Caros,
Venho a colocar-vos duas questões à qual agradeço a vossa ajuda.
Os equipamentos de comunicações, nomeadamente, tomadas de voz e dados e cabos pares de cobre, podem ser instalados em zonas classificadas como zonas com risco de explosão do tipo 1?
Existe alguma regra ou equipamentos de comunicações especiais com certificação ATEX?
Obrigado.
João
Instalação ITED em zonas explosivas
Re: Instalação ITED em zonas explosivas
Bom dia,
Gostava de saber se alguém da área já foi confrontado com a questão e como a resolveu.
Obrigado
João
Gostava de saber se alguém da área já foi confrontado com a questão e como a resolveu.
Obrigado
João
Posso dizer que defacto existem no mercado equipamentos para zonas classificadas ATEX. São equipamentos que podem ser instalados em zona 1 ou 2 por exemplo, para isso cada equipamento é fabricado com essas caracteriticas. Tens por exemplo equipamentos que logo directamente podem ser aplicados nessas zonas e tens depois armários e caixas com essa classificação, neste caso podes lá colocar equipamentos normais dentro. Isto aconteçe nas redes industriais de Automação por exemplo.
Quanto a regras, tens a normativa ATEX.
Cumps
Quanto a regras, tens a normativa ATEX.
Cumps
Obrigado pela informação.
No entanto a minha intenção relativamente à questão que coloco tem a ver especificamente que tipo de materiais de comunicações se utilizam usualmente em ambientes explosivos que tenham certificaão ATEX.
Por exemplo, para equipamentos eléctricos e quadros eu sei o que devo aplicar e sei as normas de ATEX a aplicar.
Agora para comunicações nomeadamente tomadas de voz ou dados eu não tenho conhecimento.
Gostaria de saber no mercado onde devo procurar ou qual o fabricante que devo consultar para equipamentos de voz e dados ATEX.
Obrigado
João
No entanto a minha intenção relativamente à questão que coloco tem a ver especificamente que tipo de materiais de comunicações se utilizam usualmente em ambientes explosivos que tenham certificaão ATEX.
Por exemplo, para equipamentos eléctricos e quadros eu sei o que devo aplicar e sei as normas de ATEX a aplicar.
Agora para comunicações nomeadamente tomadas de voz ou dados eu não tenho conhecimento.
Gostaria de saber no mercado onde devo procurar ou qual o fabricante que devo consultar para equipamentos de voz e dados ATEX.
Obrigado
João
A única solução que encontro é a instalação de caixas ou quadros de pequenas dimensões com certificação ATEX onde eu possa instalar as tomadas RJ45.
João
João