Motor com resistência negativa!
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 14 times
- Contacto:
Motor com resistência negativa!
Viva colegas,
Hoje deparei-me com uma situação bem estranha. Ao medir entre os enrolamentos de um ventilador trifásico e a carcaça obtive uma resistência negativa! Estou a utilizar um fluke 289 e quando aparece um valor negativo é sinal de que existe tensão no circuito a testar.
O que é estranho é que o motor estava desligado e estava fora do circuito e por isso não consigo perceber a justificação para este valor negativo!
Alguma ideia?
Obrigado,
Bruno
Hoje deparei-me com uma situação bem estranha. Ao medir entre os enrolamentos de um ventilador trifásico e a carcaça obtive uma resistência negativa! Estou a utilizar um fluke 289 e quando aparece um valor negativo é sinal de que existe tensão no circuito a testar.
O que é estranho é que o motor estava desligado e estava fora do circuito e por isso não consigo perceber a justificação para este valor negativo!
Alguma ideia?
Obrigado,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
- ezer
- Velha Guarda
- Registado: 04 jan 2008, 22:56
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 10 times
Re: Motor com resistência negativa!
isso é sinal de equipamento descalibrado, mande calibrar o multimetro, acontecia o mesmo com o meu. Se tiver acesso a uma caixa de decadas faça umas leituras de verificação.
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Bom dia,
Vou verificar.
Obrigado,
Bruno
Vou verificar.
Obrigado,
Bruno
Atentamente,
Bruno
Bruno
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas Bruno
Quando chantas as pontas do aparelho , dá-te 0 ou dá negativo? . Se der negativo é como foi dito, está descalibrado, (segundo se consta não é nada normal nesse equipamento).
Cump.
Mário
Quando chantas as pontas do aparelho , dá-te 0 ou dá negativo? . Se der negativo é como foi dito, está descalibrado, (segundo se consta não é nada normal nesse equipamento).
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Viva,
Quando faço o shunt entre pontas dá zero. Medi com outro multímetro e dá também negativo!
Penso que como este ventilador está com uma passagem à massa, deve estar a induzir alguma tensão fantasma no multímetro para dar este valor, ou outra razão qq esotérica que me transcende.
Cumps,
Bruno
Quando faço o shunt entre pontas dá zero. Medi com outro multímetro e dá também negativo!
Penso que como este ventilador está com uma passagem à massa, deve estar a induzir alguma tensão fantasma no multímetro para dar este valor, ou outra razão qq esotérica que me transcende.
Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
Bruno
- Mário
- Team Apoio
Boas
"O que é estranho é que o motor estava desligado e estava fora do circuito e por isso não consigo perceber a justificação para este valor negativo!"
Se o motor está desligado (sem cabos ligados) não é dos cabos da alimentação.
Se o terra está desligado, tambem não é do terra.
Se o motor está instalado no local dele (trabalho) verifica se o ventilador está parado, pode estar a rodar.
Se forem parasitas como diz o "Duzia 12" só podem estar a vir pela estrutura donde está instalado o motor.
Cump.
Mário
"O que é estranho é que o motor estava desligado e estava fora do circuito e por isso não consigo perceber a justificação para este valor negativo!"
Se o motor está desligado (sem cabos ligados) não é dos cabos da alimentação.
Se o terra está desligado, tambem não é do terra.
Se o motor está instalado no local dele (trabalho) verifica se o ventilador está parado, pode estar a rodar.
Se forem parasitas como diz o "Duzia 12" só podem estar a vir pela estrutura donde está instalado o motor.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Viva,
O motor estava fora e não estava a rodar. Têm algum link sobre tensões parasitas?
Cumps,
Bruno
O motor estava fora e não estava a rodar. Têm algum link sobre tensões parasitas?
Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
Bruno
- LinceS@T
- Velha Guarda
- Registado: 21 jan 2008, 22:54
- Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação
Se estás a medir os enrolamentos deves esperar um pouco para que a corrente que é injectada pelo multimetro estabilize, deves manter as pontas do multimetro sempre em contacto, as bonines não admitem a interrupeção instantênea da corrente, se isto acontece vai aparecer uma tensão aos seu terminais (Lei de Faraday e Lei de Lenz.BLima Escreveu:Viva,
Cumps,
Bruno
Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
Eu vou nessa da Lei de Faraday, elimina-se a corrente com um fio de cobre entre a carcaça do motor e todas as pontas de cada um dos enrolamentos ao provocar um curto circuito por breves instantes como se faz nos condensadores, não esquecer de desligar todos os cabos da alimentação antes.
Espero ter ajudado e cumprimentos do Bobinador
Espero ter ajudado e cumprimentos do Bobinador
- Mário
- Team Apoio
Boas
Podes ter harmónias, tambem podes ter algum condensador a furar.
Cump.
Mário
Parasitas podes ter, dado que trabalhas com papel.BLima Escreveu:Viva,
Cumps,
Bruno
Podes ter harmónias, tambem podes ter algum condensador a furar.
Cump.
Mário
pelo que vejo o motor pertence a um ventilador. Tens a certeza que o rotor do motor estava imobilizado!
Se têm duvidas é só experimentar, medir um motor com ele a rodar, sem alimentação.
Verificam que os valores medidos não estabilizam, tomam valores negativos, positivos.
Se têm duvidas é só experimentar, medir um motor com ele a rodar, sem alimentação.
Verificam que os valores medidos não estabilizam, tomam valores negativos, positivos.