Carregamento de Carros Electricos

rainbow
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Re: Carregamento de Carros Electricos

Mensagem por rainbow »

Bom dia.

Nelmindo, com esses posts estás a querer dar razão a mim ou ao duzia12 ?
Não te esqueças duma coisa. Estás a tirar dados de um carro desportivo.
Não tenho a certeza, mas penso que terá influência.
Mas ainda assim, uma potência contratada de 20,7kVA daria um ACE de 90A (penso que para esta potência, a instalação ainda é monofásica), o que permitiria (pela tabela da Tesla que o nelmindo indicou) carregar o carro em 4 horas. É claro que teria de ser à noite, sem mais nada ligado :D .
E podem peguntar...quem contrata 20,7kVA ?
E eu pergunto...quem compra Tesla Roadsters ?
Última edição por rainbow em 02 mar 2010, 12:34, editado 1 vez no total.
Duzia12
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Re: Carregamento de Carros Electricos

Mensagem por Duzia12 »

Ponham a cabeça a pensar

Uma tomada de 16 A só fornece 16x230/1000=3,68 KW em 10 Horas carrega 36,8 KWh o que corresponde em 12 V a 308 Ah ou seja quase uma hora e tal de andamento.


Pensem bem, façam contas e não mandem bitaites para o ar.

http://carros.hsw.uol.com.br/carros-eletricos1.htm
O sistema de carga doméstico tem a vantagem de ser conveniente, a recarga poderá ser feita em qualquer lugar onde exista uma tomada. Entretanto, existe a desvantagem do tempo de carga.

Uma tomada doméstica de 120 volts tem um disjuntor de 15 ampères. Ou seja, a quantidade máxima de energia que o carro pode consumir é de aproximadamente 1500 watts, ou 1,5 quilowatt/hora por hora. Uma vez que o painel de baterias do carro de Jon normalmente precisa de 12 a 15 quilowatts/hora para uma recarga completa, ela pode levar de 10 a 12 horas para se realizar usando esta técnica



Utilizando-se um circuito de 240 volts (como a tomada de uma secadora elétrica), o carro poderá receber 240 volts a 30 ampères, ou 6,6 quilowatts/hora. Esta solução permite uma carga bem mais rápida, levando de 4 a 5 horas para recarregar completamente o conjunto de baterias.

No carro de Jon, o tubo para abastecimento de gasolina foi removido. No lugar, foi colocada uma tomada de recarga. O simples ato de plugar com uma extensão de serviço pesado inicia o processo de recarga.
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Re: Carregamento de Carros Electricos

Mensagem por Duzia12 »

E 12 a15 KW hora é suficiente!!!!!!!!!!!!!!!!


08/07/2009 - INEE calcula que consumo médio de veículo elétrico é de 3MWh/ano
Carros abastecidos por eletricidade impactarão mais na redução do uso de combustíveis fósseis do que na expansão da demanda de energia elétrica

8 KWh por dia


Façam as contas
rainbow
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Re: Carregamento de Carros Electricos

Mensagem por rainbow »

Pois é Duzia12. Tens razão.
Bem, mas tu és muito esperto mesmo.
Aqueles fabricantes é que são burros que nem uma porta.
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Re: Carregamento de Carros Electricos

Mensagem por Duzia12 »

Não percebetes que aqueles casos que tu falas são para carros no máximo até 25 C.V. para os casos que referi os cálculos são válidos
rainbow
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Re: Carregamento de Carros Electricos

Mensagem por rainbow »

Eu gostaria de ouvir a opinião de outras pessoas.
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Re: Carregamento de Carros Electricos

Mensagem por Duzia12 »

È só fazer as contas
Última edição por Duzia12 em 02 mar 2010, 21:30, editado 2 vezes no total.
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patinhofeio
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Re: Carregamento de Carros Electricos

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
Apesar deste post ter deixado há muito de ser uma discussão, e ter-se tornado numa picardia, mas nem vou comentar.
A pergunta do tópico é se o autor do mesmo poderá instalar uma tomada trifásica ou não em casa.Como já foi respondido, apenas poderá instalar uma tomada trifásica se receber energia trifásica do distribuidor(EDP). Ponto final.

Apenas corrigir que 20.7 KVA efectivamente são 90 Amperes, mas que a EDP não fornece esta corrente em monofásico. para qualquer potencia acima de 6.9 KVA são consideradas instalações trifásicas. Em casos especiais, a instalação monofásica poderá ir até aos 10.35KVA(equivalente a 45A ).
Abraço
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Re: Carregamento de Carros Electricos

Mensagem por Duzia12 »

A full recharge of the battery system requires 3½ hours using the High Power Connector which supplies 70 amp, 240 volt electricity; in practice, recharge cycles usually start from a partially charged state and require less time. A fully charged ESS stores approximately 53 kWh of electrical energy at a nominal 3750


Afinal 16 A ou 70 A????????????
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Re: Carregamento de Carros Electricos

Mensagem por rainbow »

Bom dia.

