Olá, será que me podem ajudar?
Preciso de indicação sobre documentos técnicos disponiveis sobre distância minima permitida para instalação de quadro eléctrico, em relação a paredes de alvenaria.
O problema passa pelo seguinte:
- Uma sala de quadro irá dispor de um QGBT400V, com aproximadamente 7 metros de comprimento, potência da instalação cerca de 800KVA e existe a possibilidade de se ter que encostar as costas do quadro à parede devido a falta de espaço. A referida sala irá dispor de sistema de ventilação, com dois ventiladores helicoidais, que proporcionam um n.º elevado de renovações por hora, assegurando um diferencial térmico considerável.
Espero que exista alguém que me possa ajudar.
Abraço para todos...
Instalação de Quadro Eléctrico
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 06 mar 2010, 23:01
- fredericogilvieira
- Curioso
- Registado: 22 nov 2007, 17:32
- Has thanked: 1 time
- Contacto:
Re: Instalação de Quadro Eléctrico
boas noites.
Pelo que sei acho que não existe uma distância mínima,
se alguém souber agradeço que coloque aqui um comentário com a referência ao enquadramento legal para tal facto.
Pelo que sei acho que não existe uma distância mínima,
se alguém souber agradeço que coloque aqui um comentário com a referência ao enquadramento legal para tal facto.
Frederico Gil M C Vieira
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas "vitorfernandes"
Podes encostar os quadros, se não houver necessidade de acesso nas traseiras do quadro para ligações ou manutenção.
Quando o quadro tem necessidade de ventilação, proponho que o mesmo tenha a própria, independente da ventilação da sala.
Cump.
Mário
Podes encostar os quadros, se não houver necessidade de acesso nas traseiras do quadro para ligações ou manutenção.
Quando o quadro tem necessidade de ventilação, proponho que o mesmo tenha a própria, independente da ventilação da sala.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 06 mar 2010, 23:01
Obrigado pela ajuda. Gostaria de saber se existe documentação regulamentar, justificativa das distâncias de montagem do QGBT.
Cumprimentos
Vítor Fernandes
Cumprimentos
Vítor Fernandes