:(Azar-2 Motores e 2 termicos queimados em menos de 24h
:(Azar-2 Motores e 2 termicos queimados em menos de 24h
Boas
Tenho 1 aviário com uma linha de alimentação automática, onde queimei 2 motores eléctricos de 1 cv em menos de 24horas.
Aquilo tem uma caixa de controlo da telemecanique com 1 contactor e 1 rele térmico.
Aquilo que faz o contactor atracar é uma membrana (microswitch) que está instalada no prato de controlo e quando a ração lá chega faz pressão e o dito contactor atraca. Ao meu ver essa membrana tem um mau contacto e avariou, o motor ficou em esforço até queimar.
Até o térmico queimou nas 2 vezes juntamente com o motor.
A minha questão é a seguinte. Será que o térmico não devia ter ido abaixo e ter protegido o motor?
Em anexo envio esquema da linha de alimentação bem como foto do térmico.
Abraço
http://img704.imageshack.us/img704/8775/linhay.png
http://img514.imageshack.us/img514/6406/termico.png
Tenho 1 aviário com uma linha de alimentação automática, onde queimei 2 motores eléctricos de 1 cv em menos de 24horas.
Aquilo tem uma caixa de controlo da telemecanique com 1 contactor e 1 rele térmico.
Aquilo que faz o contactor atracar é uma membrana (microswitch) que está instalada no prato de controlo e quando a ração lá chega faz pressão e o dito contactor atraca. Ao meu ver essa membrana tem um mau contacto e avariou, o motor ficou em esforço até queimar.
Até o térmico queimou nas 2 vezes juntamente com o motor.
A minha questão é a seguinte. Será que o térmico não devia ter ido abaixo e ter protegido o motor?
Em anexo envio esquema da linha de alimentação bem como foto do térmico.
Abraço
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Re: :(Azar-2 Motores e 2 termicos queimados em menos de 24h
Viva,
O termico protege de sobrecargas, mas no caso parece-me que o contactor deve estar a ligar/desligar várias vezes para o motor queimar. Com os arranques sucessivos, o excesso de corrente do arranque, deve ter queimado os enrolamentos.
Com um multimetro medir a resistência do contacto do micro-switch pois pode estar queimado o que faz como não chegue a voltagem correcta à bobine do contactor.
Cumps,
Bruno
O termico protege de sobrecargas, mas no caso parece-me que o contactor deve estar a ligar/desligar várias vezes para o motor queimar. Com os arranques sucessivos, o excesso de corrente do arranque, deve ter queimado os enrolamentos.
Com um multimetro medir a resistência do contacto do micro-switch pois pode estar queimado o que faz como não chegue a voltagem correcta à bobine do contactor.
Cumps,
Bruno
Atentamente,
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Re: :(Azar-2 Motores e 2 termicos queimados em menos de 24h
Boas.BLima Escreveu:Viva,
O termico protege de sobrecargas, mas no caso parece-me que o contactor deve estar a ligar/desligar várias vezes para o motor queimar. Com os arranques sucessivos, o excesso de corrente do arranque, deve ter queimado os enrolamentos.
Com um multimetro medir a resistência do contacto do micro-switch pois pode estar queimado o que faz como não chegue a voltagem correcta à bobine do contactor.
Cumps,
Bruno
Obrigado pela ajuda.
Eu substitui o microswitch após ter queimado o 2º motor.
Mas depois vimos que os 2 reles que também queimaram estavam na posição armar automático, aquilo deve ter estado sempre a armar automaticamente quando arrefecia até que acabou por queimar o motor.
Agora este rele já está a trabalhar em manual p/ ver se não acontece esta situação novamente.
Quero ver se a situação não se repete, mas continuo a achar que devia ser função do rele proteger o motor destas situações.
- nelmindo
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Re: :(Azar-2 Motores e 2 termicos queimados em menos de 24h
Cuidado que os relés térmicos não são activos!!!
Eles apenas dão informação que a corrente que os atravessa, ultrapassou um determinado valor. Eles não tem contactos internos de potência. As linhas de potência não são interrompidas.
Há muita gente que pensa que são como os disjuntores motores, que cortam as linhas principais ou de potência. Por vezes é por essa razão que os relés térmicos "queimam", por não estarem associados aos contactores pelos contactos auxiliares do relé térmico.
Eles apenas dão informação que a corrente que os atravessa, ultrapassou um determinado valor. Eles não tem contactos internos de potência. As linhas de potência não são interrompidas.
Há muita gente que pensa que são como os disjuntores motores, que cortam as linhas principais ou de potência. Por vezes é por essa razão que os relés térmicos "queimam", por não estarem associados aos contactores pelos contactos auxiliares do relé térmico.