Claro que são 70A. Mas quem disse que seriam 16A ?
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Re: Carregamento de Carros Electricos

Mensagem por Duzia12 »

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=38510&op=all

As primeiras baterias produzidas em Brownstown vão ser enviadas para o laboratório de Sistemas Globais de Baterias da GM em Warren, onde serão submetidas a testes para validar a equipa e os processos de produção e, na primavera, estas serão enviadas para a unidade produtiva de Detroit-Hamtramck, onde será fabricado o Volt, um automóvel eléctrico que poderá percorrer 64 quilómetros utilizando apenas a carga das suas baterias.
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Re: Carregamento de Carros Electricos

Mensagem por Duzia12 »

Está tudo ainda no segredo dos Deuses!!!!!!!!!!



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asalopes
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Re: Carregamento de Carros Electricos

Mensagem por asalopes »

Olá “dyogocardoso”,

Quando os fabricantes de automóveis eléctricos referem tempos de recarga de baterias de 30 minutos (a 80%) estão a referir-se a uma carga rápida que é definida nas Normas como “Modo 4” de carga.

Este modo de carga pressupõe um equipamento rectificador trifásico 400 Volt, com potências até 100 KW, que permite carregar as baterias directamente em DC.

Os outros modos de carga usam 230 VAC para alimentar o carregador do próprio veículo e efectuar uma carga mais lenta, como é óbvio.

Quando falamos na rede doméstica, supomos 230 VAC e tomadas de 16 A para uma carga a 100% da bateria, em cerca de 8 horas.

Nos Estados Unidos, para evitar tempos de carga de cerca de 16 horas (110 VAC), é necessário instalar um equipamento que forneça 220 – 240 Volt e está a ser comercializado a cerca de 1000 €, para obterem tempos de recarga de 6 a 8 horas.

Conclusão:

Os sistemas de carga rápida são instalados na via pública, áreas de serviço, etc., em casa se não quisermos fazer investimento pesado basta ligar o carro à tomada e……. esperar.


Cumprimentos.
ante
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Re: Carregamento de Carros Electricos

Mensagem por ante »

70A durante 3 horas que lindo... a edp deve estar a pensar em oferecer carros destes ao pessoal todo.


Eu compreendo o que o duzia esta a dizer, tendo em conta que a carga nao é 100% eficiente e as baterias nao podem gerar mais energia do que a carregada, mesmo com o carro a aproveitar as travagens e descidas para gerar nao deve conseguir fazer muita producao e carregar as baterias. O que o duzia deve querer dizer é que para carregar as baterias ate 80% em meia-hora vai ter de haver muita watt a ser sugado da tomada.


Nao esquecer que se formos ver os carros comuns a gasolina os fabricantes anunciam consumos que muitas vezes sao impossiveis de conseguir. Porque duvidar que facam o mesmo com os carros electricos...
asalopes
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Re: Carregamento de Carros Electricos

Mensagem por asalopes »

Olá,

“A sua recarga é feita através de um cabo que pode ser ligado a uma qualquer tomada doméstica de 220 v. Uma carga total leva 6 horas a ser cumprida. É possível, através de uma tomada trifásica (400 v) carregar 80 por cento da bateria em apenas 30 minutos.”

Como a citação inicial do “dyogocardoso” se referia ao Mitsubishi i-MiEV (ou aos seus gémeos Citroen C-Zero e Peugeot iOn) poderemos rever os cálculos:

1)

Tensão – 220 Volt
Tempo de carga – 6 horas
Bateria – 20 KWh (também opção de 16KWh)

Então – 220 V x 15 A = 3,3 KW
3,3 KW x 6 h = 20 KWh

na nossa rede – 230 V x 16 A = 3,68 KW
20 KWh / 3,68 KW = 5,5 h


2)

Tensão – 400 V (trifásico)
Tempo de carga – 0,5 horas
Bateria – 20 KWh (também opção de 16KWh)

Então – 20KWh / 0,5 h = 40 KW
40 KW / (400 V x √3) = 58 A

Mais uma vez os tempos de carga enfatizam a questão da carga doméstica em contraponto com a carga rápida que será efectuada em locais adequados e com equipamento apropriado.
A imagem do Mitsubishi iMIEV é demonstrativa:
iMIEV motor.jpg
iMIEV motor.jpg (49.91 KiB) Visto 1613 vezes
Percebe-se, suponho, os dois pontos distintos de carga:

a) doméstica – Normal charging connector 100V-200V
b) rápida – quick charging connector

Sendo o primeiro modo de carga através do carregador de bateria “on-board” enquanto que o segundo pressupõe uma recarga em DC e em by-pass ao carregador do automóvel.


Cumprimentos.
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