Sei que na altura devia era ter perguntado ao técnico, mas agora ficou-me a pulga atrás da orelha e estou cheio de curiosidade.
No outro dia fiquei sem telefone fixo e quando veio o técnico da PT, ele utilizou o que me parecia um autentico brinquedo à lá Harry Potter.
No formato de uma varinha (mas obviamente mais grosso) com uma ponta brilhante, ele apontava para os cabos e a varinha lá apitava e emitia luz. Fez isso por vários sitios da casa.
Tenho formação em engenharia electrotecnica mas não consigo imaginar qual será o principio fisico por detrás de tal equipamento. Alguém me pode elucidadar? Nem sei por onde começar a procurar...
"Varinha Mágica" do Técnico da PT (telefone fixo)
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Re: "Varinha Mágica" do Técnico da PT (telefone fixo)
Boas...
Isso por certo será um Tone and Probe Set. Usa um emissor num local e depois tem esse receptor para detectar onde passa o cabo.
Usa-se muito para procurar cabos em locais onde se faz patch cord de linhas telefónicas. Também é usado para localizar pontos de rede em bastidores, entre outros.
O funcionamento, está numa frequência portadora que é injectada no circuito, e a tal "varinha" busca essa frequência. O aviso sonoro altera conforme a distancia a que está.
Julgo estar a falar de algo DESTE TIPO
Abraço
Isso por certo será um Tone and Probe Set. Usa um emissor num local e depois tem esse receptor para detectar onde passa o cabo.
Usa-se muito para procurar cabos em locais onde se faz patch cord de linhas telefónicas. Também é usado para localizar pontos de rede em bastidores, entre outros.
O funcionamento, está numa frequência portadora que é injectada no circuito, e a tal "varinha" busca essa frequência. O aviso sonoro altera conforme a distancia a que está.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Correctopatinhofeio Escreveu:Boas...
Abraço
..é muito utilizado em cablagens complexas de muitos condutores para localizar cortes ou circuitos defeituosos., por vezes aplica-se mais que uma frequência com receptores também diferentes.
Um abraço...bacalhau (pascoal)
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas.
O video é útil para que todos percebam o funcionamento.
O aparelho já estava mencionado no meu anterior post.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
É mesmo isso!
Eu sabia que aqui encontrava a solução!
Obrigado a todos.
Eu sabia que aqui encontrava a solução!

Obrigado a todos.
-
- Aprendiz
- Registado: 11 nov 2008, 11:26
- Contacto:
Também pode ser utilizado em cabos de energia?