Quadro eléctrico molhado

Responder
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Has thanked: 17 times
Been thanked: 14 times
Contacto:

Quadro eléctrico molhado

Mensagem por BLima »

Viva colegas,

Na sequência da tempestade que atingiu, no passado fim-de-semana, a Madeira, tive alguns quadros eléctricos que ficaram inundados de água.

Tenho diversos contactores, Variadores de frequência, fusiveis, etc neles.

Qual é a melhor maneira para secá-los?

Soprei com ar comprimido e depois deitei um produto de limpeza de contactos eléctricos sobre os quadros. Conseguimos pôr as máquinas a trabalhar de novo, mas gostava de saber se existe alguma coisa possa fazer para evitar as "humidades" dentro dos quadros.

Cumps,
Bruno

P.S.: Foi uma verdadeira tragédia o que se passou na Madeira, felizmente não fui atingido ou a minha família. Sei que este fórum é frequentado por Madeirenses e espero que estejam todos bem.

Há que erguer a cabeça e "seguir em frente, pois para trás nem para dar balanço"
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Nelson_1492
Curioso
Curioso
Registado: 18 out 2009, 01:01

Re: Quadro eléctrico molhado

Mensagem por Nelson_1492 »

Boas,

Utiliza um produto de limpeza para material eléctrico, que seja dieléctrico (aquele desengordurante para material eléctrico não) , mete num daqueles copos para ligar à pistola de ar comprimido e sopra bem toda a aparelhagem do quadro, esse material repele a agua e como vai com pressão infiltra-se em tudo quanto é sitio. Se ficar tudo muito encharcado no fim sopra novamente só com ar.

Cumprimentos
Cumprimentos
Nelson
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Sim como foi dito usa um produto dieléctrico, se os variadores ficaram com lama, o ideal é desmontar e mergulhar no liquido dieléctrico e agitar alguma vezes, depois pores a escorrer e secares.
Para secares se usares ar comprimido tens que te-lo seco, um secador de refrigeração não é suficiente dado que contem humidade. Podes usar um projector de 500 ou 1000W de halogéneo para produzir calor e uma ventoinha para fazer a corrente de ar, também podes usar um termoventilador, ou uma estufa, atenção à temperatura das cartas.

Nos contactores podes usar o mesmo sistema, mas depois deves de por um pouco de oleo (silicone) no ferro do magneto, isto antes de começar a oxidar.

Nos motores podes usar o mesmo sistema do variadores, com a diferença que secas em estufa a 120ºC, se a lama for muita, podes lavar com agua, escorres e depois sopras com ar comprimido, dás estufa a 60ºC e depois mergulhas no liquido dieléctrico e secas na estufa a 120ºC.

Mede com o mega os motores antes e depois do trabalho, não esquecer os cabos.

Os rolamentos se forem abertos (não blindados) podem ser lavados com um solvente e depois secos em estufa (não ponhas ar comprimido nos rolamentos) basta a 80ºC, depois de frios verifica se rodam livres sem atritos, deves de lubrificar logo com oleo podes usar o de silicone e deves de fazer girar o rolamento manualmente.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

Mensagem por BLima »

Bom dia,

Agradeço as respostas.

Mário, podes-me indicar um silicone que se possa usar no magneto dos contactores?

Obrigado,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas Bruno

Podes adquirir na Wurth ou até no Aki, vendem em latas de spray, como os anti-oxidantes.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva Mário,

Tens a referência da Wurth para esse produto?

Obrigado,
Bruno
Atentamente,
Bruno
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

Mensagem por BLima »

Obrigado Mário.
Atentamente,
Bruno
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”