EDP troca disjuntor diferencial por não diferencial, normal?
EDP troca disjuntor diferencial por não diferencial, normal?
Bom Dia,
À algum tempo solicitei à EDP um aumento de potência contratada, de 15A para 20A, vieram cá e como o disjuntor da EDP não dava para regular para mais de 15A tiveram de o trocar, acontece que o novo disjuntor que deixaram tem a indicação "ATENÇÃO: DISJUNTOR NÃO DIFERENCIAL!", ao contrário do antigo que tinha protecção diferencial. Acontece que não tenho qualquer outro diferencial na instalação, o quadro é constituído apenas por um interruptor bipolar geral de 32A e vários disjuntores unipolares de 10A/15A (luz/tomadas), a EDP está no direito deles de fazer esta substituição removendo a protecção diferencial mesmo sem o cliente ter mais nenhum diferencial? E sem sequer avisar o cliente de tal (fora a indicação no próprio disjuntor)...
Uma segunda questão, no caso de a EDP não ser de facto obrigada a colocar um disjuntor diferencial, poderá ser uma boa ideia mandar substituir o actual interruptor geral bipolar de 32A por um interruptor (ou disjuntor? valerá apena mais um disjuntor de protecção geral além do da edp?) diferencial, certo? e 300mA de sensibilidade como diferencial geral será uma boa ideia?
P.S. Já agora se alguém me souber indicar um técnico electricista "em condições" e que não seja um "sapateiro" (já li umas situações "jeitosas" neste fórum sobre alguns "sapateiros"...) na zona de Odivelas agradeço.
Agradeço a atenção.
Cumps.
À algum tempo solicitei à EDP um aumento de potência contratada, de 15A para 20A, vieram cá e como o disjuntor da EDP não dava para regular para mais de 15A tiveram de o trocar, acontece que o novo disjuntor que deixaram tem a indicação "ATENÇÃO: DISJUNTOR NÃO DIFERENCIAL!", ao contrário do antigo que tinha protecção diferencial. Acontece que não tenho qualquer outro diferencial na instalação, o quadro é constituído apenas por um interruptor bipolar geral de 32A e vários disjuntores unipolares de 10A/15A (luz/tomadas), a EDP está no direito deles de fazer esta substituição removendo a protecção diferencial mesmo sem o cliente ter mais nenhum diferencial? E sem sequer avisar o cliente de tal (fora a indicação no próprio disjuntor)...
Uma segunda questão, no caso de a EDP não ser de facto obrigada a colocar um disjuntor diferencial, poderá ser uma boa ideia mandar substituir o actual interruptor geral bipolar de 32A por um interruptor (ou disjuntor? valerá apena mais um disjuntor de protecção geral além do da edp?) diferencial, certo? e 300mA de sensibilidade como diferencial geral será uma boa ideia?
P.S. Já agora se alguém me souber indicar um técnico electricista "em condições" e que não seja um "sapateiro" (já li umas situações "jeitosas" neste fórum sobre alguns "sapateiros"...) na zona de Odivelas agradeço.
Agradeço a atenção.
Cumps.
Última edição por nars em 18 mar 2010, 03:18, editado 1 vez no total.
Re: EDP troca disjuntor diferencial por não diferencial, nor
Bem, mais umas buscas no fórum e penso que encontrei respostas a algumas das minhas perguntas neste outro tópico: http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... 490#p36490
De qualquer forma se alguém me puder dar mais algum conselho para o meu caso especifico será bem vindo
De qualquer forma se alguém me puder dar mais algum conselho para o meu caso especifico será bem vindo

- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
A instalação do cliente não é da responsabilidade do EDP. Podia era alegar que a instalação do cliente não estava em condições e recusar fornecer energia, mas não foi isso que aconteceu...
