- Co Cato UTP os fios são flexiveis, os dispositivos de KNX tem uns ligadores especificos que funcionam bem apenas com cabo rigido com secção de 0,8mm;
4- Para que tenhas uma instalação certificada KNX, deves utilizar o cabo proprio, mais conhecido como EIB-Y(ST)Y 2x2x0.8 mm; podes visitar "http://www.knx.org/fileadmin/downloads/ ... .pdf",onde podes encontrar os fabricantes que têm cabos certificados;
5- O preço deste cabos é sensivelmente o mesmo de um bom cabo UTP Cat6;

6- No entanto o KNX é um protocolo muito resistente e funciona bem com praticamente qualquer cabo de sinal,... Eu proprio em 1998, faziamos instalações com TVHV 2x0,8, cujas instalações continuam a funcionar muito bem.
Abraço
Nuvuca
Best Regards
Nuvuca
JMaia
Curioso
Curioso
Registado: 16 dez 2009, 09:57

Mensagem por JMaia »

Muito Obrigado pela informção.

Estava a pensar usar este tipo de cabo uma vez que tenho muito de uma obra.

Cumprimentos,
JMaia
Cordav
Curioso
Curioso
Registado: 18 mar 2010, 16:25

Mensagem por Cordav »

O cabo de KNX EIB-Y(ST)Y 2x2x0.8 mm é sem duvida o mais aconselhado, além de ter dois fios para a comunicação, ainda ficam dois livres para reserva ou para utilização de por exemplo ligações a videoporteiros por IP.

Existem ainda dois tipos de cabos, com alogénio e livres de alogénio, o que varia é obviamente o preço.

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”