motor tifásico para monofásico

jodsbrum
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 20 ago 2009, 16:05
Been thanked: 5 times

Re: motor tifásico para monofásico

Mensagem por jodsbrum »

O motor já era monofásico e veio novo de fábrica com o condensador de 12yF e o que eu queria dizer é que na fábrica não acredito que o condensador tenha sido escolhido por tentativas mas sim por cálculo e uma vez que se conheça a forma de efectuar esse cálculo acho que ficamos com o problema resolvido, tanto faz para motores monofásicos como para motores trifásicos.
Bobinador
Curioso
Curioso
Registado: 06 fev 2010, 18:25

Mensagem por Bobinador »

Está bem explicado Narciso Ferreira, mas vou só acrescentar o seguinte, segundo o que sei,

Se a ligação que traz o motor é para ligar à alimentação que temos em Portugal, que é de 400V, é a ligação que se deve manter. Se vier com ligação triângulo para uma alimentação trifásica a 230V é que se tem de proceder à alteração para estrela.

Quanto ao condensador, depende do rendimento que se vai querer obter, quanto maior for o rendimento pretendido maior a capacidade do condensador, nunca exagerando porque não deve passar os 40yF e se com um condensador de 40yF não se conseguir obter o rendimento pretendido o melhor é esquecer a alteração de trifásico para monofásico e substituir o motor ou rebobiná-lo, mas neste caso, e como o motor vai ser usado para o mesmo fim, eu aconselho utilizar um condensador de 25yF e ir experimentando, passando para um de 30,35 ou 40yF, até a máquina ficar a trabalhar bem.

Só experimentando o próprio motor em carga é que se pode definir qual o condensador ideal e ficar a saber se a máquina fica a trabalhar na perfeição com as respectivas alterações.

Eu cheguei foi a rebobinar motores de máquinas de costura novos que vinham com bobinagens para outras tensões de outros países e rebobinava para a nossa tensão, tanto com bobinagem monofásica como trifásica, esta considero ser a melhor solução para o caso deste tópico

Um motor quando é fabricado nos seus cálculos todos os componentes já estão envolvidos, o que inclui também o condensador. Um electricista ou um bobinador quando faz alterações é sempre com experiências e tentativas porque não tem em seu poder muitos dos valores, os quais são necessários à sua construção e obtenção de alterações perfeitas.

Espero ter ajudado e cumprimentos do Bobinador.
bacalhau
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 08 abr 2008, 20:35

Mensagem por bacalhau »

E mais um promenor no caso dos motores estrela 400v e triângulo 230v se o ligarmos em estrela a 230v tambem vai funcionar mas vai perder cerca de 20% a 30% do seu binário (força) mas nos temos aqui no forum um BOBINADOR que poderá vir dar as suas ideias se assim o entender mas acho que as minhas estão correctas ou então o instrutor que tive no curso de máquinas andou-me a enganar com falças teorias "mas nós testamos lá os motores e tudo só não tinham nada acopolado ao veio de transmição o que não exercia grande força".

Olá,
Um motor estrela 3x400Vac, quando ligado a uma tensão 3x230Vac claro que perde bínário é quase metade da tensão.........
os motores por exemplo para um arranque estrela/triang. são estrela 660V/triang. 400V , o arranque é feito em estrela
logo como a impedância é maior relativa a 660V , mas vai ser alimentado com 400V logo vai ter um torque e binário muito baixo
tendo assim um inicio de arranque mais suave mas se for alimentado a 660V em estrela e se o motor for de 10CV tanto tem 10CV com
660V estrela , e 10CV com 400V em triangulo
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Bobinadores no forum há mais que um.

