Os sinalizadores servem para verificar se a linha está ou não em tensão. Caso alguma esteja apagada, temos falta de fase.Electro_PT Escreveu:Como funciona não sei mas isso não ter a ver como forma de aviso à navegação aérea?
transporte em alta tensao
Re:
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Re: transporte em alta tensao
Olá
Estamos a falar nos "balizadores de alta e muito alta tensão junto aos postes para sinalização nocturna, será para ver se há falta de fase?
De dia nem é visívell?????
Quando há falta de fase nas substações acusa logo com outros dispositivos de "falta de tensão"
Um abraço
Estamos a falar nos "balizadores de alta e muito alta tensão junto aos postes para sinalização nocturna, será para ver se há falta de fase?
De dia nem é visívell?????
Quando há falta de fase nas substações acusa logo com outros dispositivos de "falta de tensão"
Um abraço
Re: Re:
olá os balizadores como o nome indica servem só para delimitar a area do poste, para que as pessoas, a aviação e até as aves saibam que entre aqueles avisadores existe qualque coisa.wolfaxe Escreveu:Os sinalizadores servem para verificar se a linha está ou não em tensão. Caso alguma esteja apagada, temos falta de fase.Electro_PT Escreveu:Como funciona não sei mas isso não ter a ver como forma de aviso à navegação aérea?
Re: transporte em alta tensao
Sim, e então se tiveres à saída da SE as 3 fases e ao outro extremo apenas chegarem duas, como se detecta isso? Estamos a falar em redes aéreas.Nefelim Escreveu:Olá
Estamos a falar nos "balizadores de alta e muito alta tensão junto aos postes para sinalização nocturna, será para ver se há falta de fase?
De dia nem é visívell?????
Quando há falta de fase nas substações acusa logo com outros dispositivos de "falta de tensão"
Um abraço
Um abraço.
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Re: Re:
As pessoassousa Escreveu:olá os balizadores como o nome indica servem só para delimitar a area do poste, para que as pessoas, a aviação e até as aves saibam que entre aqueles avisadores existe qualque coisa.wolfaxe Escreveu:Os sinalizadores servem para verificar se a linha está ou não em tensão. Caso alguma esteja apagada, temos falta de fase.Electro_PT Escreveu:Como funciona não sei mas isso não ter a ver como forma de aviso à navegação aérea?


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Re: transporte em alta tensao
o termo é "balizores" .
"As luzes vermelhas nos apoios ou nos condutores superiores, serve para sinalização nocturna, nos primeiros casos a alimentação é realizada por uma linha de baixa tensão, enquanto que nos outros se aproveita a tensão própria da linha (alta tensão), através de divisores capacitivos fixados aos mesmos condutores (balizores)", e uma vez, que o dito dispositivo utiliza a tensão da própria linha, terá ainda a utilidade de em caso de falta da mesma se verificar e detectar mais facilmente avarias, NOMEADAMENTE, à noite em locais de dificil acesso, e qdo existem passagens em autoestradas os apoios têm sempre.
Cumprimentos
"As luzes vermelhas nos apoios ou nos condutores superiores, serve para sinalização nocturna, nos primeiros casos a alimentação é realizada por uma linha de baixa tensão, enquanto que nos outros se aproveita a tensão própria da linha (alta tensão), através de divisores capacitivos fixados aos mesmos condutores (balizores)", e uma vez, que o dito dispositivo utiliza a tensão da própria linha, terá ainda a utilidade de em caso de falta da mesma se verificar e detectar mais facilmente avarias, NOMEADAMENTE, à noite em locais de dificil acesso, e qdo existem passagens em autoestradas os apoios têm sempre.
Cumprimentos
Re: transporte em alta tensao
Boas , acredito que seja apenas para sinalização nocturna .
Na alta tensão quando existe uma anomalia a linha dispara e os balizores não funcionam logo não serve para detectar a falta de fase ou anomalias.
As avarias durante a noite em locais de difícil acesso são localizadas através dos clarões pela passagem à terra com manobras de ensaio pela EDP.
É a minha ideia
Na alta tensão quando existe uma anomalia a linha dispara e os balizores não funcionam logo não serve para detectar a falta de fase ou anomalias.
As avarias durante a noite em locais de difícil acesso são localizadas através dos clarões pela passagem à terra com manobras de ensaio pela EDP.
É a minha ideia

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Re: transporte em alta tensao
Sim, concordo que seja para sinalização nocturna ou balizagem. Quando ao principio de funcionamento, tenho cá as minhas dúvidas que seja por divisor capacitivo. Parece-me mais com "transformador" linear ou por efeito antena, que são criadas tensões suficientes para excitar a ampola de gás. Gostava de saber mais sobre este fenómeno, alguém tem alguma explicação mais técnica (sem ser daqueles do entroncamento)?
Re: transporte em alta tensao
Boas!
Se a ligação dos balizores entre o ponto A e B for de menor resistência não poderá fazer uma diferença de potencial ?
As linhas de transporte são de alumínio e entre A e B se for de cobre é melhor condutor .
cump's
Se a ligação dos balizores entre o ponto A e B for de menor resistência não poderá fazer uma diferença de potencial ?
As linhas de transporte são de alumínio e entre A e B se for de cobre é melhor condutor .
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Re: transporte em alta tensao
Olá,
Como esta questão já tem "alguns anos", vejamos:
1) O dispositivo em questão serve unicamente para balizar (de noite, claro) as linhas aéreas que se encontrem próximo de aeroportos e em corredores de aviação.
2) Não é uma tecnologia nova nem secreta (ver OBSTA) pois tem quase 50 anos.
3) Baseia-se na utilização de um Neon e no efeito capacitivo conseguido com uma montagem engenhosa do dispositivo numa linha de Alta tensão.
4) Vejamos uma síntese gráfica:
Cumprimentos.
Como esta questão já tem "alguns anos", vejamos:
1) O dispositivo em questão serve unicamente para balizar (de noite, claro) as linhas aéreas que se encontrem próximo de aeroportos e em corredores de aviação.
2) Não é uma tecnologia nova nem secreta (ver OBSTA) pois tem quase 50 anos.
3) Baseia-se na utilização de um Neon e no efeito capacitivo conseguido com uma montagem engenhosa do dispositivo numa linha de Alta tensão.
4) Vejamos uma síntese gráfica:
Cumprimentos.