Detector de movimento aplicável a que tipo de lâmpadas

Responder
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Detector de movimento aplicável a que tipo de lâmpadas

Mensagem por joaoosvaldo »

Boas.

Tenho uma questão em relação a um detector de movimento da Legrand (ficha técnica em anexo) que é a seguinte:

Nas características do detector aparecem os tipos de lâmpadas às quais este pode ser aplicado, e no que diz respeito às lâmpadas fluorescentes tubulares aparecem as de diâmetro de 26 mm o que corresponde às lâmpadas T8, a minha questão é se este detector também funciona com lâmpadas T5 diâmetro 16 mm?? Eu coloquei esta questão à Legrand mas não me souberem adiantar nada o que me disseram foi que a informação que podiam dar era a que estava na ficha técnica.

Ora na minha opinião não vejo razão para o detector não funcionar com as T5, mas queria a vossa opinião e se não der mesmo para funcionar com estas lâmpadas qual a razão?!

Referência do detector: 697 40.

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Anexos
Detector movimento (estanque).pdf
(4.6 MiB) Transferido 107 vezes
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
LinceS@T
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 21 jan 2008, 22:54
Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação

Re: Detector de movimento aplicável a que tipo de lâmpadas

Mensagem por LinceS@T »

Pela ficha que apresentas, nas lampadas fluorescentes só com balastro electronico.
Nesse detector a saída é por contacto NA, deve ser por relé, se é assim não vejo qualquer problema.

Eu na minha casa tenho detectores de movimento que só trabalham com um minimo de potência de 40 W.

Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Mensagem por joaoosvaldo »

LinceS@T Escreveu:Pela ficha que apresentas, nas lampadas fluorescentes só com balastro electronico.
Nesse detector a saída é por contacto NA, deve ser por relé, se é assim não vejo qualquer problema.

Eu na minha casa tenho detectores de movimento que só trabalham com um minimo de potência de 40 W.

Cumprimentos
Sim as luminárias nas quais estou a pensar aplicar este detector são com balastro electrónico e com lâmpadas fluorescentes tubulares T5. Também eu não vejo qq problema mas estranhei foi a resposta que me deram no contacto que fiz com a Legrand daí ter solicitado outras opiniões.

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:08

Mensagem por pedro_mendes »

Na minha opinião e quase todos os detectores que monto, ou aplico um relé bobine 230VAC ou um contactor, ai tenho a certeza que o detector não queima por sobrecarga, o mesmo se aplica aos relógios gorários. Por exemplo um relé anda na média dos 10 euros mais a base outros 10, hora se se queimar o relé que é dificil, só se perdem 10 euros, é um investimento rentável. Por outro lado outra vantagem, separa a parte de comando da de potência.

Cumprimentos;
Pedro Mendes
Responder

Voltar para “Dúvidas”