MONTAGEM DUM PROJECTOR
MONTAGEM DUM PROJECTOR
Boa tarde,
estou a tentar ligar um projector pequenino dentro dum armário para iluminar uns brinquedos. Tentei ligar os fios aos que estão na parede, mas devo ter ligado mal, porque o quadro foi abaixo e fez um flash no projector, será que a lampada fundiu?
Na parede tenho 3 fios:
Amarelo e verde (presumo que seja o da terra)
Preto
Azul
O projector tem 2 fios, mas não têm cor. Quais os fios que devo ligar? Será que a lampada fundiu?
Alguém me ajuda?
Obrigada
estou a tentar ligar um projector pequenino dentro dum armário para iluminar uns brinquedos. Tentei ligar os fios aos que estão na parede, mas devo ter ligado mal, porque o quadro foi abaixo e fez um flash no projector, será que a lampada fundiu?
Na parede tenho 3 fios:
Preto
Azul
O projector tem 2 fios, mas não têm cor. Quais os fios que devo ligar? Será que a lampada fundiu?
Alguém me ajuda?
Obrigada
-
- Curioso
- Registado: 01 fev 2008, 15:41
Re: MONTAGEM DUM PROJECTOR
Que tipo de projector se trata? Halogéneo? 12v ou 230v? tem transformador?Mercês Escreveu:Boa tarde,
Na parede tenho 3 fios:
Preto
Azul
Alguém me ajuda?
Obrigada
É um projector pequenino do IKEA de halogéneo 12v e n tem transformador.
Obrigada pela sua resposta.
gilpedroso Escreveu:Que tipo de projector se trata? Halogéneo? 12v ou 230v? tem transformador?Mercês Escreveu:Boa tarde,
Na parede tenho 3 fios:
Preto
Azul
Alguém me ajuda?
Obrigada
-
- Curioso
- Registado: 12 fev 2010, 17:10
Como assim?? Ele é novo em folha e creio que n leva transformador! veja por favor a foto do mesmo.
De qualquer forma tenho outro, porque comprei 2. Quais os fios que devo ligar? Não pode apenas ter fundido a lampada por terligado mal os fios?
http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/20126112
Obrigada
Como assim?? Ele é novo em folha e creio que n leva transformador! veja por favor a foto do mesmo.
De qualquer forma tenho outro, porque comprei 2. Quais os fios que devo ligar? Não pode apenas ter fundido a lampada por terligado mal os fios?
http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/20126112
Obrigada
Duzia12 Escreveu:Se não tem trasformador, devia ter já que é 12 V
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Boa tarde.
Não há muitas maneiras diferentes de ligar os fios.
Provavelmente, queimou mesmo a lâmpada. Poderá ou não ter havido danos no próprio aparelho.
E que tal chamar um electricista?
Provavelmente, queimou mesmo a lâmpada. Poderá ou não ter havido danos no próprio aparelho.
Eheheh, obrigada pelas dicas. Chamar um electricista para montar um foco deste ia sair-me a brincadeira cara...moro no campo, bem longe da cidade.
Por outro lado, recorri ao forum precisamente para evitar ter que chamar um electricista para uma coisa que me 12€. Normalmente costumo ser eu mesma a fazer estas coisas, mas pelos vistos desta vez nem com a ajuda de quem sabe, desisto!:((
Obrigada na mesma, acho que vou ao Ikea pedir ajuda!
Por outro lado, recorri ao forum precisamente para evitar ter que chamar um electricista para uma coisa que me 12€. Normalmente costumo ser eu mesma a fazer estas coisas, mas pelos vistos desta vez nem com a ajuda de quem sabe, desisto!:((
Obrigada na mesma, acho que vou ao Ikea pedir ajuda!
rainbow Escreveu:Boa tarde.
Pois, é isso que vou fazer, pois troquei a lampada e voltou a dar um flash e fundiu a lampada!!
Obrigada,
Obrigada,
rainbow Escreveu:Boa tarde.
Pergunte na loja onde comprou, se o aparelho não precisa de levar transformador.
Boa tarde...
No catálogo tem lá bem explícito:
"Instruções de uso e manutenção:
Lâmpada halogénea G4 12V 10W"
Atenção que o transformador poderá estar na tomada que deverá ser ligada à parede. Se tentou ligar directamente sem utilizar a tomada pode estar a não utilizar o transformador - ver figura anexa.
O então, se não tiver transformador, das duas uma: ou coloca um transformador apropriado a alimentar o projector, que pode vir ou não juntamente com o dito projector (nas grandes superfícies por norma vendem essas coisas em separado, pois poderia querer comprar mesmo só o projector, por ex.) Em alternativa, compra um projector com alimentação a 230V.
Cumprimentos,
José Silva
Atenção que o transformador poderá estar na tomada que deverá ser ligada à parede. Se tentou ligar directamente sem utilizar a tomada pode estar a não utilizar o transformador - ver figura anexa.
O então, se não tiver transformador, das duas uma: ou coloca um transformador apropriado a alimentar o projector, que pode vir ou não juntamente com o dito projector (nas grandes superfícies por norma vendem essas coisas em separado, pois poderia querer comprar mesmo só o projector, por ex.) Em alternativa, compra um projector com alimentação a 230V.
Cumprimentos,
José Silva
- Anexos
-
- proj.JPG (6.03 KiB) Visto 1968 vezes
Cumprimentos,
José Silva
José Silva
Caro José Silva,
Obrigada pela sua explicação,infelizmente não consegui ver o anexo,parece que n tenho permissão!
No fds vou ao Ikea e pedir ajudapara o tal transformador.
Obrigada
Obrigada pela sua explicação,infelizmente não consegui ver o anexo,parece que n tenho permissão!
No fds vou ao Ikea e pedir ajudapara o tal transformador.
Obrigada
jasilva Escreveu:Boa tarde...
Cumprimentos,
José Silva
E as viagens ao ikea nao ficam mais caras que mandar um electricista la a casa?
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Pelo que vejo da imagem do jasilva, o transformador está inserido na ficha que liga á tomada 230v (como um carregador de telemóvel) portanto ao cortar os fios e fazer a ligação directa á "parede" a lâmpada em vez de receber os 12v vai receber 230v por isso faz a fornalha, ou liga o conjunto completo ou tem de comprar um transformador novo para funcionar como deve ser, que eu saiba não existe GU4 230v!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!