Emenda de fio de electricidade em zona húmida.

Responder
joaomatos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 25 fev 2010, 15:20

Emenda de fio de electricidade em zona húmida.

Mensagem por joaomatos »

Boas.

Sou novo no fórum, e segundo o pouco que li, parece-me um espaço de discussão bastante interessante.

Preciso de ajuda.

Alguém me pode explicar como fazer uma emenda de um cabo de electricidade de 2.5 da minha bomba da cave, que bombeia a água da caixa da cave para o exterior.

Na loja de material electrico vendera-me:

- Manga (mangueira) grande preta.
- Manga muito mais fina mas do mesmo comprimento que a anterior.
- 4 peças de plastico azuis.

Alguém pode enviar um passo a passo como devo fazer a emenda segundo as normas?

Tenho um minha posse um maçarico para "dar calor" aos cabos.

Obrigado,
JoãoMatos
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 27 out 2009, 22:01
Contacto:

Re: Emenda de fio de electricidade em zona húmida.

Mensagem por windstorm »

1º-corta os fios com as diferentes cores de forma que as emendas fiquem sem se sobrepor....tipo...o terra mais comprido num dos cabos e mais curto no outro...os outros dois, segues a mesma regra deacultativ forma que as emendas fnão fiquem sobrepostas...(isto é facutativo mas evita que a emenda fique demasiado grossa entre outras coisas)

2º-enfia a maga mais grossa num dos cabos para nao te esqueceres depois de teres feito as ligações...
3º-cenfia a manga mais fina em ada um dos fios interiores...aí vais ver que fazer emendas sem ser sobrepostas tem a sua vantagem porque a parte mais comprida do fio é onde fica a manga para poderes colocar os ligadores..

4º-com um alicate de cravar, usas os ligadores que vieram e crava os fios cor com cor....

5º-com pouca chama e sem aproximar demasiado, sela um a um os fios interiores tendo o cuidado de manter a manga ao centro dos ligadores e tambem cuidado para não derreter o plastico dos fios...

6º- centra bem a manga principal sobre as emendas e começa a dar calor do centro para as extremidades da manga de forma que a manga exterior fique perfeitamente estanque e deverá aparecer nas extremidades da manga uma expeçie de resina ou cola que é garantia de uma vedação perfeita...
joaomatos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 25 fev 2010, 15:20

Mensagem por joaomatos »

Muito obrigado pela resposta.

Entretanto tenho ainda algumas duvidas.

No ponto 3, referes que é necessário enfiar a manga mais fina em cada fio interior. Isso quer fizer que devo cortar a mangueira fina em 3 (uma para a fase, outra o neutro e outra para a terra), certo?

Depois os ligadores que falas, quais são? são as peças que me venderam (que foram apenas 4 azuis)? É que pelas minhas contas, precisava de quantos? A ligação entre os fios que faço é directa? Essa parte não entendi.

Depois dou calor na manga fina, em cima dos ligadores azuis, que tem a emenda feita por baixo?

Obrigado mais uma vez.
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 27 out 2009, 22:01
Contacto:

Mensagem por windstorm »

joaomatos Escreveu:Muito obrigado pela resposta.

Entretanto tenho ainda algumas duvidas.

No ponto 3, referes que é necessário enfiar a manga mais fina em cada fio interior. Isso quer fizer que devo cortar a mangueira fina em 3 (uma para a fase, outra o neutro e outra para a terra), certo?

Depois os ligadores que falas, quais são? são as peças que me venderam (que foram apenas 4 azuis)? É que pelas minhas contas, precisava de quantos? A ligação entre os fios que faço é directa? Essa parte não entendi.

Depois dou calor na manga fina, em cima dos ligadores azuis, que tem a emenda feita por baixo?

Obrigado mais uma vez.
Ponto3...exactamente.

depende mesmo se compras-te em kit ou ao metro as mangas...
se foi ao metro, o vendedor deve te ter dado o que achou suficiente.
se foi em kit...então ja vem cortadas as mangas e ja contem os ligadores metalicos redondos, brancos que se cravam com um alicate de electricista...
não estou a ver que ligadores azuis falas mas eu por norma se não tenho os ligadores metalicos de cravar, soldo os fios a estanho e é garantido...

basicamente....usas a manga mais fina pra unir os três fios interiores de forma independente...para evitar cutos circuitos
e usas calor para selar a manga tal como na manga exterior...

é muito simples...só deves é ter cuidado para que fique mesmo estanque e que as emendas não fiquem umas sobre as outras para evitar um diametro muito maior que o cabo porque se colocares essa emenda numa bomba de furo, corres o risco dessa emenda roçar nas paredes do furo e romper-se...
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”