"Um motor estrela 3x400Vac, quando ligado a uma tensão 3x230Vac claro que perde bínário é quase metade da tensão........."
É menos 0,58 (1,73)

"os motores por exemplo para um arranque estrela/triang. são estrela 660V/triang. 400V , o arranque é feito em estrela"
Correcto

"logo como a impedância é maior relativa a 660V , mas vai ser alimentado com 400V logo vai ter um torque e binário muito baixo"
Correcto

"tendo assim um inicio de arranque mais suave mas se for alimentado a 660V em estrela e se o motor for de 10CV tanto tem 10CV com 660V estrela , e 10CV com 400V em triangulo"
Correcto

Quando é projectado um motor "monofasico " as fábricas depois de calculado o tipo de motor (binário requerido no momento de partida) rpm, Hz, tensão de funcionamento e tolerancia, calculam o tipo de ferro para os pacotes do estator e depois o rotor (que não é mais que um transformador em "curto-circuito") e toca a fazer um prototipo.
Depois de funcionar e os parâmetros estarem todos correctos com a finalidade pretendida, vai-se ver onde se pode reduzir o custo, pode-se utilizar menos fios? qual a elevação da temperatura? está correcta? Ok, de 1.000 gramas (de fio esmaltado) passou para 950 gramas, e o ferro pode levar menos? é assim que se faziam motores.

Os condensadores passam por se saber qual o binário requerido, dado que há motores com condensador permanente, outros com condensador de arranque (mais binário no momento de partida) e outros que têm os dois condensadores.
É muito dificil dizer qual o condensador necessário para uma transformação de trifásico para monofásico, dado que só se pode ter condensador de plena carga e nunca de arranque, a propria construção do motor tem influencia.
Não se pode dizer que 30mF dá nesse motor, porque deu noutro da mesma potencia, tem que ser por ensaio.

"as saudades do tempo de bobinador"
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Bobinador
Curioso
Curioso

Mensagem por Bobinador »

Pois há! Mas com o nick de "Bobinador" só há um, eu e mais nenhum! :shock:
bacalhau
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 08 abr 2008, 20:35

Mensagem por bacalhau »

Olá Mário,
Mas a tua explicação está muito boa.
Um abraço
Bacalhau (da Gronelândia)
Última edição por bacalhau em 15 mar 2010, 21:45, editado 2 vezes no total.
Bobinador
Curioso
Curioso

Mensagem por Bobinador »

Pois é! E também é preciso entender que há comentários que são escusados, talvez os meus... ou os teus!
vgl
Curioso
Curioso
Registado: 27 mar 2008, 21:56
Contacto:

Mensagem por vgl »

Para aprender mais um bocadito...

O que acontece se exagerarmos na medida do condensador?
Em vez dos 40 usar por exemplo 50 ?
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
vgl Escreveu:Para aprender mais um bocadito...
O que acontece se exagerarmos na medida do condensador?
Em vez dos 40 usar por exemplo 50 ?
Podes queimar o motor, podes ter ressonância magnética em excesso, amperes com grande desequilíbrio (entre fases).

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
jorgesport
Curioso
Curioso
Registado: 10 ago 2009, 18:30

Mensagem por jorgesport »

No livro de Formulas de Matemática de instalações electricas, encontra-se a formula de calcular o condensador.
jorgesport
Curioso
Curioso
Registado: 10 ago 2009, 18:30

Mensagem por jorgesport »

Cuidado ao aplicarem os condensadores, eles servem para compensarem, tem de fazerem os cálculos adequados consuante os motores. os motores podem queimar usando o condensador errado.
:) :)
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

jorgesport Escreveu:Cuidado ao aplicarem os condensadores, eles servem para compensarem, tem de fazerem os cálculos adequados consuante os motores. os motores podem queimar usando o condensador errado.
:) :)
Neste caso especifico, o condensador não é para compensar, mas sim desfasar a tensão aplicada a um dos enrolamentos, para haver campo girante, porque se não, aparece é um campo alternado e o motor não roda...
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:08

Mensagem por pedro_mendes »

jorgesport Escreveu:No livro de Formulas de Matemática de instalações electricas, encontra-se a formula de calcular o condensador.
Boas..podia-me dizer qual o autor desse mesmo livro.

Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
KWh
Curioso
Curioso
Registado: 20 fev 2010, 23:46

Mensagem por KWh »

Boas colegas
Pediram-me para alterar uma maquina de costura trifasica para monofasico. Maquina essa que não tem placa de ligações, mas sim uma ficha na tampa traseira com 3 fases + terra. Como poderei fazer a alteração?
Obrigado
KWh
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”