Disjuntor EDP 30A protegido por Fusível EDP 32A
Disjuntor EDP 30A protegido por Fusível EDP 32A
Descobri recentemente que tenho o disjuntor diferencial de entrada da EDP regulado para 30A e que o ramal que o alimenta é protegido por um fusível de 32A (é o calibre máximo para o tamanho do fusível 10x38, montado na caixa de derivação).
Descobri porque o fusível (32A) fundiu antes do disjuntor (30A) disparar.
Por norma, não necessito dos 30A, mas quando há festas e jantaradas e os discos todos do fogão ligado, mais o forno e aquecimento o consumo é maior e para e o fusível funde e os cozinhados ficam não tão bons.
Do pessoal da assistência EDP, não tenho nada a dizer, mas dizem que não não há fusível mais potente para este tamanho e que não podem mudar o tamanho da base porque não cabe, nem têm autorização.
Pergunta, a quem percebe mais desta área do que eu:
O que devo fazer?
Reduzir a potência instalada, pagando menos e tendo a certeza (ou quase) que o disjuntor dispara antes do fusível?
Ou, falar com a EDP, se não tiver custos, claro...
Descobri porque o fusível (32A) fundiu antes do disjuntor (30A) disparar.
Por norma, não necessito dos 30A, mas quando há festas e jantaradas e os discos todos do fogão ligado, mais o forno e aquecimento o consumo é maior e para e o fusível funde e os cozinhados ficam não tão bons.
Do pessoal da assistência EDP, não tenho nada a dizer, mas dizem que não não há fusível mais potente para este tamanho e que não podem mudar o tamanho da base porque não cabe, nem têm autorização.
Pergunta, a quem percebe mais desta área do que eu:
O que devo fazer?
Reduzir a potência instalada, pagando menos e tendo a certeza (ou quase) que o disjuntor dispara antes do fusível?
Ou, falar com a EDP, se não tiver custos, claro...
Ricardo Timóteo
Re: Disjuntor EDP 30A protegido por Fusível EDP 32A
Para 30A Monofásico, que deve ser o caso 6mm chegava, deviam era estar protegidos a 40A, agora s]o falando com o electricista, para juntamente com a EDP fazer a alteração, visto que a EDP está constantemente a mudar as regras, felizmente para melhor.
Boas, se o DCP da EDP está regulado a 30A e este não actuou, fundindo o fusivel a jusante que é de 32A, existem no meu entender 2 hipoteses ou foi um curto circuito (DCP apenas faz protecção contra sobrecargas) ou o DCP está avariado.
Cumprimentos
Cumprimentos
-
- Velha Guarda
- Registado: 24 abr 2009, 00:08
Para mim também axo que o que o colega apb referio é o mais certo, sempre coloquei fusiveis de 32A para baixadas de 30A e nunca se queimou nehum, ai houve alguma coisa, mas muito menos sobrecarga.
Cumprimentos;
Cumprimentos;
Pedro Mendes
Não há projecto e não há caixa de coluna, trata-se de uma habitação/vivenda em banda (acho que é assim que se diz) dos anos 60, na parede da casa ao lado tem um caixa plástica tipo Gewiss com as bases fusíveis lá dentro para as diversas casas/andares/habitações.
Curto circuito não houve, porque tenho a instalação bem protegida e dividida por circuitos parciais (mas só 1 geral), foi de certeza uma sobre carga, tinha 4 discos do fogão ligados, mais o forno, mais 2 aquecedores (um deles de 2kW aprox.) eventualmente o frigorífico e garantidamente o microondas, mais pequenos consumidores, garantidamente foi uma sobrecarga.
Efectivamente, quando fiquei sem luz, foi ver o DCP e desliguei-o e voltei a ligar, o funcionamento não me pareceu normal, mas também não tenho muita prática nestes equipamentos, é um preto com manípulo laranja (são comuns), estava na posição de ligado, ao desligar até mais ao menos meio do curso não fez força nenhuma, depois disparou (não sei se é normal) o que notei efectivamente é que estava ligeiramente morno.
O electricista da EDP que veio fazer a assistência (trocar o fusível) disse que era normal os disjuntores deixar passar mais corrente do que a marcada e de acordo com a norma, se tenho um disjuntor de 30A devia estar protegido por um disjuntor ou fusível no mínimo 1,5x ( acho que é este o valor) a cima ou seja 45A para garantir selectividade.
Curto circuito não houve, porque tenho a instalação bem protegida e dividida por circuitos parciais (mas só 1 geral), foi de certeza uma sobre carga, tinha 4 discos do fogão ligados, mais o forno, mais 2 aquecedores (um deles de 2kW aprox.) eventualmente o frigorífico e garantidamente o microondas, mais pequenos consumidores, garantidamente foi uma sobrecarga.
Efectivamente, quando fiquei sem luz, foi ver o DCP e desliguei-o e voltei a ligar, o funcionamento não me pareceu normal, mas também não tenho muita prática nestes equipamentos, é um preto com manípulo laranja (são comuns), estava na posição de ligado, ao desligar até mais ao menos meio do curso não fez força nenhuma, depois disparou (não sei se é normal) o que notei efectivamente é que estava ligeiramente morno.
O electricista da EDP que veio fazer a assistência (trocar o fusível) disse que era normal os disjuntores deixar passar mais corrente do que a marcada e de acordo com a norma, se tenho um disjuntor de 30A devia estar protegido por um disjuntor ou fusível no mínimo 1,5x ( acho que é este o valor) a cima ou seja 45A para garantir selectividade.
Ricardo Timóteo
Duzia12 Escreveu:haxixe

Ricardo Timóteo
Viva, pelo que li eu diria que o problema é o DCP. Já agora este problema é recorrente?
Cumprimentos
Cumprimentos
Não só aconteceu 2 vezes, mas na primeira, detectou-se que o mesmo fusível estava a alimentar 2 habitações e corrigiu-se.
Da segunda, foi o que descrevi a cima.
Apesar de não se recorrente, poderá voltar a acontecer mais tarde ou mais cedo...
Da segunda, foi o que descrevi a cima.
Apesar de não se recorrente, poderá voltar a acontecer mais tarde ou mais cedo...
Ricardo Timóteo
Boa tarde.
A minha pergunta é a seguinte: Só tem o diferencial da EDP e em seguida tem os disjuntores da habitação?
Se assim for não é permitido, tem que existir também uma protecção diferencial por parte do Electricista neste caso de 40 A / 30 ou 300 mA.
era muito chato estar dois diferenciais avariados.
Cumperimentos
Zé
A minha pergunta é a seguinte: Só tem o diferencial da EDP e em seguida tem os disjuntores da habitação?
Se assim for não é permitido, tem que existir também uma protecção diferencial por parte do Electricista neste caso de 40 A / 30 ou 300 mA.
era muito chato estar dois diferenciais avariados.
Cumperimentos
Zé
Eu tenho protecção diferencial entre o disjuntor da EDP e os disjuntores de protecção da instalação.
Ricardo Timóteo