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Re: :(Azar-2 Motores e 2 termicos queimados em menos de 24h
Viva,
De facto muitas pessoas desconhecem este facto. Por isso que normalmente os contactos auxiliares, do rele termico, passam pelo circuito de comando da bobine dos contactores.
Cumps,
Bruno
De facto muitas pessoas desconhecem este facto. Por isso que normalmente os contactos auxiliares, do rele termico, passam pelo circuito de comando da bobine dos contactores.
Cumps,
Bruno
nelmindo Escreveu:Cuidado que os relés térmicos não são activos!!!
Eles apenas dão informação que a corrente que os atravessa, ultrapassou um determinado valor. Eles não tem contactos internos de potência. As linhas de potência não são interrompidas.
Há muita gente que pensa que são como os disjuntores motores, que cortam as linhas principais ou de potência. Por vezes é por essa razão que os relés térmicos "queimam", por não estarem associados aos contactores pelos contactos auxiliares do relé térmico.
Atentamente,
Bruno
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Re: :(Azar-2 Motores e 2 termicos queimados em menos de 24h
Mas eu pensava mesmo que estes reles termicos ao sentirem o motor em esforço que desarmavam para proteger o dito motor.nelmindo Escreveu:Cuidado que os relés térmicos não são activos!!!
Eles apenas dão informação que a corrente que os atravessa, ultrapassou um determinado valor. Eles não tem contactos internos de potência. As linhas de potência não são interrompidas.
Há muita gente que pensa que são como os disjuntores motores, que cortam as linhas principais ou de potência. Por vezes é por essa razão que os relés térmicos "queimam", por não estarem associados aos contactores pelos contactos auxiliares do relé térmico.
À conta desta situação já se forem p aí 200€
- LinceS@T
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Re: :(Azar-2 Motores e 2 termicos queimados em menos de 24h
Normalmente o relé térmico tem um botão, manual/automático.
Se tiver em automático ele desarma e quando arrefecer volta a armar.
Se tiver em manual ele desarma e não volta a armar até que o operador o rearme.
Mas o que te aconteceu, alguma coisa se passa, ou relé mal regulado, ou o motor fica preso (paragem por algum elemento mecânico), ou arranques sucessivos de curto intervalo de tempo.
Cumprimetnos
Se tiver em automático ele desarma e quando arrefecer volta a armar.
Se tiver em manual ele desarma e não volta a armar até que o operador o rearme.
Mas o que te aconteceu, alguma coisa se passa, ou relé mal regulado, ou o motor fica preso (paragem por algum elemento mecânico), ou arranques sucessivos de curto intervalo de tempo.
Cumprimetnos
Saber não ocupa espaço.
Re: :(Azar-2 Motores e 2 termicos queimados em menos de 24h
Sim, para mim foi o tal microswitch que faz atracar o contactor que não actuou e o motor continuou a puchar a ração e entrou em esforço de tal modo que até encontrei lá ração às pastas, prensada da força que aquilo fez.LinceS@T Escreveu:Normalmente o relé térmico tem um botão, manual/automático.
Se tiver em automático ele desarma e quando arrefecer volta a armar.
Se tiver em manual ele desarma e não volta a armar até que o operador o rearme.
Mas o que te aconteceu, alguma coisa se passa, ou relé mal regulado, ou o motor fica preso (paragem por algum elemento mecânico), ou arranques sucessivos de curto intervalo de tempo.
Cumprimetnos
O termico estava em automático regulado para 1,6 e o motor é de 1cv.
Agora este termico já está em modo manual, não sei se hei-de regular aquela rodinha azul para um valor menor do que 1,6 para que no caso do mesmo problema aquilo desarme antes de queimar o motor.
O que me aconselham.
Abraço
- Mário
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Re: :(Azar-2 Motores e 2 termicos queimados em menos de 24h
Boas "pricarti"
Continuo à espera que o perfil "profile" esteja preenchido
Creio que sabes pouco de motores mas vamos lá,
Quando ligaste o contactor, experimentaste se o relé desligava o contactor e parava o motor?
Mediste quantos Amp. consome o motor?
Mediste a tensão na entrada do motor?
Um relé normalmente não avaria (há excepções quando há curto-circuito).
Cump.
Mário
Continuo à espera que o perfil "profile" esteja preenchido
Creio que sabes pouco de motores mas vamos lá,
Quando ligaste o contactor, experimentaste se o relé desligava o contactor e parava o motor?
Mediste quantos Amp. consome o motor?
Mediste a tensão na entrada do motor?
Um relé normalmente não avaria (há excepções quando há curto-circuito).