Recomendo que instale um diferencial na sua instalação e por uma pessoa qualificada. Aí no sul não conhecço. Aguarde por mais ajudas, existe aqui neste forum gente daí de perto,
Recomendo que instale um diferencial na sua instalação e por uma pessoa qualificada. Aí no sul não conhecço. Aguarde por mais ajudas, existe aqui neste forum gente daí de perto,
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Boas.
O ideal será colocar na instalação dois diferenciais um de 300mA (geral) e outro de 30mA para as WC's. Se existir espaço suficiente no quadro é colocar os dois diferenciais, caso contrário é colocar apenas um mas de 30mA.
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
O ideal será colocar na instalação dois diferenciais um de 300mA (geral) e outro de 30mA para as WC's. Se existir espaço suficiente no quadro é colocar os dois diferenciais, caso contrário é colocar apenas um mas de 30mA.
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Obrigado pelas respostas, no meu caso penso então que não haja grande necessidade do de 30mA visto que não tenho tomadas no WC, certo? E já agora recomendam a tal substituição do interruptor geral de 32A que tenho actualmente por um interruptor diferencial ou por um disjuntor diferencial?
A EDP ainda instala Disjuntores Diferenciais. No entanto, só o faz em instalações antigas e onde não existam os ditos na instalação do cliente. Neste caso, penso que o prestador de serviços da EDP deveria ter instalado um diferencial.
Aconselho uma ligadela para EDP a expor o caso.
Aconselho uma ligadela para EDP a expor o caso.
Abraço,
Saraiva
Saraiva
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
nars Escreveu:Obrigado pelas respostas, no meu caso penso então que não haja grande necessidade do de 30mA visto que não tenho tomadas no WC, certo? E já agora recomendam a tal substituição do interruptor geral de 32A que tenho actualmente por um interruptor diferencial ou por um disjuntor diferencial?
Boas,
não tem tomadas, será que o aquecimento de água não é eléctrico? se for lá estarão os 30mA a ser necessários.
ohmico
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Também em relação à iluminação do WC também são necessários os 30 mA a não ser que a luminária seja da classe II de isolamento.ohmico Escreveu:nars Escreveu:Obrigado pelas respostas, no meu caso penso então que não haja grande necessidade do de 30mA visto que não tenho tomadas no WC, certo? E já agora recomendam a tal substituição do interruptor geral de 32A que tenho actualmente por um interruptor diferencial ou por um disjuntor diferencial?
Boas,
não tem tomadas, será que o aquecimento de água não é eléctrico? se for lá estarão os 30mA a ser necessários.
ohmico
Obrigado por todas as respostas.
Quanto a aquecimento de água cá por casa, não é eléctrico, é um esquentador a gás (instalado na cozinha), ainda assim é ligado à rede eléctrica pois é de tiragem forçada com ventilador (e acendimento automático). Iluminação na casa de banho é uma armação fluorescente bastante simples com tampa em acrílico, a meu ver muito dificilmente poderia haver possibilidade de algum tipo de contacto...
Experimentei ligar para a EDP como o utilizador Saraiva sugeriu, depois de explicar a situação da troca do diferencial por não diferencial (e depois de algum tempo a aguardar que o operador perguntasse a alguém por lá sobre o assunto pois ele parecia não saber sequer o que era um diferencial...
) foi-me dito que se quiser eles vêm cá trocar o disjuntor deles para um diferencial.
Agora estou na dúvida se devo aceitar a troca por parte da EDP e ficar assim com a protecção diferencial (que parece ser 500mA) que já tinha antes de solicitar o tal aumento de potência (e poupando assim uns trocos...
) ou se deveria de facto manter o da edp não diferencial e mandar colocar um diferencial meu com maior sensibilidade como o utilizador joaoosvaldo recomenda, mas 2 diferenciais é complicado neste quadro, e tenho algum receio que com um geral de 30mA ele dispare desnecessariamente com pequena fugas à terra aqui e ali em electrodomésticos... Uma outra vantagem de ter um diferencial meu é que ao disparar poderia ter a certeza que tinha disparado por passagem à terra, já com o da EDP (se o que colocarem for igual ao que já tive) não tem qualquer indicação do motivo do disparo, se por passagem à terra ou por sobrecarga, o que poderia ser útil para identificar problemas...
