No caso de se utilizar um transformador de separação é que do lado do secundário não é necessário ligação à terra.vitorevangelista Escreveu:Do que foi dito até agora, contínuo a concluir que se nada for ligado à terra desde a central geradora até ao utilizador, o circuito nunca se fecha pela terra, portanto uma pessoa não corre o perigo de electrocussão ao entrar em contacto com uma fase dessa central e a terra. Isto é ou não verdade ?
Não. E pode fechar sim pela terra no exemplo que dei anteriormente por exemplo!
Caso seja verdade, contínuo sem perceber porque se fazem ligações à terra, uma vez que se elas não existissem não haveria perigo de electrocussão, excepto quando se tocasse em dois condutores activos, o que acontece, na mesma, com ligações à terra.
Esta afirmação é em parte falsa ver o exemplo que dei anteriormente do motor. Por exemplo na rede de distribuição existe a necessidade de fazer um regime de terra pelo neutro (eléctrodo de terra da alimentação) isto para fixar o potencial do neutro a zero devido a desequilibrios, etc.!! Numa instalação de utilização em regime TT se não existir terra os diferenciais não disparam caso exista uma falha de isolamento e este defeito pode por exemplo fechar-se pelo corpo humano caso uma pessoa entre em contacto com a carcaça de um equipamento qualquer por exemplo.
Ou será que há ligações à terra por outra razão que não seja a de proteger as pessoas dos "choques"?
As ligações à terra são para protecção de pessoas e da própria instalação (equipamentos, etc.) de acordo com os esquemas de ligação à terra existentes, cada esquema de ligação tem as suas especificidades.
Grato pela ajuda.
Imagine-se o caso hipotético de uma casa não ter ligação à terra, como não tinha ligação à terra também não se colocavam diferenciais para ser coerente com este caso. O que acontecia se por exemplo existisse uma falha de isolamento na máquina de lavar roupa e alguém tocasse na máquina quando existisse defeito, neste caso não havia nada que salvasse o pobre coitado visto que a instalação não tem diferenciais. Mesmo que os diferenciais existissem neste caso a corrente de defeito ia passar sempre pela pessoa, mesmo que seja uma corrente reduzida "as pessoas não vão estar a servir de eléctrodo de terra"

Espero ter esclarecido a questão.