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Re: :(Azar-2 Motores e 2 termicos queimados em menos de 24h
por acaso, ainda há bem pouco tempo me deparei com uma situação muito parecida com essa....
de facto é preçiso saber o que se faz quando se monta um sistema desses e no sistema que virifiquei, estavava tudo ok exepto a protecção que era para motores de pedreira hehehehe
o fabricante do sistema automatico da ração, simplesmente colocou relês termicos de 8 a 12 Amperes e isso foi fatal para motores que mal chegam a 1HP
O que fiz foi substitui os motores e dizer ao proprietario que o melhor era chamar o fabricante e faze-lo trocar os relês e foi o que aconteceu.
de facto é preçiso saber o que se faz quando se monta um sistema desses e no sistema que virifiquei, estavava tudo ok exepto a protecção que era para motores de pedreira hehehehe
o fabricante do sistema automatico da ração, simplesmente colocou relês termicos de 8 a 12 Amperes e isso foi fatal para motores que mal chegam a 1HP
O que fiz foi substitui os motores e dizer ao proprietario que o melhor era chamar o fabricante e faze-lo trocar os relês e foi o que aconteceu.
Re: :(Azar-2 Motores e 2 termicos queimados em menos de 24h
Pois, mas o meu rele termico estava regulado p/ 1,6 não sei porque é que não protegeu os motores.windstorm Escreveu:por acaso, ainda há bem pouco tempo me deparei com uma situação muito parecida com essa....
de facto é preçiso saber o que se faz quando se monta um sistema desses e no sistema que virifiquei, estavava tudo ok exepto a protecção que era para motores de pedreira hehehehe
o fabricante do sistema automatico da ração, simplesmente colocou relês termicos de 8 a 12 Amperes e isso foi fatal para motores que mal chegam a 1HP
O que fiz foi substitui os motores e dizer ao proprietario que o melhor era chamar o fabricante e faze-lo trocar os relês e foi o que aconteceu.
Agora se o microswitch não voltar a dar problemas penso que não vai queimar o motor.
Mas mesmo assim acho que era responsabilidade do rele termico proteger o motor quando este entrasse em esforço.
Abraço
- Mário
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Re: :(Azar-2 Motores e 2 termicos queimados em menos de 24h
Boas
"Mas mesmo assim acho que era responsabilidade do rele térmico proteger o motor quando este entrasse em esforço."
A responsabilidade é de quem instalou, e não equacionou as possíveis situações de funcionamento com anomalias.
Cump.
Mário
"Mas mesmo assim acho que era responsabilidade do rele térmico proteger o motor quando este entrasse em esforço."
A responsabilidade é de quem instalou, e não equacionou as possíveis situações de funcionamento com anomalias.
Cump.
Mário
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Re: :(Azar-2 Motores e 2 termicos queimados em menos de 24h
Então acha que o problema veio de onde?Mário Escreveu:Boas
"Mas mesmo assim acho que era responsabilidade do rele térmico proteger o motor quando este entrasse em esforço."
A responsabilidade é de quem instalou, e não equacionou as possíveis situações de funcionamento com anomalias.
Cump.
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Rele termico mal regulado no valor de 1,6?
O que se devia ter equacionado para prever estas possiveis situações de anomalia?
Cumprimentos
- Mário
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Re: :(Azar-2 Motores e 2 termicos queimados em menos de 24h
Boas
"Então acha que o problema veio de onde?"
Só sabendo porque queimou
"Rele termico mal regulado no valor de 1,6?"
E o relé funcionava?
"O que se devia ter equacionado para prever estas possiveis situações de anomalia?"
Medir os voltes na entrada do motor.
Medir a amperagem do motor em pleno serviço.
Verificar a regulação do termico
Verificar que o relé quando actuado manualmente desarma o contactor.
Simular falta de fase no motor, e verificar se o tempo de retardo ao desligar está conforme.
Verificar que não existe queda de tensão no contactor.
Para electricista, verificar a assimetria de fases, podes fazer pesquisa no forum, mas num dia de boa vontade
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... assimetria
Cump.
Mário
"Então acha que o problema veio de onde?"
Só sabendo porque queimou
"Rele termico mal regulado no valor de 1,6?"
E o relé funcionava?
"O que se devia ter equacionado para prever estas possiveis situações de anomalia?"
Medir os voltes na entrada do motor.
Medir a amperagem do motor em pleno serviço.
Verificar a regulação do termico
Verificar que o relé quando actuado manualmente desarma o contactor.
Simular falta de fase no motor, e verificar se o tempo de retardo ao desligar está conforme.
Verificar que não existe queda de tensão no contactor.
Para electricista, verificar a assimetria de fases, podes fazer pesquisa no forum, mas num dia de boa vontade
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... assimetria
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