Quanto a aquecimento de água cá por casa, não é eléctrico, é um esquentador a gás (instalado na cozinha), ainda assim é ligado à rede eléctrica pois é de tiragem forçada com ventilador (e acendimento automático). Iluminação na casa de banho é uma armação fluorescente bastante simples com tampa em acrílico, a meu ver muito dificilmente poderia haver possibilidade de algum tipo de contacto...
Experimentei ligar para a EDP como o utilizador Saraiva sugeriu, depois de explicar a situação da troca do diferencial por não diferencial (e depois de algum tempo a aguardar que o operador perguntasse a alguém por lá sobre o assunto pois ele parecia não saber sequer o que era um diferencial...

Agora estou na dúvida se devo aceitar a troca por parte da EDP e ficar assim com a protecção diferencial (que parece ser 500mA) que já tinha antes de solicitar o tal aumento de potência (e poupando assim uns trocos...

- joaoosvaldo
- Team Apoio
Como no quadro é complicado colocar os dois diferenciais coloca apenas um (geral) acho que é a melhor solução e colocas de 30mA! se a instalação estiver bem feita em principio ñ deve haver problema com disparos intempestivos do diferencial, mas caso contrário coloca um de 300mA e aconselho substituir a armadura do WC por uma da classe II de isolamento e com índice de protecção (IP) adequado ao volume de protecção, é que assim a instalação fica mais segura porque nunca se sabe!!!
Na minha opinião ñ me fiava no diferencial de 500mA da EDP!
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Uma vez que tens essa possibilidade, recomendo a instalação de um diferencial no teu quadro de 30mA.joaoosvaldo Escreveu:Como no quadro é complicado colocar os dois diferenciais coloca apenas um (geral) acho que é a melhor solução e colocas de 30mA! se a instalação estiver bem feita em principio ñ deve haver problema com disparos intempestivos do diferencial, mas caso contrário coloca um de 300mA e aconselho substituir a armadura do WC por uma da classe II de isolamento e com índice de protecção (IP) adequado ao volume de protecção, é que assim a instalação fica mais segura porque nunca se sabe!!!
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Abraço,
Saraiva
Saraiva
Boas colegas, eu não quero indusir em erro mas rectefiquem se estiver a responder de forma errada. Pelo meu conhecimento as wc só levam diferencial de 30 ma no caso de a casa de banho ter banheira de idromassagem, porque funciona com motor e a pessoa está submersa em água.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Se tiver base de duche também tem de levar diferencial de 30mA para as tomadas e iluminação, só não é necessário se a iluminação for da classe II de isolamento.Jony Escreveu:Boas colegas, eu não quero indusir em erro mas rectefiquem se estiver a responder de forma errada. Pelo meu conhecimento as wc só levam diferencial de 30 ma no caso de a casa de banho ter banheira de idromassagem, porque funciona com motor e a pessoa está submersa em água.
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
-
- Curioso
- Registado: 06 mar 2010, 18:20
Boa tarde,
"Normal até é" porque ouve-se cada história...mas passando a este caso concreto, atenção ao colocar os diferenciais referidos é de ter em conta a selectividade, se no QEntrada tivermos um diferencial 300mA então a jusante deste terão sempre de ser usados diferenciais de sensibilidades inferiores.
TXAU ABRAÇO A TODOS.
"Normal até é" porque ouve-se cada história...mas passando a este caso concreto, atenção ao colocar os diferenciais referidos é de ter em conta a selectividade, se no QEntrada tivermos um diferencial 300mA então a jusante deste terão sempre de ser usados diferenciais de sensibilidades inferiores.
TXAU ABRAÇO A TODOS.