Problema com o quadro eléctrico

Responder
heliomoreira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 nov 2009, 11:27

Problema com o quadro eléctrico

Mensagem por heliomoreira »

Estimados senhores, escrevo este tópico com esperanças que alguém me ajude. Não sou electricista mas percebo bastante de electricidade.

Ultimamente o meu quadro eléctrico tem ido abaixo com bastante regularidade. Após ter descoberto qual o circuito que está a fazer disparar o quadro fiquei com umas dúvidas:

- Todos os Neutros à excepção de dois têm corrente (quando ligo um dos dois que não tem corrente o quadro dispara imediatamente)
- O Neutro que liga ao barramento de neutros e que vem do diferencial tem corrente.
- Se ligar o fase ao disjuntor que está a fazer o circuito que tem problemas, o quadro também dispara.

:( Como veêm é algo complicado. Espero que alguém me consiga ajudar...

Cumprimentos,

Hélio Moreira
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Re: Problema com o quadro eléctrico

Mensagem por ohmico »

Boas,

tem que descobrir onde é que o neutro está interrompido.

não será na caixa de coluna?

ohmico
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

[quote="heliomoreira"]Estimados senhores, escrevo este tópico com esperanças que alguém me ajude. Não sou electricista mas percebo bastante de electricidade.

Ultimamente o meu quadro eléctrico tem ido abaixo com bastante regularidade. Após ter descoberto qual o circuito que está a fazer disparar o quadro fiquei com umas dúvidas:- Todos os Neutros à excepção de dois têm corrente (quando ligo um dos dois que não tem corrente o quadro dispara imediatamente)
- O Neutro que liga ao barramento de neutros e que vem do diferencial tem corrente.
- Se ligar o fase ao disjuntor que está a fazer o circuito que tem problemas, o quadro também dispara.

:( Como veêm é algo complicado. Espero que alguém me consiga ajudar...

Cumprimentos,

Hélio Moreira[/quote]
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 out 2009, 17:03
Has thanked: 1 time
Been thanked: 18 times

Mensagem por Narciso Ferreira »

Se ja identificou no quadro electrico os circuitos em causa e se ja sabe a que parte da instalação pertencem agora e so ver qual o aparelho que esta com fuga no caso de ser atravez de tomada e so desligar a ficha e comprovar se for circuitos de iluminação provavelmente e algum balastro ou transformador que tem defeito de isolamento.
oalentejano
Curioso
Curioso
Registado: 14 fev 2008, 00:02
Has thanked: 3 times
Been thanked: 1 time

Mensagem por oalentejano »

quando diz que o neutro tem corrente, o que quer dizer com isso? Acende o busca-polos ou dá voltagem? se sim qual o valor de Neutro-fase, neutro terra, neutro desligado e o neutro do diferencial.
Cumprimentos Alentejanos
Cumprimentos do Alentejo.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

tem que começar por garantir a continuidade dos neutros

Só depois é que adianta andar à procura do circuito que vai passar a disparar de imediato.

ohmico
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 27 out 2009, 22:01
Contacto:

Mensagem por windstorm »

o quadro dispara, é muito vago.....

dispara o quê??? o diferençial de protecção a pessoas ou o da EDP?
ou algum disjuntor????

está a fazer as medidas com quê???
está a usar um buscapolos?

como estamos no inverno, e com muita chuva....90% das avarias que reparo teem a ver com humidade nas caixas, quadros ou cbos com deficiênçia de isolamento...

use um multimetro na escala de Ohms....1k
desligue todos os disjuntores e com uma ponta no barramento terra e com a outa verifique um a um as saidas dos fios Fase, qual a resistençia entre fase e terra...

é uma forma muito simples de detectar fugas para a terra e consequente disparo do diferençial....
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”